27.1 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

O ministro Barroso disse que Bolsonaro será reeleito só por cima do seu cadáver?

- Publicidade -

O ministro do STF teria dito durante uma live que Bolsonaro só será reeleito se passarem por cima do seu cadáver! Será verdade?

A imagem com o recorte de uma reportagem começou a se espalhar nas redes sociais no começo de abril de 2022 e voltou a ser compartilhado um mês depois também através de grupos de WhatsApp e Telegram.

De acordo com o texto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso teria dito em uma live, numa reunião com juízes franceses, que não reconhece a legitimidade da eleição do presidente Jair Bolsonaro e que ele só será reeleito se passarem por cima do seu cadáver!

Será que isso é verdade?

Texto que voltou a circular em abril de 2022: “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” declarou Barroso em live Luís Barroso, ministro do Supremo TribunaL Federal (STF) falou em uma live numa reunião com juízes franceses que não reconhece o presidente legitimamente eleito, Jair Bolsonaro e que afirmou categoricamente que não será reeleito. “Lula merece uma segunda chance” concluiu Barroso.” (Foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Na primeira vez que essa história se espalhou, no começo de abril de 2022, o STF emitiu uma nota negando que o ministro Luís Roberto Barroso havia dito a juízes franceses que “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver“.

O ministro citado ainda reiterou que:

“O Brasil vive a naturalização da mentira. Há uma nova atividade no país: a de traficante de notícias falsas. Vivemos uma decadência ética profunda”, afirmou.

Não encontramos nenhum vídeo de alguma live onde o ministro tenha feito tais declarações. Geralmente, as reuniões e audiências são gravadas e disponibilizadas no canal do TSE no YouTube, mas não há nenhum vídeo de reunião com juízes franceses em 2022.

Procuramos também na agenda oficial do ministro, no site do TSE, algum compromisso com a participação de “juízes franceses” nos últimos meses e não encontramos nada.

Conclusão

Não é verdade que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse em uma live que Bolsonaro só vencerá as eleições por cima de seu cadáver!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui