15.2 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

O presidente da Coreia do Sul entregou presentes para Bolsonaro e orou com ele?

- Publicidade -

É verdade que o presidente da Coreia do Sul se encontrou com Jair Bolsonaro durante sua passagem por Nova York, em junho de 2022?

O vídeo compartilhado na segunda semana de junho de 2022 mostra o presidente Jair Bolsonaro recebendo presentes de um homem de terno e textos que o acompanham afirmam se tratar do presidente da Coreia do Sul, mas que a mídia esquerdista estaria escondendo o encontro tão importante!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas através de grupos do WhatsApp em junho de 2022: “Olhem o que o presidente da Coreia do Sul fez com o presidente Bolsonaro. Isso você não verá na mídia esquerdista!!!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 09 de junho de 2022, o presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva desembarcaram nos Estados Unidos para cumprir agendas relacionadas à IX Cúpula das Américas, em Los Angeles.

Após a visita do presidente aos EUA, várias histórias começaram a se espalhar através das redes sociais envolvendo o chefe do Executivo. Algumas delas, claramente falsas!

É o caso do vídeo que foi compartilhado através de grupos no WhtasApp e Telegram, mostrando um homem entregando presentes e orando ao lado de Jair Bolsonaro. O texto afirma se tratar do presidente da Coreia do Sul, mas a verdade é que o homem é o pastor sul-coreano Ock Soo Park, fundador da igreja Missão Boa Notícia e da ONG Comunhão Internacional de Jovens.

O vídeo espalhado é um recorte de outro maior, de 9 minutos de duração, retirado do perfil oficial de Jair Bolsonaro no Facebook. As imagens foram feitas durante uma live feita na página do presidente no Facebook no dia 7 de junho de 2022

O pastor Ock Soo Park – que não possui nenhum cargo no governo do seu país – participou do Congresso de Líderes Cristãos, realizado em Brasília.

O presidente da Coreia do Sul se chama Yoon Suk-Yeol e, como podemos ver abaixo, não se parece nada com o homem do vídeo:

- Publicidade -

Yoon Suk Yeol é o 20º presidente da Coreia do Sul! (foto: Reprodução/Wikipédia)

Conclusão

O vídeo que mostra um homem entregando presentes e orando ao lado do presidente Jair Bolsonaro é o pastor evangélico Ock Soo Park, que não tem nenhum cargo político. O encontro aconteceu em Brasília, dois dias antes da viagem de Bolsonaro para os Estados Unidos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui