Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Jornal erra e diz que não vai faltar vagina! Será Verdade?

Falso

Jornal erra e diz que não vai faltar vagina! Será Verdade?

Foto mostra a capa de um jornal com a manchete dizendo que a “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vagina”, será que isso é verdade?

A fotografia seria da capa de um jornal do dia 03 de maio de 2016 circulou pelas redes sociais e nele podemos ver a manchete que diz: “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vagina”, e a frase correta seria “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vacina”!

O Jornal citado seria o Diário do Iguaçu, da cidade de de Chapecó em Santa Catarina, e que pertence a RedeComSC – a segunda maior rede de mídia impressa de SC. Formada por 5 jornais regionais que cobrem o Oeste Catarinense, onde concentram-se mais de 1 milhão de pessoas.

Mas será que o jornal Diário de Iguaçu publicou mesmo a manchete com o erro ortográfico? Seria culpa da revisão? Será que foi sabotada a impressão do jornal?

Imagem mostra erro em manchete de jornal! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Imagem mostra erro em manchete de jornal! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou Farsa?

A primeira atitude que tomamos em relação a esta fotografia, foi pesquisar se o jornal realmente existia. Em uma rápida busca conseguimos localizar o site do jornal, com isto conseguimos encontrar também a pagina do Facebook e assim chegamos a publicação que o Jornal fez no dia 03 com a imagem da capa que circularia naquele dia.

Como você já deve ter imaginado, a imagem não é verdadeira! Ela foi forjada e, na verdade, basta apenas uma ampliação na imagem que é possível ver a diferença na letra G.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Letra "G" foi feita com caneta!

Letra “G” foi criada provavelmente com caneta! Note que ela é diferente do “G” da palavra “Gerência”!

A matéria que teve uma letra alterada falava que até o final desta semana os estoques de vacina contra a gripe A H1N1 estariam restabelecidos, pois – de acordo com a matéria – devido a alta procura e por consequência do dia D de vacinação que ocorreu no dia 30 de abril, algumas unidades de saúde acabaram ficando sem a vacina para aplicar nos grupos de risco.

Mesmo se tratando de uma farsa, o Jornal Diário do Iguaçu usou as redes sociais para deixar claro que a imagem era falsa! A original é essa:

Reprodução da página original!

Reprodução da página original!

Conclusão

A foto que mostra um jornal com uma manchete que diz “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vagina”, é falsa e ela provavelmente foi adulterada com uma caneta e depois fotografada.

*Com a colaboração de Riomar Bruno!

Continue lendo
12 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo