Reagir a assalto vai virar crime hediondo?

23
26325
Grupo dos Direitos Humanos teria forçado a criação do projeto de lei que torna crime hediondo reagir a um assalto! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

É verdade que um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pretende tornar crime hediondo a reação a assalto e a legítima defesa?

A notícia apareceu com força nas redes sociais no final de abril de 2016 e deixou muita gente em dúvida quanto à sua veracidade! De acordo com o texto, um projeto de lei apresentado na tarde de hoje na Câmara dos Deputados tornará crime hediondo a reação a assalto e a legítima defesa!

Segundo o teor do projeto, a iniciativa visa reduzir o grande número de assaltantes que são brutalmente assassinados no exercício da profissão.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Grupo dos Direitos Humanos teria forçado a criação do projeto de lei que torna crime hediondo reagir a um assalto! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Grupo dos Direitos Humanos teria forçado a criação do projeto de lei que torna crime hediondo reagir a um assalto! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Como já mostramos inúmeras vezes aqui no E-farsas, uma das características de um boato digital é que ele geralmente não é datado! No caso desse texto, ele afirma que o tal projeto de lei foi apresentado “nessa tarde“, mas ao buscarmos a respeito na internet vamos descobrir que essa “notícia” circula desde maio de 2015.

Quem lê esse texto no Facebook, por exemplo, pode achar que se trata de algo recente e dessa forma as chances dele se espalhar novamente são maiores…

Não há nenhum projeto de lei sequer parecida com essa no site da Câmara!

Na verdade, essa história começou em uma postagem no blog humorístico do Joselito Muller, feita em maio de 2015 e rapidamente se espalhou pela web. Na publicação, o redator do blog troca propositalmente o nome da deputada federal e ex-Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, por “Marília do Rosário“. 

Joselito Muller – que deixa bem claro em seu blog que nada do que é escrito lá deve ser levado a sério – é bem conhecido aqui, pois já desmentimos diversos boatos criados por ele como, por exemplo, aquele afirmando que Tiririca teria convidado o deputado Jean Wyllys para trabalhar na Praça é Nossa e muitos outros! 

Conclusão

Não há nenhum projeto de lei tornando a reação a um assalto um crime hediondo. De qualquer forma, fica aí a dica: Nunca reaja a um assalto!

23 COMMENTS

    • Se não fosse no Brasil né, Conta pra algum gringo que a Richtoffen vai sair de indulto pra dia das Mães depois de ter matado a mãe dela. Eles também não acreditam.

  1. Ai tu entra no site do Joselito, vê os comentários e nota que 90% acha que a notícia é séria. Fico assustado com a ignorância do ser humano.

  2. Pros “jênios” que comentam aqui: vcs vivem no Brasil Banânia. Então, neste caso, não duvidem que os psicopatas de esquerda podem sim propor algo estúpido assim: se vc reage a um assalto, você é o culpado!!! Não duvidem da imbecilidade de um esquerdopata!!!

  3. Gente direitos humanos e so pra bandido gente!!!!!! Alguns de vcs ja viram qdo morre um pai de familia se o direito humano vai visitar os familiares? Que lixo que lixo… que vergonha… a sociedade tem que protestar qto a esse ridiculo (se acontecer). Qdo essa deputada tiver um filho ou um pai vitima de latrocinio qro ver se ela vais ser hipocrita de dizer um ridiculo desse…

    • Ricardo vc tem toda razão em dizer que Direitos Humanos é só pra bandidos, mas não acredite em tudo o que ler, se bem que no nosso país tudo é possível. Estão até arrumando um jeito do Lula se candidatar nas próximas eleições, então meu amigo não duvido nada se esse projeto virar lei. Mas antes de se preocupar verifique a veracidade da notícia, ok? abraços.

    • Preguiça de quem não lê a Declaração dos Direitos Humanos e vem falar bosta. Sem os Direitos Humanos, que vocês acham que só defendem bandido, nem falar do governo vocês poderiam.

  4. NÃO SEI SE É VERDADE OU NÃO, MAS DO DO JEITO QUE ANDA AS COISAS NO NOSSO PAÍS É POSSÍVEL QUE SIM, E A QUE PRA NÓS!VINDO DESSES NOSSOS POLITICOS TUDO É POSSÍVEL,QUANDO SE TRATA DE SEUS INTERESSES.

  5. Como reagir a um assalto em 2019: entregue tudo que tiver ao ladrão por livre vontade, carteira, celular, relógio e aliança. Quando o marginal der as costas encha ele de bala! Até a próxima amiguinhos!

    • Vai poder atirar pelas costas? Quero ler o artigo dessa lei aí!
      Me lembrei daqueles filmes de faroeste antigos onde os pistoleiros não podiam atirar pelas costas, pois isso não caracterizaria legítima defesa. Ambos, em um duelo, deveriam estar de frente um para o outro e esperando que um dos dois saque a arma primeiro. O segundo mataria o primeiro “apenas para se defender”.
      Dário, essa parece ser uma solução fácil, mas pára pra pensar um segundo como vai ser isso. Já pensou você fecha alguém (ou é fechado) no trânsito e o outro motorista vem armado tirar satisfação?
      Infelizmente, a bala do revolver não sabe quem é o “homem de bem” e quem é o “homem de mal”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here