20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

O sítio do Lula tem um cofre escondido ”Maior Que Uma Piscina”?

- Publicidade -

É verdade que o caseiro do sítio de Atibaia disse em depoimento que o ex-presidente Lula mandou construir um cofre escondido maior do que uma piscina?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de fevereiro de 2018 e rapidamente se espalhou também nas redes sociais. De acordo com o texto, uma bomba teria caído contra a defesa de Luiz Inácio da Silva na Operação Lava Jato. O caseiro do sítio de Atibaia, Elcio Pereira Vieira, teria dito em depoimento à Polícia Federal que durаntе as rеfоrmаѕ nо ѕítіо ԛuе ѕеrvіrаm раrа аdеԛuаr o imóvel àѕ necessidades do еx-рrеѕіdеntе Lulа, um іmеnѕо соfrе de соnсrеtо “muіtо maior ԛuе uma grаndе piscina” teria sido construído nоѕ fundоѕ do ѕítіо.

A reportagem  – que cita como fonte o repórter Luiz Solano – ainda afirma que, segundo o caseiro, um dоѕ соnѕtrutоrеѕ teria еxрlісado ԛuе “aquilo ali”, serviria para o еx-рrеѕіdеntе guаrdаr ѕеuѕ “рrеѕеntеѕ”.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Caseiro de Atibaia teria dito à Polícia que Lula construiu um cofre maior que uma piscina em seu sítio! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Uma busca por notícias a esse respeito só nos retorna sites conhecidos aqui do E-farsas por disseminar notícias falsas. Por exemplo, o site de fake news Jornal do País foi um dos primeiros a espalhar essa “notícia” e, como já mostramos aqui, esse é o mesmo site que inventou o boato afirmando que os EUA e as Nações Unidas teriam sugerido uma intervenção militar no Brasil, além de inventar também que o ex-presidente Lula teria afirmado que o juiz Sérgio Moro não viveria para vê-lo condenado.

Procuramos alguma publicação do repórter Luiz Solano, citado como fonte, mas… Nada encontrado!

Depoimento do caseiro

Conhecido como “Maradona“, Elcio Pereira Vieira é caseiro do sítio de Atibaia, onde trabalha desde 2001. Élcio prestou um único depoimento à Polícia Federal, em março de 2016, e confirmou que Lula foi “muitas vezes ao sítio” com sua família. Em momento algum é citado algo sobre um “cofre de concreto muito maior que uma grande piscina”.

O caseiro fala, sim, de um depósito ao lado da sua casa, onde foram guardadas “várias caixas de papelão” com pertences do ex-presidente Lula.

Confira o documento com o depoimento completo do caseiro à Polícia! 

Conclusão

- Publicidade -

A notícia afirmando que foi construído um cofre do tamanho de uma piscina no sítio de Atibaia e que ele seria usado para guardar o dinheiro de Lula é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas vocês são muito esquerdistas. Negam todas as benfeitorias do govero Bolsonaro.
    Por que as notícias que revelam a robalheira do governo lula vcs negam ser verdade?
    Tem coisas que seria.impossivel que.vcs soubessem, e que vcs afirmam serem verdade ou mentira.
    Por exemplo qdo vcs disseram que aquele remédio para p câncer não funcionava. Como vcs saberiam disso se uma pesquisa ainda está sendo feita ainda, portanto não dá.para provar que não cura?
    Quem disse que quem informou vocês está falando a verdade? Pra cima de moi, non!

    • Peço dois favores a você:
      Cite algumas benfeitorias do governo Bolsonaro;
      Cite provas de que aquele remédio para o câncer funciona;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui