16 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

Fotos mostram multidão no 07 de setembro de 2022! Será verdade?

- Publicidade -

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram multidão em desfile de 07 de setembro de 2022! Será verdade?

As fotos começaram a ser compartilhadas no dia 07 de setembro de 2022, poucas horas após desfiles cívicos das Forças Armadas realizados em várias cidades do Brasil. De acordo com o texto que acompanham as imagens, os institutos de pesquisas terão que justificar os dados, visto que a multidão estaria apoiando o candidato à reeleição presidencial, que está em segundo lugar nas pesquisas.

Será que essas fotos são mesmo de manifestações à favor de Bolsonaro em 2022?

Texto que acompanha as imagens: “Os institutos de pesquisa vão rebolar agora para se adequarem as pesquisas! A Nação Brasileira comemora 200 anos de Independência. Brasil acima de Tudo, Deus acima de Todos” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

As imagens são reais, mas foram tiradas em 2021!

No dia 07 de setembro de 2021, vários políticos publicaram essas mesmas fotos, como a deputada federal Bia Kicis, em seu perfil no Twitter:

No Facebook, vários usuários também publicaram exatamente as mesmas fotos, como nessa postagem feita no dia 07 de setembro de 2021:

A primeira foto é de autoria de Felipe Raul, a serviço do Estadão.

- Publicidade -

A segunda foto foi tirada na praia de Copacabana e encontramos publicações dessa imagem no Facebook datadas de 07 de setembro de 2021.

Quanto à terceira foto, foi tirada em Brasília e compartilhada também no dia 07 de setembro de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro:

A última foto da colagem foi compartilhada no perfil do senador Flavio Bolsonaro em 07 de setembro de 2021:

Conclusão

As fotos compartilhadas de multidões em 4 locais diferentes como se fossem registros de 2022 são de 07 de setembro de 2021!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui