16.3 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Michel Temer deu uma joia de 228 mil euros para a esposa?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Michel Temer encomendou para sua esposa uma joia no valor de 228 mil Euros com exclusividade de uma joalheria belga?

A publicação foi feita no dia 20 de setembro de 2017 em um perfil do Facebook e foi rapidamente compartilhada através de diversas postagens nas redes sociais. De acordo com o texto, a “joia da rainha” – que tem esse nome por ter sido confeccionada pela joalheria Europ Class Belgican, conhecida por adornar a Família Imperial da Inglaterra – teria custado 228 mil euros (algo em torno de 855 mil reais) e o presidente Michel Temer a teria comprado para sua esposa, Marcela Temer!

Na imagem que acompanha a postagem podemos ver o presidente abraçado à primeira-dama e, ao lado, uma foto da joia caríssima.

Será que isso é verdade ou farsa?

Será que essa notícia é real? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A publicação do dia 20 de setembro de 2017 foi compartilhada 7 dias depois pela Fanpage Plantão Brasil, que ajudou a propagar ainda mais a informação e insinuando que o dinheiro para a compra desse presente teria saído dos cofres públicos:

Página Plantão Brasil ajudou a espalhar o rumor!

Acontece que essa postagem tem uma série de erros e de desinformações que é até estranho tanta gente ter acreditado nela…

Em primeiro lugar, o suposto presente não foi noticiado em nenhum lugar (exceto no Facebook, WhatsApp e Twitter). Nenhum jornal falou a respeito.

Além disso, a primeira-dama nem está usando as joias. Parece que esse nem é o estilo dela, como podemos ver nessa matéria do site Waufen. De acordo com essa reportagem, Marcela Temer prefere usar joias pequenas e raramente usa correntes!

Valor da joia

- Publicidade -

Na postagem que se espalhou pela web, o autor afirma que a joia custa 228mil euros, mas na imagem é mostrado que o valor “correto” seria 228.450 dólares. Mas a verdade mesmo é que a foto dessa “joia” foi tirada de um site de venda de bijuterias.

Isso mesmo! A alegada joia exclusiva que custaria quase um milhão de reais é, na verdade, uma biju que custa pouco mais de 8 dólares:

Só pra acabar de vez com essa fake news, descobrimos facilmente que a citada joalheria não existe! Uma busca por Europ Class Belgican e caímos em um site para velejadores (que nada tem a ver com joalheria)…

Ainda, para darmos os créditos corretamente ao fotógrafo, a foto mostrando o presidente abraçando a esposa foi tirada em junho de 2017 por Ailton Freitas, a serviço da Agência O Globo. A cena carinhosa foi eternizada pelo fotógrafo durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em Brasília!

Conclusão

A notícia afirmando que o presidente Michel Temer deu de presente para a esposa uma joia exclusiva no valor de 228 mil euros é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui