16 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

O caminho das fake news: origens, espaços e consequências!

- Publicidade -

Bate-papo online reuniu especialistas nas áreas do Direito, da Educação e da Checagem de Fatos para falar sobre a desinformação que assola a internet. Confira!

No dia 26 de agosto de 2022, tivemos a honra de participar de um bate-papo online com especialistas em diversas áreas a respeito das fake news.

Através do projeto [Com]viver, conversamos com o doutor Luiz Augusto Filizzola D’urso, advogado especializado em Cibercrimes e Direito Digital pelo Ibmec-SP e com a doutora Tathiana Senne Chicarino, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP e do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Sociedade do Espetáculo” da Casper Líbero. 

Na conversa, tivemos a oportunidade de falar sobre as fakes news, ou notícias falsas, que distorcem a realidade e servem para manipular a comunidade ou pensamentos de grupos.

Para assistir na íntegra, clique aqui ou assista a partir da participação do fundador do E-farsas, Gilmar Lopes, clicando no vídeo abaixo:

O projeto [Com]viver é uma iniciativa do SESC e propõe uma reflexão sobre as tensões e disparidades que ganham espaço na Internet, além das discussões e pautas cotidianas que se desenrolam nela. As redes sociais servem de palco para diferentes ideias, opiniões e vozes, e o resultado desse encontro é o mais variado possível, podendo ser proveitoso e enriquecedor, mas em alguns casos um tanto nocivos.

Muito obrigado a todos pelo convite e pelo excelente bate-papo!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui