Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os médicos descobriram uma raiz que cura câncer em 48 horas?

Conspirações

Os médicos descobriram uma raiz que cura câncer em 48 horas?

A raiz da planta conhecida como dente de leão teria a propriedade de acabar com todo tipo de câncer em apenas 48 horas! Será verdade?

Essa maravilhosa descoberta surgiu em setembro de 2016 em diversos sites e blogs, através de uma reportagem que fala das propriedades curativas da raiz do dente de leão, uma planta bastante comum no Brasil e em diversas partes do mundo.

De acordo com o texto amplamente compartilhado, pesquisadores teriam descoberto que a raiz dessa planta é mais eficaz na cura do câncer do que a quimioterapia!

O estudo teria sido conduzido pela médica Carolyn Hamm, do Centro Regional de Câncer de Windsor, que atestou que o dente de leão foi o único “tratamento” que obteve resultados com a leucemia mielomonocítica crônica. Os poderes curativos da planta podem ser revelados em apenas 48 horas depois do início do tratamento, afirma o texto.

Será que isso é verdade ou farsa?

Raiz do dente de leão cura o câncer em apenas 48 horas! Será?

Raiz do dente de leão cura o câncer em apenas 48 horas! Será?

Verdadeiro ou falso?

Já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas o perigo de se acreditar em “tratamentos alternativos” que prometem curar todo o tipo de câncer. Em setembro de 2015, por exemplo, mostramos que o tratamento a base de fosfoetanolamina era completamente ineficaz (o que vem se mostrando verdade dia após dia), mas – infelizmente – muita gente acredita nesses “milagres” e acaba deixando o tratamento convencional de lado para tentar a sorte com chazinho e pílulas mágicas e ineficazes…

O resultado pode ser fatal!!!

No caso dessa raiz, a coisa não muda de figura, pois os mecanismos usados para que o boato se espalhe são os mesmos:

  • Usa o nome de pessoas e instituições importantes para conseguir mais credibilidade;
  • Não é datada;
  • Usa um componente simples para tratar de uma doença tão grave
  • Possui um tom conspiratório (a máfia das indústrias farmacêuticas não querem que isso venha a público);
  • Pede para ser repassado;

Origens

Tudo começou com uma publicação no site de língua inglesa Health Eternally, em setembro de 2016. No texto, que foi rapidamente reproduzido em diversos outros sites (e traduzido para o português, inclusive), os autores exaltam as propriedades curativas da planta e que os cientistas estariam em polvorosa com as descobertas.

Não há estudos que comprovem a eficácia do dente de leão no combate ao câncer!

Não há estudos que comprovem a eficácia do dente de leão no combate ao câncer!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No entanto, apesar do artigo falar sobre vários “estudos recentes”, não há nenhum link para os referidos estudos. O único link importante no texto é uma reportagem publicada em fevereiro de 2012 no site canadense da rede CBC. A CBC diz no artigo que investigadores “esperam testar em breve” os efeitos benéficos da planta no combate ao câncer, mas mais especificamente a um tipo específico: a leucemia mielomonocítica crônica.

Estudos comprovam que…

É importante ressaltar que não foram feitos tais estudos posteriormente…  e que, antes disso, em 2010, estudos já mostravam que o dente de leão é ineficaz no combate do câncer!

Também não há nenhuma prova de que a tal planta cure “qualquer tipo de câncer em apenas 48 horas”.

Cadê os Papers?

Uma busca na conceituada revista científica Nature por papers a respeito do dente de leão (Taraxacum officinale), retorna apenas um estudo publicado em 2009, sobre o uso de um spray com extratos a base dessa planta para ser aplicado sob a língua de pacientes com problemas de sobrepeso. Os testes revelaram que o 5HTP-Nat pode ser usado para tratar o problema do controle do apetite em mulheres com excesso de peso durante um programa de perda de peso. Nada sobre câncer…

Em fevereiro de 2015, a Universidade de Windsor autorizou os testes com o extrato da raiz do dente de leão em pacientes com câncer terminal. Não houve, até agora, atualizações sobre esses testes.  

Um artigo publicado em dezembro de 2015 na própria CBC, fala do trabalho promissor de uma empresa em Calgary (Canadá) em cima de extratos do dente de leão. No entanto, novamente, a reportagem fala que “testes serão feitos”, mas não encontramos nenhum estudo posterior a respeito.

Contra-indicações

É bom lembrar também que não é aconselhável o consumo exagerado de infusões dessa ou de qualquer outra planta sem estar atento aos efeitos colaterais e contra-indicações. O dente de leão não é indicado para grávidas, pessoas com cálculos renais ou úlceras estomacais.

Também não se sabe se, caso essa planta ajude mesmo no combate a todos os tipos de cânceres que existem, qual seria a dosagem correta, pois, como já falamos, não há estudos (não encontramos) a respeito.

Conclusão

Não existe e nunca vai existir um único remédio que cure todos os tipos de câncer! Cada câncer é um câncer e um remédio que promete curas desse tipo (principalmente os que prometem fazer isso em apenas 48 horas) é picaretagem pura! Nunca, NUNCA MESMO, abandone o tratamento convencional para se tratar apenas com esses chazinhos.

Continue lendo
99 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo