today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

O Mec vai lançar Banheiro Escolar Unissex em 2018?

- Publicidade -

É verdade que o Ministério da Educação aprovou lei obrigando as escolas a implantação de banheiros unissex em 2018?
A notícia apareceu em diversos sites e blogs no final de setembro de 2017 e se espalhou rapidamente através das redes sociais. De acordo com o texto, o Banheiro Infantil Unissex será a nova ferramente para conscientização em favor da interação do publico transgênero infantil e esse novo projeto do MEC já estaria causando polêmica!

Nesse banheiro, diz a reportagem, as crianças de ambos sexo poderão partilhar o mesmo espaço sem nenhum tipo de preconceito.

A nova lei só teria vindo a ser de conhecimento publico apos uma postagem indignada do ator Alexandre Frota em seu perfil no twitter, criticando o Projeto de Lei.

Será que isso é verdade ou mentira?

O MEC vai implantar o banheiro unissex nas escolas em 2018? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 28 de setembro de 2017, vários sites publicaram a notícia afirmando que o Ministério da Educação teria aprovado uma lei obrigando que as escolas instalem banheiros unissex. Dentre eles, podemos citar como exemplo o Benefícios da Natureza que (assim como todos os que publicaram essa notícia) cita como fonte o site Sociedade Oculta – já conhecido aqui do E-farsas por criar notícias falsas e as espalhar na web.

O Sociedade Oculta (que se define como um “site humorístico”) publicou essa história no dia 27 e, como de costume, não cita nenhuma fonte. Pra quem ainda não viu, esse site é o mesmo que espalhou a fake news afirmando que o Ministério da Educação teria compra milhares de vibradores para distribuir aos alunos!

Procuramos nos perfis oficiais do ator Alexandre Frota algo a respeito e também não encontramos nada, mas graças aos nossos brilhantes e atentos leitores, fomos informados que o ator publicou sobre um banheiro unissex no dia 25 de setembro:

https://twitter.com/alefrotabrasil/status/912476756870860801

No site do MEC não há nenhuma menção!

- Publicidade -

Lembrando também que o Ministério da Educação não tem poder de aprovar uma lei. Entenda nesse link da Câmara como nasce uma lei.

Conclusão

A notícia afirmando que o MEC irá implantar banheiro unissex nas escolas em 2018 é falsa e nasceu em um site “de humor”!

Obs.: Esse artigo foi alterado às 19hs do mesmo dia da publicação para acrescentar uma postagem feita pelo ator Alexandre Frota no seu perfil do Twitter!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Não há sigilo na tramitação das leis. Todas podem ser consultadas, nas suas fases de formulação e regulamentação no site do Planalto. http://www.planalto.gov.br.

    Os cidadãos podem acompanhar e elaborar as suas reflexões e análises críticas. Fazer isto é um exercício de cidadania.

    Rita Oliveira

  2. Qual será o QI de alguém que segue e leva a sério as merdas que a bichinha neurótica da Alessandra Frota, que se diz machão e fodão pra caralho mas que bloqueia qualquer um que chalaceie as merdas que ele diz (aconteceu comigo), diz?

    Muito provavelmente deve ser menor que o número da ferradura (pois esse pessoal, nem sapato deve usar).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui