18.7 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

O filho do Lula é o maior acionista da Petrobras?

- Publicidade -

Vídeo afirma que o filho do ex-presidente Lula é o maior acionista da Petrobras e que isso explicaria o aumento no preço dos combustíveis! Será verdade?

O vídeo tem pouco mais de um minuto de duração e já foi visto milhares de vezes desde a sua primeira publicação, no final de junho de 2022. Nele podemos ver trechos do ex-presidente Lula falando sobre a Petrobras, ao lado de fotos de um de seus filhos. Juntamente com os trechos de discursos de Lula, uma voz revela um suposto esquema envolvendo o filho do ex-presidente e a Petrobras: O Lulinha seria o maior acionista da empresa petrolífera!

Isso explicaria, segundo o que diz a voz no vídeo, a alta nos preços dos combustíveis, mas será que isso é verdade ou mentira?

O filho do Lula é o maior acionista da Petrobrás? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Não é de hoje que o “filho do Lula” aparece em boatos eletrônicos envolvendo grandes quantias em dinheiro. Em novembro de 2019, fizemos um vídeo explicando que o tal filho do Lula são, na verdade, três filhos e que nenhum deles esteve envolvido nos inúmeros crimes de corrupção nos quais foram acusados.

Explicamos também no vídeo que alguns dos filhos do ex-presidente Lula chegaram a ser investigados, mas que nenhum deles tem uma Ferrari de ouro e tampouco é dono da Friboi:

Quem é o maior acionista da Petrobras?

Para descobrir quem é o maior acionista da Petrobras, basta uma busca no quadro da Composição Acionária da empresa. Podemos verificar que quem detém o maior Capital Total (28,67%) e a maior porcentagem nas ações ordinárias (50,30%) é o Governo Federal!

É importante ressaltar que as ações ordinárias, as quais a União é sócio majoritária, dão direito a voto, o que dá ao governo federal o poder de indicar o presidente da Petrobras. 

O Poder Executivo, como dono da maior parte das ações, pode também escolher sete dos dez membros do conselho de administração da estatal e essa junta é quem define a política de preços dos combustíveis (incluindo aí possíveis reajustes).

- Publicidade -

Ou seja, se tem um sócio que pode interferir de alguma forma nos preços dos combustíveis, esse alguém é o governo federal…

Não encontramos reportagens ou documentos que associem o nome de qualquer um dos filhos do ex-presidente Lula a grandes acionistas da Petrobras. A única “prova” é um vídeo com uma voz anônima que não apresenta nenhuma comprovação daquilo que está afirmando.   

Por que tá tão caro?

A política da Petrobras para os combustíveis, a PPI (Política de Paridade Internacional) foi uma decisão administrativa adotada em 2016 pela Petrobras, durante o governo de Michel Temer, que equipara os preços dos derivados do petróleo do mercado interno aos de importação. 

Com a alta no dólar e a escassez de petróleo em países do mundo todo – aliada a uma falta de políticas públicas para conter a inflação aqui no Brasil – a tendência é a de que o preço dos combustíveis tenda a subir cada vez mais. 

No entanto, especialistas explicam que qualquer mudança nessa política de preços pode causar sérios problemas na Economia e que isso (alguma mudança) era algo que deveria já estar em estudo há anos (o que não parece ter acontecido com o governo atual).

Conclusão

Não é verdade que o “filho do Lula” é o maior acionista da Petrobras! De acordo com o quadro de acionistas publicado no site da empresa, o Governo Federal detém a maior porcentagem de ações da Petrobrás, o que lhe dá o poder de voto e de indicar o presidente e a maioria dos conselheiros da estatal!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui