25.9 C
São Paulo
sábado, janeiro 28, 2023

O governo mandou fechar as bombas da transposição do rio São Francisco?

- Publicidade -

É verdade que o presidente mandou desligar as bombas que levam água do rio São Francisco para o nordeste para que o povo volte a usar água de caminhão pipa?

As imagens começaram a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de janeiro de 2023 e mostram um canal totalmente seco.

De acordo com o áudio que acompanha o vídeo, o governo Lula teria ordenado o desligamento das bombas, fazendo com que o povo nordestino voltasse a ficar sem água, sendo obrigado a voltar a depender de caminhões pipa!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que acompanham o vídeo: “Já começaram a PARALISAÇÃO das bombas da TRANSPOSIÇÃO e os nordestinos voltarão a ser escravos dos carros PIPAS.” – Transcrição do vídeo: “Sabe aquele ‘vidinho’ que tinha desligado as bombas da transposição? Olha ele aqui ó. Pura verdade, hein? Hoje, 16 do 1 de 2023, aí o canal aí ó: seco! Chupa, faz o L!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

É verdade que o canal mostrado no vídeo está seco, mas isso está acontecendo no trecho desde novembro de 2022.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional esclareceu que não há liberação de água no canal mostrado no vídeo desde novembro de 2022, pois as bombas que fazem esse trabalho estão passando por manutenção.

O ministério explica que a população não está sem água, pois as operadoras locais continuam abastecendo a região, que fica no trecho inicial do Cinturão das Águas, no Ceará, feito para receber água do Eixo Norte do Projeto de Integração do rio São Francisco.

O ministério afirmou também que os problemas nas bombas haviam sido registrados em setembro de 2022:

“Os conjuntos de motobombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), tiveram as atividades interrompidas para a realização de manutenção corretiva dos equipamentos. As bombas vinham apresentando problemas desde setembro de 2022, quando houve paralisação de um destes conjuntos”

Conclusão

Não é verdade que o governo mandou desligar as bombas de transposição do Rio São Francisco para que a população fosse obrigada a consumir água de carros pipa! O local filmado apresentou falhas em suas bombas, o trecho foi desativado desde novembro de 2022 e voltará a funcionar somente após o término da manutenção. O Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou em nota que a população da região não foi afetada, pois continua sendo abastecida por operadoras locais!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui