Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Rover Perseverance atropelou e matou a única forma de vida em Marte?

Falso

O Rover Perseverance atropelou e matou a única forma de vida em Marte?

O Rover Perseverance atropelou e matou a única forma de vida em Marte?

Notícia afirma que a NASA teria pedido desculpas ao atropelar a única vida marciana com o rover Perseverance! Será verdade?

A notícia surgiu nas redes sociais no final de março de 2021 e afirma que Diana Trujillo, diretora da missão da Nasa que levou o rover Perseverance até Marte, teria pedido desculpas publicamente por matar a única forma de vida encontrada no planeta vermelho.

Segundo o texto também compartilhado através de grupos do WhatsApp, o Perseverance teria atropelado a forma de vida marciana cinco vezes, pois o robô – que havia saído dado ré sem olhar para trás – voltava a passar por cima do organismo toda vez que ouvia um ruído.

Será que essa notícia é real?

O rover Perseverance teria atropelado e matado a única forma de vida marciana! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Fizemos buscas no site da NASA e não encontramos nada relacionado ao incidente. Também não encontramos nenhum site que comprovasse que o rover Perseverance tenha encontrado vida em Marte. Todos os sites e blogs que publicaram o ocorrido possuem o mesmo texto (com pequenas variações).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A foto usada na notícia

Através de busca reversa de imagens, descobrimos que a foto usada para ilustrar a notícia é uma montagem e foi feita em cima de uma das primeiras imagens enviadas pelo Perseverance, no dia 19 de fevereiro de 2021. Abaixo, a montagem ao lado da foto original:

Origem

Essa notícia surgiu no dia 26 de março de 2021, após publicação feita no site de língua espanhola El Mundo Today sem nenhuma fonte. O site El Mundo Today é um jornal humorístico criado em 2009 e, por possuir um layout jornalístico, pode enganar o leitor mais desatento.

Como a publicação mostra apenas uma fotomontagem mostrando uma gosma verde espalhada no solo de Marte e possui algumas características de que ser trata de uma brincadeira, acreditamos que essa deva ser uma publicação satírica que será desmentida no próximo dia 1º de abril, como parte das comemorações do Dia da Mentira.

Conclusão

A notícia afirmando que o rover Perseverance teria atropelado e matado a única forma de vida marciana é falsa! Ela surgiu em um site humorístico de língua espanhola no final de março de 2021.

Continue lendo
7 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo