23.6 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022

A Medida Provisória 922 vai suspender o pagamento da aposentadoria dos idosos flagrados na rua?

- Publicidade -

É verdade que uma medida provisória assinada pelo Governo vai suspender o pagamento de aposentadoria dos idosos que forem pegos andando pelas ruas?

O alerta com os logotipos do Governo Federal e da Previdência Social do surgiu nos grupos de WhatsApp na segunda quinzena de março de 2020 e se espalhou também através do Facebook e do Twitter. De acordo com o texto, uma medida provisória assinada pelo governo autoriza a suspensão do pagamento de aposentadoria a todos os idosos que forem pegos na rua.

A MP, segundo o alerta, também estipula uma multa no valor de R$ 1.045 para filhos e netos que deixarem os idosos saírem à rua.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto do alerta compartilhado nas redes sociais: “De acordo com a Medida Provisória nº 922 de 18 de março de 2020, o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir do dia 20/03/2020 terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. Filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados com multa de R$ 1.045,00 (Mil e quarenta e cinco reais). essa medida foi feita para assegurar a saúde pública/privada da ameaça atual do COVID19.

Verdade ou mentira?

De acordo com o site do Senado Federal, a Medida Provisória nº 922 foi assinada em 28 de fevereiro de 2020 e não no dia 18 de março de 2020 (como diz o alerta). Outro detalhe importante é que a MP trata da da contratação temporária de servidores civis federais aposentados pelos órgãos da administração federal para ajudar a diminuir a fila do INSS (que conta com mais de 1,3 milhão de pessoas no aguardo de benefícios).

Em uma busca no site da Previdência, não encontramos nada a respeito.

Conclusão

Apesar da recomendação dos especialistas seja a de que os idosos evitem aglomeração e deem preferência em ficar em casa para evitar o contágio pelo coronavírus, o texto sobre uma suposta medida provisória que ameaça suspender o pagamento de aposentadoria aos idosos que forem pegos na rua é falso!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei sabendo da circulação dessa imagem. Pelo menos ela tem um motivo: Foi criada por adolescentes que queriam enganar os avós para eles não irem mais pra rua durante a quarentena e divulgada nas redes sociais como “manda isso pra sua avó para ela não ficar mais saindo de casa”.

  2. Mesmo sendo falsa, é uma notícia que acaba surtindo o efeito de manter os idosos em casa. Poderíamos falar em uma “Fake do bem” neste caso?

    • @Jaiminho o Pedreiro , não existe “Fake do bem”. O maior problema dos mentirosos (vide estória do Pinochio) é que, de tanto contar mentiras, fatalmente haverá um momento em que a maioria das pessoas não irá acreditar principalmente quando você falar uma verdade em caráter emergencial. Blogs, Whatsapp, Facebook e demais redes sociais estão indo para esse abismo, i.e., eles NÃO SÃO fontes de informações/notícias fidedignas. 😉

  3. Uma noticia fake mas boa né, esses bando de velho querendo sair na rua, enquanto a galera nao tiver a real nocao dessa merda vai morrer mais e mais pessoas e ter mais infectados, morrer n é o problema e sim o tanto de gente precisando de atendimento.

  4. Gilmar,

    Te parabenizo pelo trabalho e pela sua paciência em ter que desvendar tanta bobagem que existe neste nosso mundo…

    Seu trabalho é muito importante. Já o utilizei como referência em várias situações. Aquela postagem sobre o Nostradamus é o fim da picada mesmo. Como alguém tem tanta idiotice para escrever uma merd# daquelas?

    Falando em imbecilidade, estou escrevendo aqui de Criciúma – SC. Nesta época delicada em tempos difíceis, o site da prefeitura foi hackeado…

    Quanto à postagem dos idosos e aposentadoria etc,etc,etc… Puxa vida, quem escreve uma porcaria desta não tem mais o que fazer?

    Abração a você, ao seu colega Pirula e congratulações pelo trabalho.

    Arildo Sônego

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui