23.3 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

O WhatsApp deixará de funcionar no Brasil em 2017?

- Publicidade -

É verdade que o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp não continuará no Brasil a partir de 2017?

A notícia apareceu na web no dia 03 de maio de 2016 e afirma que os diretores do Facebook teriam anunciado por meio de uma transmissão ao vivo que o serviço do WhatsApp será definitivamente removido do Brasil a partir de janeiro de 2017!

Mark Zuckerberg, co-fundador do Facebook e um dos “donos” do WhatsApp teria explicado que os recentes bloqueios do aplicativo no Brasil pela Justiça fizeram com que as ações da companhia caíssem muito e, com tanto prejuízo, a melhor saída seria deixar o país!

O CFO da empresa, Terry McAlyrio teria afirmado que “Cada bloqueio anunciado perdemos em média 20% do valor de mercado – o qual só volta a este patamar meses após o bloqueio ser suspenso”.

Será que essa notícia que cita como fonte o jornal americano The New York Times é verdadeira ou falsa?

Texto afirma que o WhatsApp deixará o Brasil em 2017! Será?
Texto afirma que o WhatsApp deixará o Brasil em 2017! Será?

Verdade ou farsa?

Conforme já mostramos aqui no E-farsas diversas vezes, esse texto possui várias características de um boato digital como, por exemplo:

  • Não é datado;
  • Cita nomes de pessoas “importantes” para dar mais credibilidade;
  • Trata de um assunto que chama a atenção dos leitores;
  • Carece de fontes;

A “notícia” afirma que o anúncio do fim do WhatsApp no Brasil teria sido feito através de uma transmissão ao vivo, mas não diz quando isso aconteceu. Dessa forma, quem ler esse texto daqui uns meses poderá achar que se trata de um assunto recente.   

Não há nenhum link do tal vídeo com o anúncio feito pelos diretores do Facebook sobre o fim das atividades do Whatsapp no Brasil. Igualmente, não há nenhum link com as declarações que teriam sido feitas por Mark Zuckerberg.

Uma busca por “Terry McAlyrio” só mostra sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto.

- Publicidade -

Os poucos sites que citam fontes, afirmam que essa “notícia” teria sido apurada pelo blog ‘Jornal Tribuna Popular’ e esse, por sua vez, cita como fonte a edição do dia 03 de maio de 2016 do jornal norteamericano The New York Times.

Fizemos uma busca no site do New York Times por “WhatsApp + Brasil” e encontramos apenas notícias relacionadas ao recente bloqueio do aplicativo no nosso país! Nenhuma matéria sobre o suposto fim do WhatsApp no Brasil planejado para 2017!

Ainda no site do New York times, a busca por “Terry McAlyrio” não retorna nenhum resultado! 

Em seu perfil no Facebook, Mark Zuckerberg lamentou as horas em que o WhatsApp ficou “fora do ar” e pediu para que os brasileiros se unam para garantir que isso nunca mais aconteça!

“Os brasileiros estão entre os líderes na tarefa de conectar o mundo e criar uma internet aberta há muitos anos.”, disse o fundador do Facebook.

Ou seja, parece que a intenção do “Marquinho” é continuar com o “Whats” aqui no Brasil!   

Conclusão

Os diretores do Facebook não anunciaram o fim do WhatsApp no Brasil para 2017! Esse boato surgiu em um blog que citou como fonte uma matéria do New York Times que não existe!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

31 COMENTÁRIOS

  1. Pela primeira vez gostaria que fosse verdade, assim acabaria uma das formas de transmissão de boatos imbecis e correntes estúpidas.

    Pra ficar perfeito tinham que fechar o Facebosta também.

    E colocar um teste de QI pra poder acessar a internet. Abaixo de 80 direciona pra página da Peppa Pig automaticamente.

    • Pera aí, meu filho de 2 anos gosta de assistir a Peppa, e ele tem QI acima de 80 com certeza, as pessoas q compartilham porcarias na internet, tem QI abaixo de 40… ahahhahahaha

    • se voce não gosta de Facebook ou Whatssapp não use cara ninguém tá te obrigando a nada não agora dizer que quer que encerre essas redes sociais pelo fato de voce não gostar é simplesmente idiotice deleta seu whatssapp e seu face que voce ganha mas cara engraçado né nada ninguém obriga a pessoa a usar tais redes sociais ai o outro fica exigindo fim ou cancelamento da mesma sendo que essas redes sociais é uma das mas importantes do Brasil cara so digo uma coisa a voces ou procurem adicionar pessoas melhores em suas respectivas contas ou simplesmente delete elas ficar de mimimi na internet não adiantara nada pq essas redes sociais não serão deletadas ou encerradas por causa de voces passar bem

      • só idiota tentando defender pessoas de outros paises,que passam por cima das leis,e ainda mentem.sem contar que,em todos os bloqueios judiciais,eles alegam que seria criptografado,e só depois dos bloqueios,eles informam ser criptografado?me prova ou prova a propria justiça.esta cheio de bandidos dando todos os tipos de golpes nesses aplicativos.estão acabando com a familia blah blah blah…sabem o tal recurso que vc no oculto lê a msg recebida e a pessoa não sabe;mentira,made uma msg pra um amigo,pede a ele pra não ler,e usa o recurso pra saber se ele leu.vcs vão ter uma surpresa.vcs ja leram a lista de permissoes que concedemos a esses app?”tudo é vaidade”.eles querem causar com as causas dos outros.enfim,FORAS DA LEI,ENSINANDO NOSSOS FILHOS A NAO CUMPRIR,E AINDA COMETER CRIMES.

    • minha senhora eu ou meu sr.eu…fica a criterio de cada um mas se vc não gosta de tecnologia o problema é seu,o face pode seru usado tanto pro bem como tem algumas pessoas que usam para o mal.Não é porque vc parou no tempo que os outro pagem pela sua ignorância
      .

    • Depende.

      >Será bloqueado pra sempre?
      Não.

      >Facebook desativará o Whatsapp no Brasil?
      Não.

      >Poderá ser bloqueado de novo por algumas horas/dias a pedido do judiciário?
      Sim.

  2. pessoal estamos no século ,21,a liberdade de expreção e direito de todos.o whatSaap é um meio de comunicação muito importate,não pode ser banido,só pelo fato de algumas pessoas não gostarem.Aqueles q nao gostam disinstalam,mudem os contatos.mais banir o app nao seria uma boa alternativa .

  3. Infelizmente o Facebook, whatsap e outras redes sociais são usados para postagem de muitas coisas fúteis, algumas até mesmo ilegais. Porém, o lado positivo sobressai.
    Amigos se reencontram, mensagens maravilhosas que podem ajudar muitos. É, pelo lado político vejo muito positivo. Troca de opiniões e informações importantíssimas se espalham com inacreditavel rapidez. O corruptos que abram os olhos.

  4. Creio que o whatsapp nunca deixará de funcionar. Certamente ele será praticamente perpétuo. Portanto, creio que a informação é totalmente falsa..

  5. Muitos não deram credito a esta ferramenta incrível, fácil e interativa.

    Hoje o brasileiro se comunica muito através do whatsapp, além disso este aplicativo trouxe funcionalidades para pequenas empresas onde tem aumentado a vendas, pois a comunicação com o cliente é mais pessoal.

    Por isso recomendo e vou continuar usando este aplicativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui