15.3 C
São Paulo
terça-feira, outubro 4, 2022

O papa apareceu em público mostrando um livro da banda de rock Slayer?

- Publicidade -

É verdade que o papa Francisco mostrou ao público um livro com o símbolo da banda de trash metal Slayer estampado na capa?

A imagem se espalhou através dos grupos de WhatsApp na segunda quinzena de setembro de 2018 e despertou a curiosidade de muita gente. Nela podemos ver o papa Francisco com as mãos erguidas, mostrando um livro grande com o símbolo da banda Slayer.

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Será que essa foto é verdadeira ou falsa? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Uma rápida análise na imagem e já podemos notar imperfeições que denunciam a fotomontagem. As sombras em volta dos dedos do sumo pontífice mostram que o símbolo da banda Slayer foi colado ali por cima de outra foto do papa Francisco.

A foto original é essa, tirada no final de março de 2018, no Vaticano. O papa mostra o Evangelho durante a celebração de uma Missa Crismal na Basílica de São Pedro:

Reprodução/Vaticano

Outra vez?

Essa não foi a primeira vez que criadores de boatos envolvem o papa Francisco em fake news relacionados ao rock. Em 2014, por exemplo, desmentimos aqui a história afirmando que Jorge Mario Bergoglio era fã e usava a camisa da banda Black Sabbath antes de virar o líder da Igreja Católica:

Papa era fã de heavy metal? (Foto: Reprodução/Facebook)

Conclusão

A foto mostrando o papa segurando um livro com o símbolo da banda Slayer é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui