20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

O personagem Cascão tomou banho pela primeira vez por causa do coronavírus?

- Publicidade -

É verdade que os produtores da revista da Turma da Mônica fizeram uma edição onde o personagem Cascão toma banho pela primeira vez para conscientizar o povo para o coronavírus?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de março de 2020 e mostra o personagem das histórias em quadrinhos Cascão – da Turma da Mônica – tomando banho debaixo de um chuveiro.

O texto que acompanha a ilustração afirma que o menino que nunca tomou banho finalmente resolveu se lavar para ajudar na conscientização da higiene na contenção do contágio pelo coronavírus.

Será que isso é verdade ou mentira?

É verdade que o Cascão tomou banho pela primeira vez por causa do coronavírus? (imagem: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 13 de março de 2020, a equipe responsável pelas redes sociais da Turma da Mônica publicou em seus perfis do Twitter e Instagram uma ilustração mostrando os personagens Luca, Jeremias, Cebolinha e Mônica em torno do Cascão em frente a uma pia.

Na legenda, um alerta: “Já lavaram as mãos? Esta é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus. E como a transmissão acontece também por contato físico, quando as gotículas alcançam mucosas do olho, nariz e boca, o melhor é evitar beijos e abraços. Não é desprezo, é apenas proteção”.    

A campanha foi bem recebida entre os leitores da revista em quadrinhos, mas não mostra o Cascão lavando as mãos de fato.

Quanto à imagem mostrando o personagem avesso à água tomando banho no chuveiro é de 2015 e foi feito pelos estúdios Mauricio de Sousa como uma brincadeira para o dia 1º de abril daquele ano

- Publicidade -

(Reprodução/Mauricio de Sousa Produções)

Mesmo assim, precisamos parabenizar o trabalho deles pela campanha e pela cartilha feita pelos estúdios Mauricio de Sousa sobre o coronavírus:

https://www.instagram.com/p/B9zyIgcHKIB/?igshid=1lqmaa5bp152v

Esse seria o primeiro banho do Cascão?

Se essa imagem fizesse mesmo parte do universo da Turma Mônica (se fosse “verdade” mesmo que o personagem tivesse tomado banho em 2020), não seria a primeira vez que isso teria ocorrido.

Em uma tirinha publicada no jornal Folha de São Paulo, em 1983, Cascão entrou na água para ajudar vítimas de uma enchente que deixou mais de 200 mil pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná:

Reprodução/Folhinha

Atualização – 28/03/2020

No dia 27 de março de 2020, Mauricio de Sousa publicou em seu perfil no Twitter uma ilustração oficial mostrando o personagem finalmente lavando as mãos! No texto que acompanha a imagem, Mauricio explica que o medo do Cascão foi superado pela solidariedade:

Conclusão

O personagem Cascão não tomou banho para ajudar na conscientização dos cuidados contra o coronavírus!

Obs: Esse artigo foi alterado no dia 28/03/2020 para acrescentar uma postagem feita pelo próprio Mauricio de Sousa, no dia 27/03/2020, de uma ilustração mostrando o personagem Cascão finalmente lavando as mãos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui