18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

O Plantão da Globo noticiou a impugnação da candidatura do Lula?

- Publicidade -

É verdade que a Globo anunciou que o ex-presidente não poderá concorrer às eleições esse ano após ser barrado pelo TSE?

O vídeo começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp e do Telegram na primeira semana de setembro de 2022. Nele podemos ver o Plantão da Globo com a jornalista Renata Lo Prete noticiando o fim da candidatura do ex-presidente Lula.

Segundo a apresentadora, o voto do ministro Admar Gonzaga teria formado maioria pelo cancelamento do registro de Lula nas eleições presidenciais.

Será que isso é verdade? 

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas é de 2018 e se refere ao registro da candidatura de Lula para as eleições presidenciais daquele ano!

O detalhe que denuncia a data da notícia é a menção do nome Admar Gonzaga como sendo um ministro do TSE. Admar foi ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2017 e 2019, e atualmente é Secretário-geral do partido Aliança pelo Brasil.  

No dia 01 de setembro de 2018, a TV Globo anunciou em um plantão que os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram por 6 votos a 1 a negação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.

A Globo não esperou terminar a votação e anunciou a decisão quando os votos ainda estavam 4 a 1 contra a candidatura do ex-presidente, pois com esses números parciais, a votação já estava decidida!

A interrupção da programação ocorreu  durante o “Globo Repórter”, por volta das 23h20.

Conclusão

- Publicidade -

Apesar do vídeo noticiando o cancelamento da candidatura de Lula à Presidência ser real e circular em 2022 como sendo recente, trata-se de uma notícia de 2018! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui