Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O PT foi o único partido que não assinou o termo contra fake news?

Falso

O PT foi o único partido que não assinou o termo contra fake news?

O PT foi o único partido que não assinou o termo contra fake news?

É verdade que o Partido dos Trabalhadores foi o único partido que se recusou a assinar um termo de compromisso contra a disseminação de fake news?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de julho de 2018 e afirma que o PT teria sido o único partido brasileiro que não assinou um termo de compromisso contra fake news, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o texto amplamente compartilhado, todos os partidos se comprometeram a não espalhar notícias falsas durante o período eleitoral com o intuito de promover uma eleição limpa,  menos o PT!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O PT foi o único que não assinou termo contra fake news?

Verdade ou mentira?      

No dia 05 de junho de 2018, 10 dos 35 partidos convidados assinaram um termo de compromisso prometendo não divulgar durante o ano eleitoral as chamadas fake news.

Segundo informado pelo Tribunal Superior Eleitoral, das 35 legendas convidadas pelo TSE apenas os partidos DEM, PCdoB, PSDB, PDT, PRB, PSC, PSD, PSL, Psol e Rede concordaram com o acordo.

O termo (que pode ser lido na íntegra aqui) reúne os partidos que:

“[…]se comprometem a manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito, atuando como agentes colaboradores contra a disseminação de ‘fake news’ nas eleições 2018”.

Como trata-se apenas de um “acordo de cavalheiros“, o documento não fixa punições caso algum partido descumpra a cláusula.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Apesar de 25 partidos não assinarem do termo de compromisso, alguns sites enfatizaram que apenas o Partido dos Trabalhadores não quis participar disso, como o Jornal da Cidade.

Outros sites, como o Poder360 foram mais “amplos” e afirmaram que dois dos maiores partidos não assinaram:

o site O Imparcial foi otimista, afirmando que “a maioria dos partidos” assinou o documento:

Em entrevista ao Estadão, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse que “houve alguns empecilhos de ordem prática” que dificultaram a comunicação entre os partidos:

“Nós não anunciamos previamente que haveria assinatura de nenhum documento. Por isso que o documento definitivo será firmado no evento internacional que em breve o TSE irá realizar”, disse Fux ao jornal!

O PT se pronuncia

Em resposta à notícia afirmando que o PT teria sido o único partido a não assinar o acordo contra fake news, a senadora e presidente Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann disse no site do PT que não precisa de um documento para isso e que:

“O compromisso do PT é com a verdade e com a livre circulação de informações. Demonstramos isso na prática, sem necessidade de assinar compromissos vazios, que possam, no futuro, vir a validar ações arbitrárias contra quem quer que seja. Da forma como foi proposto pelo presidente do TSE em final de mandato, Luiz Fux, o compromisso contra fake news não passa de mais uma fake news. E não será endossado pelo PT.”

Conclusão

O PT não assinou, mas não foi o único partido a não assinar um termo contra as fake news nas eleições de 2018! Foram apenas 10 partidos dos 35 convidados que endossaram o documento feito pelo TSE!   

Continue lendo
15 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo