29.4 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 2, 2022

Vídeo mostra raio caindo em um rio e matando todos os peixes! Será verdade?

- Publicidade -

Incrível vídeo espalhado através do WhatsApp mostra o que seria o exato momento em que um raio atinge um barranco, fazendo ferver o fundo do rio! Será verdade?

O filme tem menos de 01 minuto de duração e começou a se espalhar através do WhatsApp e de várias redes sociais na primeira semana de agosto de 2017. De acordo com o texto que o acompanha, um raio teria atingido as margens de um rio, fazendo com que o fundo do local começasse a ferver, matando todos os peixes instantaneamente!

O texto ainda alerta para o perigo de se nadar durante uma tempestade com raios, pois apenas esse pequeno trovão teria matado todos os peixes desse rio!

Será que esse vídeo é real? É isso que acontece quando um raio atinge um rio?

https://www.youtube.com/watch?v=zNUolVFXito

 

Verdade ou farsa?

O filme é real, mas apesar de fazer bastante sucesso em 2017, sua primeira publicação foi feita no canal de uma empresa de engenharia finlandesa chamada Rannikon Merityö, em dezembro de 2012.

A Rannikon Merityö é especializada em escavação, drenagem e obras em áreas de litoral, mangue e em rios. O vídeo que se espalhou em 2017 como se fosse de um raio caindo em um rio é, na verdade, o resultado de uma detonação de bombas para afundamento do rio.

Quanto ao raio que podemos ver no começo da filmagem, trata-se do detonador usado para detonar as bombas submersas!

Fio usado para a detonação! (foto: reprodução/YouTube)

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo que se espalhou como sendo de um raio atingindo um rio é, na verdade, um trabalho de dragagem de aprofundamento de um rio na Finlândia! Não é aconselhável ficar próximo de árvores ou em rios durante uma tempestade com raios, mas se um raio cair em um rio o estrago não será tão grande como mostrado nesse vídeo! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Vocês são de mais…..quando recebi este vídeo no watsapp achei que era explosão…..kkkkkkkk……agora tenho provas…..obrigado…..voces fazem um ótimo trabalho

    • Quando um raio atinge a terra, sua trajetória é vertical e nesse vídeo vemos claramente o clarão percorrendo o solo. Recentemente vi uma reportagem de uma mulher que foi atingida por um raio enquanto estava na praia, realmente nada disso aconteceu.

  2. Ótimo trabalho público! Sítio como este faz uma importante assepsia no ambiente virtual. Agora só falta os Bolsonaristas porcalhões fechá-lo, eh!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui