Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Fotos mostram caixões enfileirados de vítimas do coronavírus na Itália! Será verdade?

Conspirações

Fotos mostram caixões enfileirados de vítimas do coronavírus na Itália! Será verdade?

Fotos mostram caixões enfileirados de vítimas do coronavírus na Itália! Será verdade?

Será que as fotos mostrando inúmeros caixões enfileirados são mesmo dos corpos das vítimas do coronavírus na Itália?

As imagens começaram a circular nas redes sociais na segunda quinzena de março de 2020 e se espalharam também através de grupos de WhatsApp. Nas fotos podemos ver inúmeros caixões colocados lado a lado em um local e, segundo o texto que as acompanham, seriam de vítimas italianas do coronavírus que estavam esperando pelo sepultamento.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que foram compartilhadas nas redes sociais: “Caixões enfileirados no Bérgamo (província no norte da Itália) esperando o sepultamento. Hoje já tivemos a informação de que não existem mais postos de terapia intensiva nessa região, mas as mortes continuam a subir. Estão morrendo em torno de 250 a 300 pessoas por dia na Itália por causa do Corona Vírus. Brasileiros, por favor, parem de brincar com isso ou iremos ver uma devastação no país!

Verdade ou mentira?

Apesar das imagens ganharem atenção após grande aumento de compartilhamentos nas redes sociais em março de 2020, elas não tem nada a ver com o surto do COVID-19.

Uma busca reversa por essas imagens e descobrimos que esses caixões são de um desastre ocorrido em 2013, na ilha siciliana de Lampedusa, no sul da Itália. 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em outubro daquele ano, o barco onde cerca de 500 imigrantes tentavam chegar ao país afundou, matando mais de 180 tripulantes! Dados posteriores chegaram ao número de 366 desaparecidos… Não foram encontrados todos os corpos.

A foto é de Antonio Parrinello, a serviço da Agência Reuters. 

Número de mortos

Números oficiais apontam que já são 64 mil infectados pelo novo coronavírus na Itália e, destes, cerca de 6.000 morreram em decorrência da doença. Isso não significa que os caixões de todos os mortos foram colocados lado a lado.

Conclusão

As fotos que mostram inúmeros caixões colocados lado a lado são de um naufrágio ocorrido em 2013 e não tem nenhuma relação com o novo coronavírus de 2020!   

Continue lendo
19 Comentários

19 Comments

  1. Maria

    24 de março de 2020 em 12:48

    @Gilmar Lopes , desconsiderando essas Fake News ridículas e nojentas, estou ainda na DÚVIDA se o evento Corona Vírus é exagerado (sensacionalismo político-midiático-digital), se é realmente grave e sério o problema e/ou se são as duas coisas (paradoxo). O próprio Drauzio Varella disse que há um “exagero” por parte da mídia ao noticiar os fatos mas, ao mesmo tempo, ele diz em vídeo que quem “minimiza” o Corona Vírus é um “irresponsável”. Tá muito CONTRADITÓRIO e CONFUSO isso daí. 😐

    • Joe

      24 de março de 2020 em 14:14

      É muito difícil de terminar o quanto o Sars-cov-2 é realmente perigoso e o quanto é sensacionalismo. A pandemia só começou, não se sabe o total de infectados em relação aos mortos para fazer uma estimativa correta do assunto.

      No entanto a comparação com a Gripe de 1918 é relativamente exagerada, já que existem alguns erros nos cálculos feitos sobre a taxa de mortalidade de gripe espanhola. A Covid-19 é menos mortal que a gripe espanhola (por enquanto) e o mundo evolui muito desde então, principalmente na parte da higiene.

      No entanto, como eu disse, o vírus é muito novo, faltam dados, faltam informações e a demora de certos governos em responder à crise piorou a forma de termos uma análise do quanto o vírus realmente ameaça à saúde mundial.

      O que sabe que ele é mais virulento que o H1N1, que contaminou 500 milhões e pessoa (alguns estimam que foram 1.4 bilhões). Por enquanto, o jeito é se cuidar e não tentar descobrir por si só o quanto a mídia está exagerando.

      • Maria

        25 de março de 2020 em 19:30

        @Joe , @Michele, @Alexandre Mendes , hummm… 😐 Pelas opinião pessoais de vocês, cautela e prudência são as melhores soluções por enquanto. Eu também prefiro dar mais crédito a Cientistas, Especialistas e Órgãos Competentes (Médicos, Infectologistas, OMS, YouTubers com selo de certificação científica etc) no assunto. 🙂

    • Alexandre Mendes

      25 de março de 2020 em 5:22

      A pergunta é simples, qual seria o motivo dos governos estaduais estarem gastando milhões em seus estados com as ações contra a pandemia? Vc acha que por acaso tudo isso é uma grande encenação e que todos eles estão macomunados com a grande ordem mundial satânica? Aqui na minha cidade, uma capital o Prefeito esta positivo, o governador faz lives todos os dias prestando contas… Tudo isso é falso? então estão todos, todos errados e somente o Presidente está certo? Acho que antes da duvida cabe um pouco, ao mesno um pouco de discernimento! e sobre o Drausio Varela,o video é de janeiro e quem postou foi um ministro da equipe do governo com proposito politico? Será mesmo que precisa de mais? Vc prefere acreditar em que? Nos fatos ou no presidente que alfineta emissora de tv em pronunciamento oficial?

      • Giba

        26 de março de 2020 em 1:00

        Concordo!

      • Maria Ângela

        28 de março de 2020 em 15:26

        Ótimo comentário!

    • Michele

      25 de março de 2020 em 17:06

      Até onde eu sei, o problema do Covid-19 não é nem a sua letalidade, tanto que vai passar como “gripezinha” pela grande maioria dos infectados. Problema é que a transmissão dele que pode ocorrer durante o período em que a pessoa estiver assintomática que acontece desde a contaminação até os primeiros sintomas, o que pode levar muitas pessoas (principalmente do grupo de risco) a terem severas complicações depois de alguns dias e colapsando o sistema de saúde (já que muita gente vai procurar ajuda médica ao mesmo tempo). O sistema de saúde fica tão sobrecarregado que não consegue atender a demanda, e o resultado é o que a gente vê da Itália e Espanha atualmente.

      • Giba

        26 de março de 2020 em 0:59

        Certíssima!

    • Gustavo Lins

      25 de março de 2020 em 19:01

      Simples, o Dráuzio falou de exagero antes da pandemia chegar no Brasil.

      • Rei Drogado

        26 de março de 2020 em 9:22

        Sim, e agora ele mudou o discurso frente à gravidade da situação. Você veja como as pessoas podem se equivocar, e, ao contrário de alguns presidentes do Brasil (cof cof Bozo), admitir o erro e mudar de posição é algo saudável e deve ser praticado por todos. Por exemplo, conheço vários gadomínions que perceberam a burrada que fizeram ao escolher 17 nas urnas, e mudaram de posição ao ver as hagadas do “minto”… só não vê quem é gado.

        • Vilma santos do Nascimento

          12 de abril de 2020 em 16:33

          Eu votei e não me arrependo, vou votar de novo 2022 pior é os jumentos que ainda conseguem defender e gostarde um bandido luladrão! #bolsonarotemrazão 💛💚💛 Brasil acima de td e Deus acima de todos!

          • Rei DroGado

            23 de abril de 2020 em 20:30

            Além de adestrada, é burra. Primeiro caso de cruzamento de gado + burro + passador de pano + defensor de político! Burrice acima de tudo, bovinice acima de todos!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Márcia de souza

      26 de março de 2020 em 9:27

      Minha cabeça já deu foi um nó evido o máximo de ver notícias pq não sei ser e verdade ou metiras🤷

  2. Jose Silva

    25 de março de 2020 em 10:24

    Gilmar, foi postado um vídeo há 10 horas atras cujo link envio abaixo, em que o ministro da defesa de Israel diz que para conter o coronavírus as pessoas jovens precisam pegar e circular livremente para se imunizar. Me parece estranho, dado que Israel adotou medidas de contenção há mais de 5 dias. Pode verificar a veracidade do video por favor? https://youtu.be/u9XE3UL-hMc

    • Maria

      25 de março de 2020 em 23:23

      @Jose Silva , parece ser verdadeiro. Entretanto, eu acredito que essa “tese” de deixar o vírus circular livremente, contraí-lo para depois tentar ganhar imunidade é ESTUPIDAMENTE ARRISCADO e PERIGOSO! É por isso que existem VACINAS preventivas no qual, geralmente, introduz-se um patógeno morto, inativo, enfraquecido e/ou partes dele nas pessoas para ganhar imunidade. É mais seguro desta forma. Além do mais, mais uma vez esse político mostra INSENSIBILIDADE, FALTA DE EMPATIA/SOLIEDARIEDADE, DESPREZO, DESPREOCUPAÇÃO etc em relação aos idosos, como o Trump, Bolsonaro, Roberto Justus, Junior Durski, Luciano Hang etc. Como é que você irá isolar idosos, sendo que muitos moram em família na mesma casa? Os jovens que contraíram o vírus lá fora podem trazer o problema para dentro de suas casas. 😐

    • Giba

      26 de março de 2020 em 0:58

      O canal é do lixo do filho do BOZO! KKKKKKK

  3. sydney

    30 de março de 2020 em 20:54

    Eu não mudei.

  4. Luiz Ronaldo

    3 de abril de 2020 em 11:23

    Eu vivo em Madri, minha esposa trabalha na saude pública e eu em serviços essenciais, e posso afirmar que isso nao é uma “gripizinha” como diz alguns, só em Madri já separaram dois centros comercias que tem pista de patinagens e um edificio para improvisar morgue por nao ter mais onde botar cadaveres. E vocês ainda tem duvida?
    https://elpais.com/espana/madrid/2020-04-03/la-comunidad-de-madrid-prepara-una-tercera-morgue-en-la-pista-de-hielo-de-majadahonda.html

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo