22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

O Facebook vai acabar no dia 15 de março!

- Publicidade -

Será que o Facebook vai encerrar suas atividades em março desse ano?

A notícia começou a circular na primeira quinzena de janeiro e afirma que uma das maiores redes sociais do planeta, o Facebook, iria fechar suas portas no dia 15 de março de 2011.

No dia 8 de janeiro de 2011, o site do jornal americano Weekly World News deu a notícia bombástica:

 

 

O Facebook vai acabar no dia 15 de março“!

Para quem ainda não conhece, o Weekly World News é famoso por postar, com muito humor, notícias falsas e escandalosas. A notícia, então, trazia uma entrevista falsa com o dono do Facebook, Mark Zuckerberg.

Colocando um monte de citações falsas na boca do entrevistado, a brincadeira dizia que Zuckerberg teria declarado que decidiu tirar o Facebook do ar devido ao enorme stress que vem passando tomando conta da empresa.

Segundo a falsa notícia, Mark teria afirmado também que o site arruinou a sua vida: “Eu não me importo com o dinheiro. Só queria a minha antiga vida de volta”, teria dito Zuckerberg.

Na matéria, há ainda citações de um representante do Facebook, aconselhando os usuários a criarem cópias de suas fotografias, pois – segundo o hoax, não haverá como recuperarem suas imagens depois do dia 15.

- Publicidade -

Claro que tudo não passou de mais um boato que se espalhou pela rede em poucas horas. O termo “Facebook Will end” foi um dos termos mais comentados na rede, segundo dados do buscador Google.

Segundo o blog Naked Security, a notícia foi postada no site ao lado de notícias do tipo “Mike Tyson é um aficionado por pombos”, “Michelle Obama está grávida” e “naves espaciais alienígenas vão atacar a terra em 2011”.

Logo no dia 09 de janeiro, 1 dia depois da postagem da brincadeira no Weekly World News, o pessoal do Facebook postou em seu perfil o seguinte aviso:

We didn’t get the memo about shutting down, so we’ll keep working away like always. We aren’t going anywhere; we’re just getting started.

Não recebemos nenhum memorando sobre desligamento algum, por isso vamos continuar trabalhando como sempre. Nós não estamos indo a lugar algum, estamos apenas começando“. Afirma o próprio Facebook. (tradução modificada do Google Tradutor)

O Facebook é considerado um dos maiores sucessos empresariais da atualidade! Fundada em fevereiro de 2004 por 3 universitários, hoje possui mais de 600 milhões de usuários e, segundo o portal Terra, teve um lucro de US$ 355 milhões só nos 9 primeiros meses de 2010. Um negócio extremamente lucrativo que, com certeza, não teria razão para acabar em 2011.

Criador e criatura!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui