Connect with us

E-farsas

Um programa da TV portuguesa desclassificou uma participante que não sabia o nome dos habitantes da Lua?

Cinema / TV

Um programa da TV portuguesa desclassificou uma participante que não sabia o nome dos habitantes da Lua?

O vídeo do trecho de um programa de TV de Portugal desclassificando uma participante que se recusou a responder quem são os habitantes da Lua é verdadeiro ou falso?

O trecho de um programa de perguntas e respostas, apresentado por uma mulher com sotaque lusitano, voltou a ser compartilhado através das redes sociais na segunda quinzena de junho de 2022. Nele podemos ver a apresentadora Margarida perguntando para a participante chamada Matilda qual é o nome dos habitantes da Lua e, mesmo dando algumas alternativas, a moça se recusa a responder, afirmando que não tem ninguém habitando o nosso satélite natural.

Com essa resposta, Matilda é desclassificada, perdendo o jogo…

Será que esse vídeo é de um programa de TV real?

O caso aconteceu em Portugal?

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?

O vídeo que fez sucesso em junho de 2022 é um recorte de um vídeo maior, de pouco mais de 2 minutos de duração, e faz parte de um programa de comédia português chamado Desliga a Televisão. Apresentado por 18 atores e comediantes, o programa estreou em Portugal em setembro de 2019 na TV RTP1 e durou até o final do mesmo ano.

O Desliga a Televisão era composto de várias esquetes de humor que se revezavam a cada edição e um deles se chamava “Deves Ter a Mania” – uma paródia do show de perguntas e respostas Quem Quer Ser um Milionário.

No vídeo abaixo podemos ver a esquete completa:

Na cena estão as atrizes portuguesas Susana Mendes (no papel de apresentadora) e Ana Guiomar (como a participante).

No site da RTP1 estão disponíveis os episódios completos!

Conclusão

O vídeo que mostra uma mulher sendo desclassificada de um programa de perguntas e respostas por não responder quem são os habitantes da Lua é falso! Trata-se de um trecho retirado de um programa de humor português de 2019! 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Cinema / TV

To Top