23.4 C
São Paulo
domingo, setembro 19, 2021

O energético Red Bull é feito com sêmen de touro?

- Publicidade -

Será verdade mesmo que a bebida energética Red Bull é feita com a taurina que é extraída dos testículos de touros? Descubra aqui no E-farsas!

Esse alerta não é novo. Circula há anos pela web e muita gente compartilha até nos dias de hoje: A bebida energética Red Bull estaria sendo feita com uma substância chamada taurina, retirada dos testículos de touros!

A foto que acompanha esse alerta mostra a coleta de esperma de um touro e, ao lado, a latinha da bebida. E isso foi bastante compartilhado nas redes sociais novamente em setembro de 2016.

Será verdade que sêmen de touro é usado na bebida energética Red Bull?

Bebida energética é feita de sêmen de touro, segundo o texto espalhado na web! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Bebida energética é feita de sêmen de touro, segundo o texto espalhado na web! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Podem ficar tranquilos. Essa história é falsa!

O energético Red Bull contém em sua fórmula uma substância chamada taurina, que apesar de existir em touros (e em diversos animais, incluindo o ser humano), a usada na bebida é fabricada em laboratório. Ou seja, a taurina do Red Bull é sintética, como podemos ver nesse artigo!

A Taurina, ou ácido 2-aminoetanossulfonico, nada tem a ver com sêmen e é encontrado na bílis. Como é muito bem explicado na Wikipédia:

“[a taurina] é um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes do nosso organismo, especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro, bem como nos intestinos e ossos esqueléticos.”

O site Vista-se (um dos maiores portais de conteúdo vegano do Brasil) explica que a bebida Red Bull pode ser consumida (desde que com moderação) por veganos (recomendação válida também para não veganos), pois não é de origem animal.

Além disso, falando em termos financeiros, o sêmen de touro custa, em média, cerca de 20 reais a dose, algo que saria muito caro para a produção de bebidas em escala industrial. A sintética sai bem mais barato.

Conclusão

- Publicidade -

A bebida energética Red Bull não é feita a partir de sêmen de touro. A taurina que faz parte dos ingredientes do produto é sintética e nada tem de origem animal.  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. Ae Gilmar, dessa vez vc fez milhares de viadinhos ficarem decepcionados ! Tavam crentes que o bagulho era feito de porra de touro, ficavam alegres pra caramba pensando que estavam tomando leitinho de mamadeira !

    SE F*, BICHONAS !!

  2. Não entendo o que o pessoal acha ruim neste post. É uma farsa da internet, muito repassada e na qual muita gente acredita. Desmentir as farsas é a missão do site. Então, qual a bronca?

  3. Pronto falou o cara,o Fulho de adão kkk O besta que chega ofendendo os gays No final Cara vc viu a palavra Touro e só pq é Corno ou gay imcubado sai ofendendo as pessoas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui