14.2 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022

O pai do humorista Fábio Porchat foi preso por desviar 1 bilhão da Lei Rouanet?

- Publicidade -

É verdade que Fábio Ferrari Porchat de Assis, pai do Fábio Porchat, foi delatado em 2016 pelo desvio de 1 bilhão de reais da Lei Rouanet?

A afirmação voltou a ser compartilhada através de grupos do WhatsApp e do Telegram na segunda quinzena de junho de 2022 e, de acordo com a publicação, o pai do humorista e apresentador Fábio Porchat teria sido delatado e preso pelo desvio de R$ 1 bilhão dos cofres públicos.

O texto afirma que os recursos teriam sido desviados da Lei Rouanet e que a prisão explicaria a raiva que o comediante teria do Governo atual!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões que voltaram a ser compartilhadas na segunda quinzena de junho de 2022: “Fábio Ferrari Porchat de Assis, pai do pseudo humorista Fábio Porchat… foi delatado em 2016 por desvio de 1 bilhão de reais na lei ROUANET. ‘O fruto PODRE não cai longe do pé’! Tai o desespero e medo do ‘pequeno’ Fábio Porchat!!!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar dessa história circular recentemente, o assunto já havia se espalhado há tempos na web, mais precisamente em dezembro de 2019. A época coincide com uma campanha feita contra Fábio Porchat e seus colegas do Porta dos Fundos, que haviam estreado um polêmico especial de fim de ano na Netflix sobre a “Primeira Tentação de Cristo”.

Para descobrir a verdade sobre a afirmação de que o pai do Porchat teria sido delatado em um esquema de corrupção de R$ 1 bilhão, bastou uma rápida busca no Google. Logo nos primeiros resultados, de notícias veiculadas na imprensa, podemos ver que o nome do pai do humorista Fábio Porchat chegou a ser citado em um depoimento sobre supostas fraudes em livros fiscais para sonegação de impostos.

Segundo uma testemunha (que não cita diretamente o empresário) o esquema fraudulento envolvendo o grupo Bellini Cultural teria sido feito com a ajuda da Academia Latino-Americana de Artes (ALA), essa dirigida pelo pai de Fábio Porchat.

É bom deixar claro que o Fábio (o pai) deu entrevistas na época, negando envolvimento com qualquer irregularidade, além de provar que entregou toda a documentação – livros fiscais e demais documentos – para as autoridades.

Não houve nenhuma denúncia contra o empresário, que – como dissemos lá em cima – era diretor na Academia Latino-Americana de Artes na ocasião. Em 2018, o Ministério Público ofereceu 27 denúncias de fraude no uso de Lei Rouanet envolvendo o Grupo Bellini Cultural e, como podemos ver, o nome do pai do Fábio Porchat não é citado nenhuma vez!

Conclusão

- Publicidade -

Não é verdade que o empresário Fábio Ferrari Porchat de Assis, pai do Fábio Porchat, foi delatado em 2016 pelo desvio de 1 bilhão de reais da Lei Rouanet. Seu nome apareceu em reportagens da época por ser o diretor de uma academia de artes associada ao Grupo Bellini Cultural, alvo da Operação Boca Livre!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui