today-is-a-good-day
23.9 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024

O homem que tentou explodir uma bomba em Brasília trabalha na Petrobras e é petista?

- Publicidade -

É verdade que George Washington de Oliveira Sousa, autor da bomba que ia explodir em aeroporto de Brasília, trabalha na Petrobras e por isso é petista?   

As publicações começaram a se espalhar através das redes sociais no final de dezembro de 2022, pouco tempo depois da divulgação do nome do homem que tentou explodir uma bomba em um aeroporto em Brasília, na véspera de Natal. Segundo que se espalhou, George Washington de Oliveira Sousa faz parte do sindicato da Petrobras, além de ser vinculado ao Partido dos Trabalhadores.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas através de grupos de WhatsApp: “Bolsonarista fake! O responsável pela bomba no aeroporto de Brasília! Pertence ao sindicato da Petrobrás e é petista!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 24 de dezembro de 2022, a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu o até então suspeito de ter tentado explodir um caminhão de combustível em Brasília. Durante o interrogatório, o homem confirmou ter sido ele o autor da tentativa terrorista e se declarou bolsonarista, além de confirmar ter participado do acampamento criado em frente ao quartel-general do Exército na capital federal em protesto golpista contra a Democracia. 

Uma busca feita pela Polícia no apartamento do criminoso encontrou cinco outras bombas semelhantes à que ele usou no caminhão, além de armas (dentre elas, um fuzil).

O homem, um empresário do ramo de gás no estado do Pará,  se declarou apoiador incondicional do presidente Jair Bolsonaro, como podemos ver em publicações feitas por ele em suas redes sociais:

Também não encontramos o nome do sujeito na lista de filiados do Partido dos Trabalhadores.

Ele é do sindicato da Petrobras?

A alegação de que o homem preso trabalha no sindicato de funcionários da Petrobras é falsa! Tudo se baseia em uma busca feita no site Jusbrasil, que cataloga todos os processos brasileiros. No entanto, uma busca por processos contendo o nome do autor da bomba nos leva a esse, com o título “Embargado: SITRAMICO – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Pará”. Ou seja, não se trata de “um sindicado de funcionários da Petrobras”.

- Publicidade -

No depoimento que deu à Polícia, George afirma residir na cidade de Xinguá (ou Xinguará), no estado do Pará e trabalhar como gerente de posto de gasolina.

Uma busca nos mostra que ele é proprietário de uma empresa chamada “G W PETROLEO”, cuja razão social é “G W DE O SOUSA & CIA LTDA – EPP”, sob o CNPJ 07.359.880/0001-36. A empresa foi aberta em maio de 2005.

Conclusão

Não é verdade que o homem que tentou explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília trabalha em um sindicato da Petrobras e tampouco há provas de que ele seja admirador do Partido dos Trabalhadores!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui