Connect with us

E-farsas

Pacto com o demo! Cruz invertida dentro da moto Honda Titan

A peça em forma de cruz da Honda CG Titan! Foto 1

Conspirações

Pacto com o demo! Cruz invertida dentro da moto Honda Titan

Pacto com o demo! Cruz invertida dentro da moto Honda Titan

Desde o começo desse ano (2006), esse foi o e-mail – com suas variações – que mais recebemos em nossa caixa de entrada. De acordo com o texto, foi descoberto que a montadora de veículos Honda coloca uma cruz invertida em cada uma de suas CG Titan como parte de um pacto satanista.

É claro que uma história tão fantástica como essa não poderia deixar de passar pelo pente fino do E-farsas.com! Até onde conseguimos verificar, é que essa história é falsa, mas se baseia em alguns fatos reais!

Antes de começar a acompanhar esse nosso texto, algumas observações:

O E-farsas.com não é site de religião!

E-farsas.com respeita todas as crenças!

E-farsas.com se baseia apenas em fatos!

Se você faz parte dos milhares de céticos que visitam diariamente o E-farsas desde o começo sabe que nossos textos são baseados em fatos, apenas. A nossa missão não é discutir religião, credo ou crendices.

Caso você não concorde com o que está escrito acima, nem continue a ler. Mas ficaremos muito contentes em saber que você prosseguiu e, depois, nos mandou um e-mail dizendo o que achou de nossas pesquisas.

O texto que está circulando pela rede é confuso, e possui vários indícios de mais um hoax. São elas:

  • Possui um tom alarmista;
  • Usa o nome de empresas ou pessoas conhecidas para corroborar com o que se quer transmitir! No caso, foi usado o nome da Honda, uma das maiores montadoras de veículos do mundo!
  • Não pede para ser repassado para o maior número de pessoas conhecidas, mas “em compensação” pede para que todo mundo que tenha a peça na moto retire-a;
  • É confuso, impreciso, incoerente e inconsistente, como poderemos ler logo nas primeiras linhas:

Desde menino sempre tive dons para desenvolver projetos mecatronicos, resolvi estudar e me aprofundar no assunto, morava no Brasil e resolvi estudar no Japão pois tinha dupla nacionalide

A primeira dúvida surge logo na primeira linha. Qual o nome do tal projetista? Não aparece no texto. Muitos irão dizer que isso foi intencional, para proteger o engenheiro. Por outro lado, isso deixa o texto sem veracidade. Se o projetista já está em seu leito de morte, qual a diferença de que seja publicada ou não o seu nome?

Veja esse trecho:

“[…]aos 30 anos me formei na universidade Goyake kadani em Tókio,”

Segundo o nosso leitor, Oscar, a universidade Goyake kadani não existe. A palavra poderia teoricamente existir em japonês, mas a universidade não existe. Procurando pela mesma no google, o nosso amigo leitor encontrou apenas referencias a esta mesma corrente.

Um cara estudado como esse engenheiro poderia ter dado um depoimento com menos erros gramaticais, né não? É claro que esse texto pode ter sofrido com algumas traduções mal feitas, mas como o texto deixa subentendido, o tal funcionário é brasileiro ou morou aqui no Brasil por uns tempos. Ou então, quem transcreveu o e-mail poderia ter caprichado um pouco mais.

Procuramos nos sites de notícias e, adivinhem? Nada foi encontrado. Uma notícia “quente” como essa seria uma maravilha para os jornais, principalmente aos sensacionalistas. As únicas notícias que encontramos foram as dos jornais que desmentiam esse boato. Veja no final desse texto a relação com os links encontrados.

Próximas linhas:

[…]em dezembro de 2004 tive um sonho que aparecia uma santa dizendo pra mim procurar um centro espírita pois ela tinha uma mensagem importante para me dizer, sem acreditar muito nessas coisas pois eu sempre fui budista, eu fui a um centro, foi muito difícil encontrar um mas consegui, chegando lá falei de todos os meus problemas, e fui atendido em uma sexta-feira a meia noite, recebi uma proposta de mudança de vida, de dois exus, e aceitei mesmo sem acreditar muito nisso, fiz um pacto de sangue, onde são cortados os dois dedos mínimos e oferecidos com sangue de animais sagrados para os exus, eu também tive que tomar e fizeram em minha testa uma cruz de ponta cabeça com sangue, todo o ritual foi assistido por imagens e pessoas que faziam parte daquela comunidade espírita[…]

Veja só que salada de frutas, no caso, uma mistureba de religiões: Uma santa (subtende-se que é católica), mandando o cara (que é budista) ir a um centro espírita (que parece ser de Umbanda ou Candomblé e que depois se transforma em um outro culto de magia negra). Como já foi dito no começo dessa nossa pesquisa, não vamos discutir religião. Essa nunca foi a intenção do E-farsas.com, que é completamente ignorante nesse assunto. Pode até ser verdade essa história. O engenheiro da Honda (se é que ele existe!) pode até ter ido participar desse “ritual macabro”. Mas se isso resolve alguma coisa… aí são outros 500. Cada um com a sua crença.

Mais um pedaço do texto que deixa margem para dúvidas:

“[…]do ano ainda em 2004 recebi uma visita dos exus, eles pediam algo em troca por tudo o que ele haviam me dado inclusive o sucesso e a fama da moto, eles pediram a mim que antes do inicio da fabricação das TITANS 2005 eu deveria fazer uma peça cujo o desenho eles iriam me mostrar e se eu Aceitasse as motos iria vender cada vez mais e mais, com muita ganância eu aceitei sem ver o desenho da peça, pois eu já confiava neles, então me mostraram uma cruz no calvário e pediram para eu fizesse esta peça o mais parecido com a imagem que eu havia visto e que eu colocasse a cruz de ponta cabeça em algum lugar da moto, escondido mas tinha que ser uma peça que não tivesse serventia para nada, como as vendas estavam indo muito bem[…]”

Uma das falhas do texto é essa: Primeiro, para conseguir dinheiro, fama e sucesso, foi preciso o cara cortar os próprios dedos, beber sangue e o escambal. Depois, ele recebe uma visita dos exus e estes lhes dizem que para conseguir dinheiro, fama e sucesso (de novo?!) ele precisa colocar a peça dentro da moto. Mais ao final do texto, os exus avisam-no que para que ele mantenha o dinheiro, fama e sucesso, ele terá que fazer algo muito mais terrível: matar o próprio filho! Isso, sim! É muito mais terrível do que, simplesmente, colocar um pedacinho de plástico injetado escondido em um farol de uma moto.

Aliás, essa história de mandar alguém matar o próprio filho também é encontrado na Bíblia. Em Gênesis 22, Deus ordena que Abraão mate Isaque – seu único filho – para testar a lealdade de Seu servo. Mas isso já é outra história…

Voltando ao texto que circula pela rede, o autor do texto se valeu de uma técnica muito utilizada em relatos sensacionalistas: como o pedido de colocar a cruz invertida dentro farol da moto parece ser uma coisa simples, talvez, se o autor fizesse um pedido mais perverso, causaria mais dramaticidade à narrativa.

Pense um pouquinho: O pedido de se colocar uma cruz invertida, do tamanho de um cartão telefônico dentro de um farol, num lugar onde ninguém acharia, é muito sem graça perto do pedido de assassinar o próprio filho!

O engenheiro negou esse último pedido e, para sua infelicidade, seu filho foi assassinado mesmo assim e seus pais morreram em um acidente. Será que se ele tivesse aceito assassinar o filho, o seu filho não teria morrido? Tem um ditado que diz: “Não cairá uma folha de uma árvore, se essa não for a vontade de Deus!”

Segundo a nossa colaboradora Luciene Araujo de Lima, esse pedido que os exus fizeram ao engenheiro sem nome não é mesmo para ser mostrado a todos. Isso seria uma espécie de “acordo de cavalheiros! que serviria apenas entre eles. Ninguém precisaria ficar sabendo. “De qualquer maneira, os livros espíritas ensinam que nenhum mal acontecerá às pessoas que não sabem de nada, que não fazem parte desse pacto – como os usuários das motos – e, o engenheiro divulgando agora esse acordo, estaria causando um mal muito maior para ele do que se guardasse só para si, pois está quebrando o pacto! Aprendemos que todo o mal apenas nos fará mal se dermos abertura!”, diz ela.

Boato semelhante

Duvidas à parte, essa história se parece muito com um boato muito mais antigo, dos anos 80, que dizia que o criador do boneco “Fofão” havia feito um pacto com o diabo para vender mais bonecos. O criador do boneco teve que colocar uma faca dentro de cada Fofão para cumprir com a sua parte no acordo e mostrar que estava em dia com o cramulhão! Muitas pessoas acreditaram em tal boato e correram a abrir a barriga de seus bonecos para verificar se a suposta faca estava lá dentro. Nem é preciso dizer que nunca ninguém conseguiu provar nada.

Um dos modelos mais comercializados da Honda, a CG Titan sempre foi um sucesso de vendas por ser barata, econômica e potente.

Afinal, a peça existe mesmo?

Sim! A tão falada peça existe mesmo! E eis algumas das fotos da danada:

A peça em forma de cruz da Honda CG Titan! Foto 1

A peça em forma de cruz da Honda CG Titan!

A peça em forma de cruz da Honda CG Titan! Foto 2

A peça em forma de cruz da Honda CG Titan! (Fotos enviadas por e-mail ao e-farsas.com)

A peça existe mesmo!

Como vocês podem ver, a peça existe de fato. Só que ela tem serventia, sim! Ao contrario do que diz no texto, a tal cruz invertida e sem serventia chama-se Clamp H 25, é conhecida como “gabarito” e é usada como uma presilha dos cabos dentro da lanterna.

De acordo com sites especializados em motocicletas como a MotoOnline e a JacaréMotos, a peça serve apenas para dar suporte a um feixe de fios elétricos conhecido por chicote. Sem ela, os fios podem se romper com a ação do tempo e dos movimentos da moto, danificando a parte elétrica do veículo.

A “cruz invertida” já existe em motos Titan 150 fabricadas antes de 2005 e segundo especialistas, essa pecinha de plástico foi incorporada na montagem da moto para facilitar e agilizar a disposição dos fios. Por isso, não há em motos de modelos mais antigas, como a CG 125, por exemplo. A cada dia o pessoal da montadora inventam uma maneira de facilitar a montagem da moto e ajudar os funcionários a ficar menos estressados com o trabalho.

Como podemos verificar nos link no final dessa página, esse boato pegou de tal maneira que em todo o Brasil há relatos de pessoas que desmontaram suas motos e correram para reclamar nas concessionárias e revendedoras. Até a própria Honda mandou um comunicado alertando que os proprietários que retiram o Clipper perderão a garantia de fábrica do “chicote”. Segue o texto da montadora que foi publicado no DiarioWeb:

“[…]a Honda do Brasil classifica a associação da peça “Clamp H 25” com o desrespeito ao símbolo religioso da cruz como “descabida” e afirma que o componente é um item específico, cuja função é proteger e posicionar adequadamente a fiação principal, localizada na parte interna do sistema de iluminação do farol, a fim de evitar rompimento dos fios ou mau contato. A Honda ressalta que a retirada da peça poderá dificultar a manutenção do farol em possíveis reparos ou trocas. Destaca ainda que a vida útil da fiação principal poderá ser seriamente diminuída, caso a motocicleta não seja montada de acordo com as especificações de fábrica.”

Entendendo a cruz invertida

Só para esmiuçar ainda mais o assunto. Resolvemos pesquisar também a origem do símbolo da “cruz invertida”. Segundo algumas linhas de pesquisa, a origem da cruz invertida vem do apóstolo Pedro, que não se julgava digno de morrer como Jesus e pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Porém, a Cruz invertida também foi adotada por grupos que se intitulam satanistas ou anticristãos. Os cristãos associam a cruz invertida ao Anti-Cristo, um ser incrivelmente demoníaco que acabará com a igreja.

A Wikipédia, a maior enciclopédia on-line da web, explica que a cruz é uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em um ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical; se estiverem na diagonal, a figura é chamada de sautor, ou aspa. A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã. Ela normalmente representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), ou então a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e mundano, na linha horizontal.

No caso da suposta cruz da moto Titan, ela está mais parecida com a cruz de Lorena, como pode-se ver nas diversas cruzes expostas no site da Wikipédia.

 

Conclusão

Até onde apuramos, a história é falsa! Existe mesmo a peça atrás do farol da moto, mas trata-se de um suporte que auxilia na montagem do chicote de fios e impede que a fiação fique encostando uns nos outros. Mas, se você acha que a tal cruz pode lhe fazer mal, é bom não andar nessa moto.

 Sites pesquisados:

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top