14.2 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022

Outdoors homofóbicos estão sendo colocados no Qatar pelos organizadores da Copa do Mundo?

- Publicidade -

É verdade que os organizadores da Copa do Mundo de futebol no Qatar estão espalhando painéis anti-lgbt nas ruas do país?

A imagem surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2022 e mostra um enorme painel instalado em uma rua com imagens de uma família sendo protegida do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+, por um guarda-chuvas onde pode-se ler a inscrição em árabe “al-Sharia” (que é a lei islâmica).

A ilustração dá a entender que o islamismo protege as famílias contra a homossexualidade e o texto que acompanha a foto afirma que a organização da Copa do Mundo de futebol, que será realizada esse ano no Qatar, estaria espalhando os cartazes pelas ruas do país como um alerta para os turistas e torcedores.

Será que essa história é real?          

Texto de uma das versões compartilhadas na segunda quinzena de junho de 2022: “Quero ver no Qatar as manifestações e chiliques por estarem colocando outdoors por toda cidade  anti LGBT. Os muçulmanos não vão aceitar nenhuma militância gay durante o evento da copa do mundo 2022. Será que vão ter coragem de impor o LGBTQIA para os muçulmanos” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O outdoor é real, mas ele não foi instalado no Qatar e tampouco se refere à Copa do Mundo que será realizada naquele país em 2022!

O painel foi instalado no país vizinho, Barém (ou Bahrein), como um protesto contra o mês do Orgulho LGBT, ocorrido todos os anos em junho. 

Em uma busca no Twitter, descobrimos que a primeira conta a publicar a ilustração foi a do perfil da Sociedade de Orientação Islâmica do Bahrein, no dia 07 de junho de 2022:

O local da instalação do painel visto de outro ângulo:

- Publicidade -

O outdoor foi instalado ao lado da mesquita Sheik Al Jazi, marcada na foto em vermelho! (foto: Reprodução/GDN)

O site de checagem de fatos Misbar encontrou no Google Maps o local onde o outdoor foi instalado. Segundo o Misbar, o painel estava ao lado da mesquita Sheik Al Jazi, localizada no centro islâmico:

Conclusão

A foto de um outdoor homofóbico, com uma ilustração mostrando uma família sendo “protegida da homossexualidade” pelo islamismo não foi tirada no Qatar e tampouco tem a ver com a Copa do Mundo que será realizada em 2022 naquele país! O painel anti-lbgt foi instalado numa mesquita do país vizinho, Barém, em protesto ao mês do Orgulho LGBT! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui