Connect with us

E-farsas

Flávio Dino irá bonificar todo policial que bater em manifestantes?

Crimes

Flávio Dino irá bonificar todo policial que bater em manifestantes?

Manchete afirma que o futuro ministro da Justiça Flávio Dino teria afirmado que irá bonificar os policiais que baterem nos manifestantes que protestam contra a Democracia! Será verdade?

A imagem que teria sido retirada do portal de Notícias G1 começou a se espalhar no fim de dezembro de 2022 e reproduz uma promessa supostamente feita por Flávio Dino, futuro ministro da Justiça, a respeito da repressão aos atos antidemocráticos que tomam conta de algumas cidades do país.

Segundo o que diz na manchete da reportagem assinada por José Mendes, Dino teria prometido dar uma bonificação para todo o policial que bater nos arruaceiros e, dessa forma, acabar com os protestos ainda na primeira semana de janeiro de 2023. Mas será que ele fez essas afirmações mesmo? 

Verdade ou mentira?

Fizemos buscas por “Flávio Dino” no portal G1 e não encontramos nenhuma notícia semelhante a essa. No dia 26 de dezembro de 2022, Dino declarou ao portal que as Forças Armadas estão em risco, mas nada a respeito de bonificar policiais que partirem para a agressão.

Em nota dada ao site Poder360, Flávio Dino disse que os atos ocorridos na frente dos quartéis são “incubadoras de terroristas” e que sua gestão irá ampliar as medidas que já estão sendo tomadas para acabar com essas manifestações.  

Uma busca nas redes sociais do futuro ministro também não retorna nenhuma menção à bonificação de policiais que agirem com violência contra manifestantes.

Procuramos pelo repórter José Mendes, que teria assinado a reportagem, e não encontramos seu nome entre os integrantes da equipe do G1.

Outro detalhe é que a manchete falsa tem uma pequena diferença em relação às manchetes reais do G1. No subtítulo, todos os textos são finalizados com um ponto final, enquanto à falsa não tem.

Conclusão

É falsa a manchete com promessa de Flávio Dino em bonificar policial que bater em manifestantes! 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

To Top