O Brasil importou da Venezuela uma marca de Dipirona contaminada com o vírus mortal Marburg?

15
15809
Dipirona estaria sendo importada da Venezuela com um vírus mortal! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Áudio espalhado no WhatsApp alerta para o perigo do consumo da  uma marca de Dipirona que estaria chegando ao Brasil contaminada com o vírus Marburg, que é mortal! Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

O áudio com o alerta se espalhou nas redes sociais na primeira semana de novembro de 2018 e deixou muita gente em pânico. Nele podemos ouvir um homem dizendo que o medicamento Dipirona estaria chegando ao Brasil contaminado com um vírus mortal!

O remédio estaria sendo importado da Venezuela e traria consigo o perigoso vírus Marburg!!!

Será que isso é verdade ou mentira?

Dipirona estaria sendo importada da Venezuela com um vírus mortal! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Em março de 2017, desmentimos aqui no E-farsas uma notícia que havia sido espalhada através das redes sociais afirmando que o medicamento Paracetamol P-500 estaria contaminado com um vírus mortal chamado Machupo. Na mesma ocasião, outras versões desse mesmo rumor foram amplamente compartilhadas, incluindo uma que alertava para o medicamento Dipirona.

Semelhante a esse aviso alarmista antigo, esse de novembro de 2018 também é vago e não apresenta nenhuma prova de que seja real.

Em agosto de 2018, o Ministério da Saúde teve que emitir uma nota desmentindo que a Dipirona estaria contaminada:

Reprodução/Ministério da Saúde

O vírus Marburg existe?

O Marburg existe e causa febre hemorrágica que pode causar até a morte do infectado. É causado pelo contato com fezes e urinas de roedores, mas não houve casos no Brasil desde quando foi descoberto, em 1967. O vírus não sobrevive mais do que alguns minutos fora do hospedeiro, o comprova que essa história de remédio contaminado é completamente falsa!

Conclusão

O alerta sobre comprimidos de dipirona contaminados com um vírus é falso! Essa é uma nova versão de rumores infundados que já circulam na web desde 2015!   

15 COMMENTS

  1. Os idiotas que inventam essas mentiras são tão obcecados pela Venezuela, mas aposto que se pedirmos para apontarem onde ela fica no mapa, não sabem. Estúpidos.

  2. Gilmar, você já tentou chegar no “compartilhador zero”. Ou seja, no indivíduo que gravou o áudio?
    Acho que seria bem “educativo” se começassem a prender quem espalha essas notícias falsas…

  3. Tem muitas pessoas que ao lerem uma notícia não se preocupam em verificar se é verdadeira e ja compartilham, qualquer dúvida que eu possa ter com qualquer notícia verifico primeiro se é verídico se tenho dúvidas nem perco tempo.

  4. A vontade de ser o primeiro ou o bambam nas “news”, por pura intenção de espalhar pânico ou falta de noção do absurdo, faz esses indivíduos divulgarem tais notícias.

  5. Posso estar errado, mas essa voz parece com a do cara do canal verdade oculta ou de alguém tentando imitar com com timbre semelhante, enfim, isso da uma raiva, já outras vezes vontade de rir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here