20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

O MEC abriu edital para distribuir vibradores nas escolas?

- Publicidade -

É verdade que o Diário Oficial da União publicou edital de licitação do Ministério da Educação para a compra de 500 mil pênis de borracha?

A notícia vibrante apareceu na web no dia 08 de agosto de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, o Diário Oficial da União teria publicado um inusitado edital de licitação do Ministério da Educação para a compra de 500 mil pênis artificiais de até 22 centímetros (com vibradores)!

O total da licitação, segundo o que diz a reportagem, seria de R$284.000,04 e os produtos fariam parte de um kit para que os estudantes possam ser ter um melhor entendimento sobre sua sexualidade.

Será que a notícia é verdadeira ou falsa?

O MEC abriu licitação para a compra de 500mil vibradores? Será verdade?

Verdade ou farsa?

Não há nenhuma menção à data em que o tal edital teria sido publicado no Diário Oficial. Isso, além de impossibilitar a apuração da “notícia”, ainda pode fazer com que essa história volte a circular de tempos em tempos.

Além disso, 500mil pênis de borracha a um custo total de R$284mil daria apenas R$0,57 por unidade… Dificilmente alguma empresa iria querer entrar nessa concorrência!

Origem     

Essa fake news surgiu no site Sociedade Oculta, que se assumiu como um site humorístico e adverte que suas postagens não devem ser levadas à sério (o que não impede que outros sites e blogs copiem seus textos e os espalhem como se fosse algo real!).

Podemos perceber que o texto inteiro tem a clara intenção de fazer rir, com nomes engraçados para os personagens de história etc… É bom frisar também que a postagem foi feita na seção “Lendas da Internet“, o que deixa ainda mais evidente que não se trata de uma notícia real!

Depois da publicação desse nosso artigo, os leitores nos avisaram que o texto é mais antigo do que mostramos aqui. Na verdade, o verdadeiro inventor dessa brincadeira foi o humorista Joselito Miller, em uma postagem feita em seu site no ano de 2015.

Conclusão

- Publicidade -

A notícia afirmando que o MEC teria aberto licitação para a compra de 500mil vibradores é falsa! Ela nasceu num site humorístico e rapidamente se espalhou como se fosse uma notícia real!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Seria mais importante ensinarem Economia nas escolas, pois ninguém gosta de falos, nem meninos, nem gays, nem meninas.

    Por favor doem livros do Paulo Freire, do Karl Marx, do Ludwig Mises. Todas crianças precisam aprender isso. É importante.

  2. Só sendo muito imbecil para acreditar que algo assim é verdade. A contar pela montagem completa e totalmente tosca.

    Ops. Mas imbecil é o que mais há na Internet. Incluindo os que vão me xingar por ter dito isso.

    • Será que dá pra usar essa massa cinzenta e perceber que a notícia sobre “500 mil pênis de borracha para serem distribuídos em escolas” e a sobre “a compra suspensa de 2000 para serem comprados pra uma universidade” não se tratam do mesmo caso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui