Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A Medida Provisória 922 vai suspender o pagamento da aposentadoria dos idosos flagrados na rua?

Dinheiro

A Medida Provisória 922 vai suspender o pagamento da aposentadoria dos idosos flagrados na rua?

A Medida Provisória 922 vai suspender o pagamento da aposentadoria dos idosos flagrados na rua?

É verdade que uma medida provisória assinada pelo Governo vai suspender o pagamento de aposentadoria dos idosos que forem pegos andando pelas ruas?

O alerta com os logotipos do Governo Federal e da Previdência Social do surgiu nos grupos de WhatsApp na segunda quinzena de março de 2020 e se espalhou também através do Facebook e do Twitter. De acordo com o texto, uma medida provisória assinada pelo governo autoriza a suspensão do pagamento de aposentadoria a todos os idosos que forem pegos na rua.

A MP, segundo o alerta, também estipula uma multa no valor de R$ 1.045 para filhos e netos que deixarem os idosos saírem à rua.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto do alerta compartilhado nas redes sociais: “De acordo com a Medida Provisória nº 922 de 18 de março de 2020, o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir do dia 20/03/2020 terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. Filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados com multa de R$ 1.045,00 (Mil e quarenta e cinco reais). essa medida foi feita para assegurar a saúde pública/privada da ameaça atual do COVID19.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Verdade ou mentira?

De acordo com o site do Senado Federal, a Medida Provisória nº 922 foi assinada em 28 de fevereiro de 2020 e não no dia 18 de março de 2020 (como diz o alerta). Outro detalhe importante é que a MP trata da da contratação temporária de servidores civis federais aposentados pelos órgãos da administração federal para ajudar a diminuir a fila do INSS (que conta com mais de 1,3 milhão de pessoas no aguardo de benefícios).

Em uma busca no site da Previdência, não encontramos nada a respeito.

Conclusão

Apesar da recomendação dos especialistas seja a de que os idosos evitem aglomeração e deem preferência em ficar em casa para evitar o contágio pelo coronavírus, o texto sobre uma suposta medida provisória que ameaça suspender o pagamento de aposentadoria aos idosos que forem pegos na rua é falso!   

Continue lendo
9 Comentários

9 Comments

  1. Luiz R. Fabri

    20 de março de 2020 em 17:00

    Pelo jeito o e-farsas vai ter muito trabalho esses dias kk

  2. Juni

    20 de março de 2020 em 19:05

    Fiquei sabendo da circulação dessa imagem. Pelo menos ela tem um motivo: Foi criada por adolescentes que queriam enganar os avós para eles não irem mais pra rua durante a quarentena e divulgada nas redes sociais como “manda isso pra sua avó para ela não ficar mais saindo de casa”.

  3. Jaiminho o Pedreiro

    21 de março de 2020 em 8:21

    Mesmo sendo falsa, é uma notícia que acaba surtindo o efeito de manter os idosos em casa. Poderíamos falar em uma “Fake do bem” neste caso?

    • Maria

      21 de março de 2020 em 21:36

      @Jaiminho o Pedreiro , não existe “Fake do bem”. O maior problema dos mentirosos (vide estória do Pinochio) é que, de tanto contar mentiras, fatalmente haverá um momento em que a maioria das pessoas não irá acreditar principalmente quando você falar uma verdade em caráter emergencial. Blogs, Whatsapp, Facebook e demais redes sociais estão indo para esse abismo, i.e., eles NÃO SÃO fontes de informações/notícias fidedignas. 😉

  4. Adyr Sebastião ferreira

    21 de março de 2020 em 9:53

    É importante que o E-farsas fique atento com esses fake news, que visam tão somente angustiar nossa já sofrida população! É um relevante serviço público!

  5. leandro

    21 de março de 2020 em 12:17

    Uma noticia fake mas boa né, esses bando de velho querendo sair na rua, enquanto a galera nao tiver a real nocao dessa merda vai morrer mais e mais pessoas e ter mais infectados, morrer n é o problema e sim o tanto de gente precisando de atendimento.

  6. Arildo Sônego

    21 de março de 2020 em 19:56

    Gilmar,

    Te parabenizo pelo trabalho e pela sua paciência em ter que desvendar tanta bobagem que existe neste nosso mundo…

    Seu trabalho é muito importante. Já o utilizei como referência em várias situações. Aquela postagem sobre o Nostradamus é o fim da picada mesmo. Como alguém tem tanta idiotice para escrever uma merd# daquelas?

    Falando em imbecilidade, estou escrevendo aqui de Criciúma – SC. Nesta época delicada em tempos difíceis, o site da prefeitura foi hackeado…

    Quanto à postagem dos idosos e aposentadoria etc,etc,etc… Puxa vida, quem escreve uma porcaria desta não tem mais o que fazer?

    Abração a você, ao seu colega Pirula e congratulações pelo trabalho.

    Arildo Sônego

    • Gilmar Lopes

      22 de março de 2020 em 12:44

      Valeu!

  7. Cleiton Alberto

    22 de março de 2020 em 7:39

    Esse Fake News vou ficar calado só para minha mãe ficar em casa… Kkkkkk

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo