Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O café em pó brasileiro é feito com sangue de boi?

Conspirações

O café em pó brasileiro é feito com sangue de boi?

O café em pó brasileiro é feito com sangue de boi?

Áudio compartilhado nos grupos do WhatsApp afirma que as fábricas de café em pó misturam sangue de boi em sua composição para dar mais peso ao produto! Será verdade?

O áudio começou a circular nas redes sociais e, principalmente, nos grupos de WhatsApp na primeira semana de fevereiro de 2020 e nele podemos ouvir uma voz de um homem afirmando ter acabado de fazer uma incrível descoberta. 

Segundo o homem, as fábricas de café em pó do Brasil estariam preparando o produto com sangue de boi torrado!

O homem afirma que o sangue chega em carretas-tanque carregadas de sangue de boi “talhado” e que após um processo de aquecimento, o produto se torna líquido e é torrado nos fornos das fábricas para ser misturado ao café para, segundo o homem, dar mais volume ao preparo.

Algumas fotos de um líquido vermelho e de um caminhão se espalharam com a mensagem, parecendo provar o que a voz está afirmando, mas será que isso é verdade ou mentira?

Áudio afirma que os fabricantes de café em pó estariam acrescentando sangue de boi no produto! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como podemos perceber no áudio que se espalhou nas redes sociais, ele é bastante vago nas informações. Sabe-se apenas que o denunciante é um motorista (sem nome) que estava levando algum produto para a cidade de Vitória (ES). Isso é típico em rumores, a falta de provas para uma denúncia tão grave.

Além disso, pelo que relata a voz do homem anônimo, o processo do acréscimo de sangue de boi na fabricação do café torrado parece estar sendo feito abertamente, como se fosse algo corriqueiro. No entanto, isso não seria possível de ser feito dessa forma, visto que a ANVISA proíbe o uso de todo e qualquer produto de origem animal na fabricação do café em pó.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Outro detalhe é que o áudio afirma que o sangue chega nas carretas talhado (ou coagulado) e que um aquecimento liquefaz o sangue para o transporte para as fábricas. No entanto, o sangue coagulado não vira líquido novamente quando aquecido.

Desmentido da ABIC   

No dia 04 de fevereiro de 2020, a Associação Brasileira da Indústria do Café veio a público informar por meio de uma nota que as acusações de que o café em pó brasileiro é feito com a adição de sangue de boi são totalmente infundadas. 

“Tais informações SÃO FALSAS. Reforçamos a necessidade dos industriais, profissionais do agronegócio e dos consumidores de não compartilhar informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas, tendo em vista a crescente distribuição deliberada de desinformação e boatos, as fake news (notícias falsas) […] Destacamos mais uma vez que o áudio em questão trata-se de FAKE NEWS e salientamos que os cafés certificados pela ABIC são analisados e monitorados periodicamente com a garantia da pureza e qualidade do produto”, disse a ABIC em sua nota.

“Café” + “Sangue de Boi” na web

Não conseguimos encontrar a origem desse áudio e tampouco notícias que comprovem o que a voz anônima afirmou. As únicas referências a “sangue de boi + café” que encontramos foram as seguintes:

Em setembro de 2016, a barista Isabela Raposeiras disse em entrevista à revista Veja que se o café fosse vinho, o do brasileiro seria o Sangue de Boi (uma alusão ao Vinho Sangue de Boi, conhecido por seu preço popular e pouco saboroso em comparação aos mais caros);

Em setembro de 2018, outro entrevistado compara a qualidade do nosso café com o vinho Sangue de Boi, devido à sua baixa qualidade se comparada ao café do exterior (segundo o que disse o entrevistado ao site Sabor Clube; 

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o café em pó brasileiro é feito com a adição de sangue de boi torrado. Tudo começou com um áudio de uma pessoa que não se identificou e que não apresentou nenhuma prova de suas acusações (além de algumas fotos que não mostram nada além de uma enorme bacia com um líquido vermelho).

Continue lendo
107 Comentários

107 Comments

  1. Alexandre Mendes

    5 de fevereiro de 2020 em 1:28

    “O áudio começou a circular nas redes sociais e, principalmente, nos grupos de WhatsApp na primeira semana de fevereiro de 2020” Rapaz essa galera das fake news estão atrasados hem pq eu sei dessa historia ha decadas. decadas mesmo desde criança porém, era sobreo café soluvel

    • Jardi Niwa

      6 de fevereiro de 2020 em 10:01

      Não é difícil de acreditar, em um país governado por Lula e Bolsonaro isso é totalmente possível. Os políticos são os que mais lucram com o crime e a corrupção.

      • Francisco

        8 de fevereiro de 2020 em 21:03

        Kkkkk governado por Lula

        • Maria aparecida De Lima

          9 de fevereiro de 2020 em 11:17

          Nesse nosso país! chamado Brasil tudo é possível.vocês já se esqueceram dos leites adulterados com soda cáustica! com e outros produtos, impróprios para o consumo humano. Sem falar dessa cerveja que anda matando os consumidores.
          O melhor seria se pudéssemos nós mesmos produzirmos nossos alimentos só assim saberiamos o que realmente estamos comendo.

          • Lusnar

            22 de fevereiro de 2020 em 13:13

            Já ouvi dizer também que até farinha tem no café pra render, os órgãos de fiscalização são meios escaços só faz uma fiscalização qua do a coisa já está bem exposta diz que tem controle mais vejo que é meio duvidoso, saber o que se consome de verdade. É como o leite, os sucos que dizem ser de frutas, mas podem ser qualquer coisa artificial menos fruta.

        • Leonardo

          9 de fevereiro de 2020 em 11:36

          Isso é uma velha prática de empresários inescrupulosos que exportam os nossos melhores grãos, e os grãos “escolha” com resto de palha pau pedra papagaio e periquito são somados a um blend de sangue de boi com fubá de milho. O sangue de boi da o tingimento ao fubá na torra e essa porcaria é jogada aos porcos, digo, povo. Simples! Vamos boicotar o café em pó! Vamos deixar de ser burros! Porque o café em grão é mais caro se custa mais trabalho e gasta mais energia pra moer???? Simples a resposta: porque não se pode fraudar os grãos com a mistura podre.

          • Rosane

            10 de fevereiro de 2020 em 14:12

            Já estou boicotando essa porcaria que nos é vendida.Agora estou consumindo o café que é torrado na hora.Foi a melhor escolha.

          • Carlos Eduardo

            21 de fevereiro de 2020 em 3:10

            -O valor do café moído é mais baixo do que o valor do café em grão.
            -A população compra mais café moído por ser mais barato.
            -Surge uma conversa, sem provas reais, que um produto que causa certa repugnância está sendo misturado ao produto que mais vende e que tem o menor valor.
            -A população decide comprar o produto mais caro, por que assim, não será enganado consumindo nojeira.

            Que povo esperto esse, né???

        • Lux aexternun

          18 de março de 2020 em 12:07

          Mesmo que este site comprovasse a veracidade deste fato jamais iriam entrar numa queda de braço com gigantes.
          O máximo que fariam era parar de Tomar café.

      • Neuzeli Almeida

        9 de fevereiro de 2020 em 22:11

        *vc sitou o nome do presidente Jair Messias Bolsonaro. Acho prematuro dizer que Bolsonaro e corrupto com um ano de governo e muito pouco…

        • Lucho

          26 de fevereiro de 2020 em 10:15

          “sitou”

          E. Não nega.

        • a.ali

          6 de março de 2020 em 23:21

          desnecessario fazer “um ano” para se comprovar, né ?

        • Carlos Eduardo Merlo de Souza

          12 de março de 2020 em 13:54

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem dó tia! Toda a família dele é corrupta e ele não? Oras…

      • deneir

        14 de fevereiro de 2020 em 14:19

        Me ajuda aí!!!!

      • Maria do Carmo

        1 de abril de 2020 em 12:27

        por isso que Lula esteve e vai voltar pra cadeia.Bolsonaro em sua vida não tem um caso de Corrupção.E Está provando para o Brasil.Se toca vai pra Cuba,Venezuela, Argentina etc.La quem sabe tem governantes Honestos.

      • Luíza Gonzaga De Faria Da Cruz

        3 de abril de 2020 em 13:31

        Porque Lula,porque política? Tenho quase a idade do Lula e esta porcaria já era produzida. Na infância já ouvia esta e outras,não era só sangue de boi,até bem pouco tempo encontrava pedacinhos de palha,gosto de folhas de goiabeira torradas e por aí vai. Isso é antigo. Se pegarem estas fabriquetas de fundo de quintal terceirizadas pelos grandes,iram encontrar a fraude,mas não é interessante. O jeito é comprar os grãos moídos na hora debaixo dos seus olhos. Não tenho formação e nem laboratório para investigar este material mas gostaria muito de que a ABIC INVESTIGASSE mais estas notícias.

    • Marlene Rosângela Castro

      6 de fevereiro de 2020 em 10:34

      NA REALIDADE EU NAO COMFIO EM NENHUMA. INDÚSTRIA, SAO TODAS GANANCIOSAS SÓ PENSAM EM ENRIQUECER NAO ESTÃO NEM AI CM A SAUDE DO POVO, TEM CORAGEM DE FAZER QUALQUER COISA, PRA FICAREM BILIONÁRIAS

      • Maria do Carmo Barbosa

        16 de fevereiro de 2020 em 17:39

        Gente fiquei com tanto nojo.
        Não como carnes vermelhas,quanto mais o sangue.
        Caramba penso que esse sangue nos cafés é verdade.
        Porque todas as marcas de café agora são os aromas e sabores são iguais.
        O café são braz antes era um dos melhores.Agora não tem cheiro de café nem sabor.
        Todos estão iguais.
        kkkkk…melhor tomar chá assim não faz mal a saúde.
        Gostava muito de café. Agora não posso tomar por nojo etc..

      • Marcos Sales

        18 de fevereiro de 2020 em 20:32

        Concordo plenamente que a grande maioria das empresas não são confiáveis quanto à integridade de seus produtos, basta ver as letras miúdas que não se consegue ler fácil. Se for fake news, onde então as empresas frigoríficas esgotam o sangue dos bovinos abatidos? Pois devido a quantidade diária de animais abatidos, devem ser toneladas em litros de sangue para descartar dia a dia…

        • Klinger

          24 de fevereiro de 2020 em 23:35

          A farinha de sangue é usada em rações para animais como fonte de ferro! Não é descartada nem pode ser misturada ao café!

    • Alex Silva

      7 de fevereiro de 2020 em 7:12

      O que acho engraçado é o quanto é específico com café embalado a vácuo. Nesse caso estou salvo, só bebo café de almofada.

    • Lúcia Siebra

      7 de fevereiro de 2020 em 13:20

      Bem esse comentário sobre o café com sangue e nojento e aí fica a pergunta quem pode dizer que é mentira! Uma coisa eu se tem sangue não sei ,mas que tem muita mistura no café tem , porque hoje vc faz um café não se sente mais aquele aroma gostoso de fazer e o pior de tudo que vc só falta colocar o pacote todo pra poder o café ficar em um ponto bem, já nem falo forte. Já que saiu esse comentário que a secretária da saúde vá trás pra vê se tem veracidade porque uma coisa é certa onde a fumaça tem fogo então fica o recado ,até porque é tanta safadeza no Brasil que não dá mais de duvidar de nada porque só querem ganhar ,a ganância por dinheiro é tanta que a vida alheia não é nada pra essas pessoas

      • Weber Pereira Ramalho

        8 de fevereiro de 2020 em 14:44

        Eu tomo café Export. 2 colheres de pó bastam para 1 litro de água.

        • eve

          1 de março de 2020 em 18:03

          o café ta cada vez pior, duvido que seja sangue de boi, mas perderam a mão na torra, ou misturaram grãos verdes ou com caruncho, sei lá

        • Brisa mansa

          15 de março de 2020 em 21:25

          Será fake news que misturam bosta de boi na maconha?

    • marco aurelio

      19 de fevereiro de 2020 em 17:17

      o gosto do café que se torra em casa e totlamente diferente, um exemplo ,na china se falsificou arroz,então café seria babinha adicionar algo pra enganar, estamos em um país onde a ganancia ultrapassa os limites. tomei café importado do brasil lá no Japão, granto a vcs é diferente!

  2. Pedro Lucio Ribeiro

    5 de fevereiro de 2020 em 7:02

    Pergunta; que tipo de pessoa idiota acredita nisto? Resposta: uma mais idiota que a pessoa que inventou essa fake news. Sangue é Ferro na maior parte de sua composição, fede e tem péssimo sabor. E mais: eu produzo café e se não houver controle de umidade ao secar ao Sol, por exemplo, o sabor fica comprometido pela fermentação que é prejudicial ao sabor. Nem como adubo o sangue presta; altera o pH da terra. Mundo imbecil da geração Z…

    • Vanessa

      7 de fevereiro de 2020 em 7:14

      Se fosse o caso de se tratar de uma substância impossível de se consumir , não existiriam diversas iguarias feitas de sangue . Então não acho tão absurdo o áudio ,sinceramente eu não acredito no seres humanos quando se trata de lucrar ilicitamente,ponto . Então não seja grosseiro com seus comentários .

      • Lucia Helena

        8 de fevereiro de 2020 em 12:34

        Vixe, essa notícia circula há anos. Vira e mexe, retorna…Se é verdade ou mentira não sei…Mas, escuto isso, há muito tempo.

      • Renato Maia

        8 de fevereiro de 2020 em 13:56

        Parabéns Vanessa, concordo com você. É bem possível que alguém tenha descoberto um jeito de usar o sangue misturado ao café sem deixar cheiro e alterar seu aroma. Só ignaros que acham que aqui tudo é certinho e fiscalizado.
        Acorda povo.

        • Marcos

          9 de fevereiro de 2020 em 11:40

          Experimenta derramar sangue de boi em fubá de milho e torra pra ver como fica.

    • Symone Roberta De Deus

      8 de fevereiro de 2020 em 23:31

      Como se alguém pudesse colocar o rosto em denúncias desse porte, ei não coloco nem a mão na ” água gelada”, muito menos no fogo!
      Mas isso deveria sim, ser acompanhado de perto, pelas autoridades competentes, o que não acontece aqui no Brasil… Abraços!

    • Marcos

      9 de fevereiro de 2020 em 11:38

      Mistura com fubá e torra o inteligente !

    • Maria do Carmo Barbosa fos Santos

      16 de fevereiro de 2020 em 17:51

      Kkkkk….claro se você produz e está gganhando muito dinheiro com isso vai bem afirmar que é verdade.
      O Brasil é cheio de gente safadas que querem ganhar dinheiro roubando a conciencia das pessoas,o café tem muitas misturas sim.Porque nem tem cheiro nem sabor.
      Seria bom uma fiscalização rígida para botar por trás das grades essas pestes desonestas .Sem contar que essas misturas prejudica a saúde das pessoas.

    • MARIA AMARAL DOS SANTOS

      2 de março de 2020 em 22:33

      BOA NOITE
      ESTAR MUITO DIFÍCIL A VIDA OS HUMANOS.
      QUEM DERA SE A AVISA. E OS ÓRGÃOS PÚBLICOS FISCALIZSEM TUDO.

      • nao vou revelar meu nome

        12 de abril de 2020 em 13:01

        “AVISA”. “FISCALIZSEM”

  3. Ary Rodríguez del Riego

    5 de fevereiro de 2020 em 7:21

    Quero crer que o custo do sangue de boi, matéria prima nobre, não compensaria para substituição do café.

  4. Goiano

    5 de fevereiro de 2020 em 9:36

    Caro E-Farsas, essa pode ser, então, uma das mais antigas fake-news circulandono Brasil. Ocorre que desde criancinha, e já se vão mais de sessenta anos, escuto dizer queos produtores misturam sangue de boi no café, o que me criaria sérios problemas, uma vez que sou vegetariano convicto. Além do sangue de boi, dizia-se que o único café sem misturas seria o destinado à exportação, dado o níel de exigência do primeiro mundo, pois o distribuído no nosso País, para mais de ser de qualidade inferior, teria, além daquela mistura, a inclusão de palha de café, de pedaços de pau e sabe-se lá mais o que. Por isso, pelo fato de ter notícia tão antiga dessa pretensa prática, fico com uma pulga atrás da orelha.

    • Johny Damiani dos Santos

      5 de fevereiro de 2020 em 11:38

      Isto aí goiano, antiga “fake news”, mas meu tio caminhoneiro levava café para se não me engano chile, e ele disse tbm que o nosso café era composto em parte por sangue sim e que o café que ele exportava era puro. Agora só não tenho certeza se eles ainda misturam nos dias de hoje ou não, mas fico sim com uma pulga atrás da orelha.

      • Katia Araujo

        6 de fevereiro de 2020 em 0:43

        Não duvido. Mas penso que seria uma oportunidade deles aproveitarem no resto do café ruim. com td isso, Fiquei horrorizada. Sou bebedora de café. Que tristeza.Precisamos de esclarecimentos.

    • Vera Lucia

      5 de fevereiro de 2020 em 23:14

      Goiano, penso como você.

    • Adelino

      6 de fevereiro de 2020 em 7:01

      Bem, você está correto. A prova é simples: o preço de 1 Kg de café torrado e moído, é menos da metade do preço de 1 Kg de café torrado sem ser moído.

      • Jardi Niwa

        6 de fevereiro de 2020 em 9:59

        Não é difícil de acreditar, em um país governado por corruptos como Lula e Bolsonaro isso é totalmente possível os políticos são os que mais ganham com o crime

    • eve

      1 de março de 2020 em 18:09

      Sim, já encontrei lascas de pau, tipo de serragem em meio ao pó de café, mas isso na minha infância

  5. Anderson

    5 de fevereiro de 2020 em 12:02

    É verdade sim,estão querendo abafar o caso,mas é verdade sim,muito dinheiro envolvido pra essa matéria ai ser divulgada

    • Gilmar Lopes

      5 de fevereiro de 2020 em 13:51

      Se você prefere acreditar em um áudio anônimo, fique à vontade!

      • RODRIGO DE MORAES NEVES FERNANDES

        5 de fevereiro de 2020 em 15:32

        Sim, claro No mundo da informação que temos hj, se fosse vdd já estaria desmascarado na hora, assim que fosse descoberto, assim como está o tratamento da água no RJ. Dia a dia estão fiscalizando. Imagina o café, paixão brasileira. Fala sério…

        • Fernando

          6 de fevereiro de 2020 em 12:12

          Café embalado “à vaca”!

          • Gilmar Lopes

            6 de fevereiro de 2020 em 13:58

            kkkkkkkkk

      • SABRINA MARIA AVENTURA

        6 de fevereiro de 2020 em 11:21

        Eu acredito sim . O gosto do café puro é totalmente diferente .Cresci tomando cafe moido na hora e sei bem o que é café puro . Todos os cafés são sim misturados e sujos . ACREDITEM , É VERDADE . SÃO MOIDOS COM FOLHAS , PEDAÇOS DE GALHOS DO COLHIMENTO , BICHINHOS QUE CAEM JUNTOS DOS CAFEEIROS , ACRESCIDOS DE PRODUTOS DE CONSERVAÇÃO E SANGUE DE BOI . JÁ TRABALHEI EM TORRAMENTO E FABRICAÇÃO DO PÓ EM SI . É VERDADE SIM .

        • Carlos

          6 de fevereiro de 2020 em 22:16

          ⚠*NOTA DE ESCLARECIMENTO: “CAFÉ COM SANGUE DE BOI” É* _*FAKE NEWS!*_⚠

          Recebemos, por meio das redes sociais, um áudio de um suposto carregador de café afirmando que o café moído e embalado a vácuo _teria adição de sangue de boi para dar peso e volume_.

          *Tais informações SÃO FALSAS*. Reforçamos a necessidade dos industriais, profissionais do agronegócio e dos consumidores *de não compartilhar informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas*, tendo em vista a crescente distribuição deliberada de desinformação e boatos, as _fake news_ (notícias falsas).

          Com o advento da internet, a pulverização de informações falsas produz percepções equivocadas sobre a realidade e, em tempos de redes sociais, boatos são divulgados como se fossem fatos, sendo desmistificados posteriormente em sites de monitoramento de _“fake news”_, como no caso _“Café com sangue de boi”_: https://www.boatos.org/saude/cafe-moido-vacuo-feito-sangue-boi.html

          ➡Destacamos mais uma vez que o áudio em questão trata-se de *FAKE NEWS* e salientamos que os _cafés certificados pela ABIC são analisados e monitorados periodicamente com a garantia da pureza e qualidade do produto_.

          _Atenciosamente,_
          *ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ*

          • Valnete.

            8 de fevereiro de 2020 em 8:30

            Precisamos de provas . Se não tem sangue, provem isso. Com filmagens e fotos.

          • Juliana

            3 de junho de 2020 em 21:24

            Nao acredito em nota de esclarecimento. Ate parece…. kkkkk

        • Genilson

          7 de fevereiro de 2020 em 11:21

          Café moído na hora é diferente sim, é igual peixe que acabou de ser pescado. Mas isso não tem nada a ver com o assunto da página.

        • Renato

          9 de fevereiro de 2020 em 0:51

          Sabrina estou vendo seu comentário e não dei muita importância na primeira vez que vi o áudio agora fiquei com mais convicção que o áudio não é fake News e tem outro vídeo no whatSap mostrando em dois copos de águas o café de pacote descendo tudo pro fundo do mesmo e o moído na hora fica tudo em cima e antigamente comprávamos um pacote de café e enchia o pote hoje já fica 2 dedos abaixo amiga e extrato tomate que pode ter até 20 % pelo de rato e chocolate que pode ter 15% de barata estamos feito cadê o ministério público que não age outro fator são as embalagens de produtos que cada vez vem menos com o mesmo preço e nós pagamos toda essa conta Até quando.

      • Jorge Ricardo silva

        13 de fevereiro de 2020 em 11:39

        Se ele tivessi se indentificado meu amigo ja estaria morto pelos empresarios nesse Pais quem fala a verdade e morto vc sabe

    • Carmem

      5 de fevereiro de 2020 em 18:26

      É…também fico em dúvidas.

      • Maria da Paz

        11 de fevereiro de 2020 em 11:50

        Olha ,acredite quem quiser!!
        Já ouvi falar isso a muito tempo!
        Agora só tive a confirmação da minha dúvida.
        Infelizmente consideração “zero”
        Cm o consumidor.

    • Levi

      5 de fevereiro de 2020 em 23:02

      Gente larga a mao de ser bobo se tivesse sangue de boi no cafe logico q eles iria trasportar o sangue de noite p evitar comentario isso e muita coincidencia 4 carreta descarregando samgue em plena luz do dia aff

      • Walter

        6 de fevereiro de 2020 em 22:28

        Se o problema é as provas! Está fácil de desvendar tudo,é só investigar a placa da carreta que está descarregando o sangue que vcs chegam até o motorista que ele pode dizer a verdade.o número da placa está bem nítida. Quer prova maior do que essa? Enquanto isso eu vou continuar acreditando na história até que me prove o contrário.

  6. Carlos

    5 de fevereiro de 2020 em 13:57

    Em um país que se faz hambúrguer de papelão leite com soda fazer café com sangue não é de duvidar aqui no mundo da corrupção vale tudo não esquecendo das bebidas que ninguém sabe o que é pinga ou wisque fiscalização e zero

    • Francisco

      6 de fevereiro de 2020 em 3:28

      nesse Brasil de corrupção qualquer um pode facifica o que quiser

    • Renato Maia

      8 de fevereiro de 2020 em 14:02

      Parabéns Carlos, concordo com você. É bem possível que alguém tenha descoberto um jeito de usar o sangue misturado ao café sem deixar cheiro e alterar seu aroma. Só ignaros que acham que aqui tudo é certinho e fiscalizado.
      Acorda povo.

  7. Cida Lacerda

    5 de fevereiro de 2020 em 15:54

    Bastante difícil crer ou não.Num país onde a corrupção e a mentira imperam,onde tudo o que se publica é fake News,deixa realmente uma duvida.Folhas,caule,bichos e o que mais tiver na hora da colheita vai junto na moagem,isso já ouvimos falar há anos;agora sangue!seja qual for a origem,é nojento.Pronto,falei

    • Valmir

      6 de fevereiro de 2020 em 11:37

      Já viu uma colheita de café? Já viu a secagem do café e a limpeza que se faz? Não acredite em tudo o que se diz por aí… Não vai palha, nem bichos, nem nada além de café…

  8. José Sipriano de Andrade

    5 de fevereiro de 2020 em 21:32

    Quero n acreditar, apesar de viver-mos num país onde a corrupção e a ganância quer dominar, outrossim seria difícil enganar 220.000.000 de habitantes diante de tantos meios de comunicação, certamente apareceria algum cidadão com provas cabíveis para denunciar.

  9. José Sipriano de Andrade

    5 de fevereiro de 2020 em 21:43

    Quero n acreditar, embora estamos vivendo num país onde a corrupção e a ganância querem dominar, seria difícil enganar 220 000 000 de habitantes, diante de tantos meios de comunicação, provavelmente algum cidadão com provas cabíveis certamente denunciaria.

  10. José

    6 de fevereiro de 2020 em 7:55

    Pra mim E-FARSAS é “farsa” mesmo.

  11. EU

    6 de fevereiro de 2020 em 8:34

    Pra quem acredita em mamadeira de piroca e kit gay, café com sangue é bobagem. kkkkkkkkkk

  12. Marlene Rosângela Castro

    6 de fevereiro de 2020 em 10:34

    NA REALIDADE EU NAO COMFIO EM NENHUMA. INDÚSTRIA, SAO TODAS GANANCIOSAS SÓ PENSAM EM ENRIQUECER NAO ESTÃO NEM AI CM A SAUDE DO POVO, TEM CORAGEM DE FAZER QUALQUER COISA, PRA FICAREM BILIONÁRIAS

  13. SABRINA MARIA AVENTURA

    6 de fevereiro de 2020 em 11:20

    Eu acredito sim . O gosto do café puro é totalmente diferente .Cresci tomando cafe moido na hora e sei bem o que é café puro . Todos os cafés são sim misturados e sujos . ACREDITEM , É VERDADE . SÃO MOIDOS COM FOLHAS , PEDAÇOS DE GALHOS DO COLHIMENTO , BICHINHOS QUE CAEM JUNTOS DOS CAFEEIROS , ACRESCIDOS DE PRODUTOS DE CONSERVAÇÃO E SANGUE DE BOI . JÁ TRABALHEI EM TORRAMENTO E FABRICAÇÃO DO PÓ EM SI . É VERDADE SIM .

  14. Silvia

    6 de fevereiro de 2020 em 11:43

    Não sei se o sangue é verdade, mas que moem milho , palha e outras coisas eu falo. Já visitei várias torrefação e fazem isso mesmo pra baratear o preço e terem mais lucro. É de uma hipocrisia revoltante. Deixam o lixo pra nós que sustentamos esse país e levam o melhor pra fora e por muito mais barato do que nós pagamos. Trabalho numa empresa de importação.

  15. Andréia

    6 de fevereiro de 2020 em 12:35

    Eu não dúvido, porque o povo é muito avarento e só pensa no dinheiro, e não pensa nos consumidores, eu mesmo não tomo esse tipo de café, eu compro o grão torrado e passo em uma máquina de moer e faço meu café. Porque quando eu comprava o café era horrível, um cheiro ruim, muito estranho. Então eu não dúvido que tenha sangue de boi aí, pois hoje em dia é tudo comprado.

  16. Paulo

    6 de fevereiro de 2020 em 12:55

    Do geito que anda as coisas no brasil……melhor previnir ne…..nao sou idiota como disse o cara no seu comentario….

    • Renato Maia

      8 de fevereiro de 2020 em 14:06

      Escrevendo desse “geito”, tenho minhas dúvidas.

  17. Ilma fernandes

    6 de fevereiro de 2020 em 13:03

    Eu amo café !Confesso que no dia que eu ouvi o audio deu nojo.Mais confiei no orgão da ANVISA.Só que pegando uma embalagem de um determinado café não tem nenhuma composição relatando na embalagem.Que é um direito do consumidor saber o que está realmente ingerindo,se tem algum produto químico ou não.

    • Juliana

      3 de junho de 2020 em 21:42

      Confiar na anvisa? JAMAIS! Eles deixam pelo de rato pedaco de barata e mais uma pa de coisa permitem te nos alimentos. Onde ja se viu isso? Porque eles nao dizem q podem conter pelo de rato no molho de tomate e pedacos de barata no chocolate? Sao uns falsos e comunadoa c as grandes industrias

  18. Rosa Maria

    6 de fevereiro de 2020 em 13:15

    Se o açúcar branco tem osso dentro, o café apoderar ter o sangue, quem duvida? Pode pesquisar o açúcar tem osso entro.

    • Gilmar Lopes

      6 de fevereiro de 2020 em 13:58

      Não encontrei nada a respeito! Tem algum link?

      • Alex Silva

        7 de fevereiro de 2020 em 7:02

        Ele está falando do char, um carvão feito de ossos que é usado no clareamento. Mas ele não vai no produto.

  19. Marcia Valeria Barbosa Rufino

    6 de fevereiro de 2020 em 14:34

    Só eu tomo café em casa e sempre comprei café em grão é moído em casa. Se tomo um cafezinho ná casa se um vizinho, feito com muito capricho, não posso reclamar, passo mal. Agora saio sempre com a mesma desculpa, não tomo café depois das 13:00 horas. Pago bem caro pelo café em grãos, nunca entendi o por quê. Mas transformar o sangue em pó deve ser um processo complicado, caro e bem asqueroso, muita coragem, só em nome do dinheiro

    • Alex Silva

      7 de fevereiro de 2020 em 7:09

      É que vai outros grãos se não o de café, galhos, folhas. Os grãos quebrados e defeituosos. Grãos que queimaram…

  20. Rodolfo Vasconcellos

    7 de fevereiro de 2020 em 7:49

    Ora, dizer que não é verdade porque a Anvisa proíbe, tenha paciência!…

  21. Regina Andrade

    7 de fevereiro de 2020 em 14:18

    Fico com o velho ditado: onde há fumaça há fogo!

    • Gilmar Lopes

      7 de fevereiro de 2020 em 15:39

      Onde tá a fumaça?

  22. Felipe Góe Eidam

    7 de fevereiro de 2020 em 23:06

    um produtor de café torrado consultou um serviço de consultoria tributária sobre como declarar na nota fiscal de entrada o sangue de boi que ia na produção. Uma consultora não entendeu do que se tratava, chamou outra, e o produtor informou que era isso mesmo, sangue de boi utilizado pra dar sabor forte ao café.

  23. Lexs

    8 de fevereiro de 2020 em 11:50

    Pra mim já é mais que o suficiente para que eu nunca mais tome esses cafés feitos no Brasil, já se fala isso há muitos anos e depois do papelão na carne eu não acredito nesses porcos da indústria alimentícia, o café de qualidade é exportado e o resto fica para os brasileiros.

  24. Alvina neto

    10 de fevereiro de 2020 em 9:29

    Eu creio que e verdade nesse Brasil que tem de tudo até maçã de tomate com pelos de ratos leite contaminado com soda calstica eles fazem de tudo para ter lucros passando por Sima de tudo e de todos só sei que eu tô invintando o café eu amo meu café mas vou desestir qui nojo isso e covardia nem como mais carnes de tanto nojo aí me pego tendo que vem uma desgraça dessas meu a onde vamos parar Brasil e um lixo mesmo todos que telucros passando por sima do povo lixoooooos

    • Seu Saraiva

      10 de fevereiro de 2020 em 22:03

      Eu creio q o ensino no Brasil tbm precisa melhorar… covardia é oq estão fazendo com a nossa querida língua portuguesa nesses comentários… santo Deus!!!!

  25. Zenóbio de Figueiredo

    11 de fevereiro de 2020 em 17:23

    Afinal é farsa ou não é farsa. A matéria não é conclusiva, permanecendo a dúvida.

    • Gilmar Lopes

      11 de fevereiro de 2020 em 17:32

      Leia o artigo completo que lá tá bem explicado que essa história é falsa!

  26. Luiz

    12 de fevereiro de 2020 em 21:11

    O motivo que leva as pessoas a acreditar numa notícias falsas como esta é que o nosso país não é digno de confiança. O absurdo aqui é possível.
    Um amigo do meu pai trabalhava numa grande indústria de café o serviço dele era misturar ao grãos a seriam moídos, as cascas trocadas que deveriam ser descartadas.

  27. DANIEL

    16 de fevereiro de 2020 em 17:40

    A melhor análise é a economica, nao se mistura um produto caro para vendê-lo ao preço do mais barato. O sangue é um insumo de alto valor no mercado, pesquisem! Não e uma questao de análise ética o teoria da conspiração. O café pode ter folhas, gravetos, outros grãos, mas sangue não, seria rasgar dinheiro sem ganho de qualidade.
    Celulose nos embutidos, talvez, chuchu na goiabada, provável, carne de cavalo na mortadela, só um louco usaria, pois infelizmente a carne de eqüinos e muares tem um preço muito alto.

  28. Marco

    17 de fevereiro de 2020 em 17:14

    Olá, parei aqui por um tempinho para ler o documento da ANVISA anexado na matéria e não encontrei onde especificamente está escrito que é proibido a adição de produtos de origem animal ao café como afirmado na frase “a ANVISA proíbe o uso de todo e qualquer produto de origem animal na fabricação do café em pó.” Gostaria por gentileza da citação do paragrafo onde está claramente proibindo na RDC 277 de 2005. Obrigado.

    • Jose Batista

      19 de fevereiro de 2020 em 2:05

      Marco, dentro da legislação sanitária o que limita é o item “Definição”. No caso, o parágrafo 2.1 do anexo limita o Café Torrado ao grão de café somente. Se um produto tiver outro composto misturado a ele, é automaticamente proibido de ser chamado de café.
      Um exemplo desse tipo de restrição pode ser visto em bebidas tipo iogurte de garrafinha, que não levam o nome de iogurte, mas de “bebida láctea”, já que tem ingrediente que diferem do que é definido como “Iogurte”. Requeijão com amido é outro exemplo.

      • Gilmar Lopes

        19 de fevereiro de 2020 em 8:32

        Obrigado por ajudar a explicar!

  29. Lenise pimenta

    18 de fevereiro de 2020 em 1:07

    Enquanto não si prova o contrário, todo café é suspeito.

  30. Nélvio

    18 de fevereiro de 2020 em 20:49

    O café moído na hora sempre será diferente de um café em pó, porque ele oxida menos e preserva mais o sabor. Além disso, o café mais consumido no Brasil e vendido em pó (conilon ou robusta) é mais barato, menos da metade do preço, que o café arábica, em grande parte vendido em grãos e de qualidade muito superior. Não justifiquem a pior qualidade do café barato vendido no Brasil através desse fato.

  31. GILSON DIAS

    19 de fevereiro de 2020 em 16:04

    NAO E SANGUE E MISTURADO E SIM MILHO TORRADO

    • eve

      1 de março de 2020 em 18:47

      Vou continuar a beber esses cafés RUINS mesmo, porque é que são, ruins, (que não são superior) porque é mais barato, se bem que quando ‘tô’ ostentando eu compro um pacote do Café.com

  32. Evandro

    19 de fevereiro de 2020 em 18:11

    O argumento da antiguidade da lenda não faz que ela seja verdadeira. Mas tem gente que “gosta” de acreditar em lendas, e aí não há o que fazer… 😉

  33. Bruno

    22 de fevereiro de 2020 em 10:42

    Ah, claro! O argumento de que a Anvisa nos protege de fraudes e más práticas pra mim foi o melhor. Me sinto bem mais seguro agora.

    • Gilmar Lopes

      22 de fevereiro de 2020 em 16:48

      Você pode acreditar em um áudio anônimo e sem provas ou em um órgão do governo!

  34. João Carlos Ferraz

    26 de fevereiro de 2020 em 10:25

    Até agora ninguém conseguiu provar se é verídico ou inverídico, eu fico com um pé atrás, porque esses órgãos que controlam as industrias são facilmente corrompido, tenho um exemplo clássico do INMETRO que aconteceu ha alguns anos atras, eles selavam espuma como sendo D-60, que é humanamente impossível você colocar 60 kg de espuma em um m³.

  35. MARIA AMARAL DOS SANTOS

    2 de março de 2020 em 22:37

    BOA NOITE
    ESTAR MUITO DIFÍCIL A VIDA OS HUMANOS.
    QUEM DERA SE A AVISA. E OS ÓRGÃOS PÚBLICOS FISCALIZSEM TUDO.

  36. Claudinei

    16 de março de 2020 em 8:35

    KKKKK… se fosse o café seria vermelho e não preto

  37. deixo de revelar o meu nome

    12 de abril de 2020 em 13:04

    eu vim aqui para verificar as consequencias das fake news. Chegando aq vi pessoas comentando que realmente o cafe tem sangue de vaca. Mds q vontade de me explodir depois dessas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo