28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Ovni aparece durante jogo de beisebol em Vancouver

- Publicidade -

Estranho objeto luminoso aparece no céu para várias pessoas que estão assistindo a um jogo de beisebol em Vancouver, no Canadá! Mas será que o vídeo é real?

O filme, de apenas 25 segundos, foi publicado no YouTube no dia 05 de setembro de 2013 e alcançou mais de 500mil visualizações (somando todas as contas onde foi postado). Nele podemos ver um estranho objeto luminoso sobrevoando próximo ao estádio Nat Bailey, localizado na cidade de Vancouver, na província de Colúmbia Britânica – Canadá!

O fato teria sido capturado dois dias antes pela câmera de um dos espectadores presentes no local, durante uma partida entre os times Vancouver Canadians e o Everett Aquasox.

ovni_vancouver
Objeto luminoso teria sido flagrado durante uma partida de beisebol em Vancouver. Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)

Seria o tal ovni uma nave alienígena?

Seria essa a prova definitiva de que não estamos sozinhos no universo?

Será que esse vídeo é autêntico?

Assista à gravação abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/irItgeBZ7ds” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

- Publicidade -

O mais estranho disso tudo é que parece que a plateia, de fato, presenciou o avistamento. Podemos ouvir aplausos no vídeo e várias delas apontando para o tal disco voador!

No entanto, a conta do YouTube onde foi postado o vídeo pela primeira vez parece ter sido criada somente para isso! O perfil Jason Fuller só tem um vídeo e, apesar de encontrarmos vários homônimos na web, não há interações desse usuário em nenhuma das principais redes sociais.

No mesmo período, apareceram vários depoimentos de outros avistamentos semelhantes em outros locais em Vancouver. Não podemos contestar a qualidade do vídeo, pois mesmo analisando o filme quadro a quadro, não encontramos sinais de adulteração (se bem que, com a tecnologia usada atualmente nos softwares de edição de imagens, está ficando bem mais difícil de descobrir montagens!).

Se havia mais espectadores no local, provavelmente outros poderiam estar portando câmeras, smartphones e outros aparelhos de captura de vídeo. Será que apenas um deles teve a ideia de filmar o tal ovni?

Essa dúvida foi sanada após uma simples busca na web! No dia 04 de setembro, alguns internautas começaram a publicar fotos do estranho objeto brilhante nos céus da cidade de Vancouver, como podemos ver no twit abaixo:

 

Seria uma invasão alienígena?

A dúvida ficou no ar por alguns dias, até que no dia 10 de setembro, a farsa foi revelada!

Em entrevista ao jornal canadense CTV News, Rob Appleton – diretor do  HR MacMillan Space Centre – confessou que o vídeo fazia parte de uma campanha marketing para atrair visitantes para a reinauguração do Teatro Planetário, que terminou sua reforma no último verão (verão deles).

Appleton explicou ao jornal que a campanha publicitária custou $500mil e que a ideia é a de “[…] mostrar à Vancouver, ao Canadá e ao mundo que você pode realmente ter uma experiência rara, explorando os novos shows emocionantes e sistema de projeção do novo teatro“.

A agência contratada criou uma nave robô com a forma semelhante ao do Centro Espacial, que foi lançado de uma colina próxima ao local. O robô foi fotografado, não só no jogo de baseball, mas em Deep Cove, Jericho Beach, e sobrevoando algumas ruas da cidade canadense.

Fachada do HR MacMillan Space Centre! (foto: Divulgação)
Fachada do HR MacMillan Space Centre! (foto: Divulgação)

Conclusão

O vídeo é real, mas o disco voador é, na verdade, um brinquedo feito para ajudar a divulgar a reinauguração de um teatro de um centro espacial!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui