Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Orkut deixará de ser gratuito!

Conspirações

O Orkut deixará de ser gratuito!

E-mail afirma que a rede de relacionamentos Orkut deixará de ser gratuito.

   Mais uma vez, um texto alarmista ronda as nossas caixas de entrada! E é, mais uma vez, falso!

    Tempos atrás, mais precisamente em fevereiro de 2005, uma corrente semelhante circulou pela rede dizendo que o serviço de mensagem instantânea MSN – da Microsoft – passaria a ser cobrado a partir daquele mês. É claro que tudo não passava de mais um boato como foi comprovado primeiramente por nós nessa pesquisa!

    O orkut, pra quem não sabe, é um site de relacionamentos criado por um dos funcionários da empresa Google nas horas vagas. É! Os caras que trabalham na Google têm direito a gastar 20% do seu tempo pra criar programas próprios ou criando soluções para os seus próprios problemas. (que depois a empresa aproveita ou não em seus negócios!)

    Bem, o criador do orkut chama-se Orkut Buyukkokten (nome difícil, hein?) e é um dos mais "malandrão" em programação da Google. O cara fez o site aproveitando outras idéias que já estão há anos na internet: juntou álbum de fotos, agenda virtual, uma lista de contatos, fóruns de discussões e comunidades. Até aí, tudo igual às outras redes de relacionamentos já existentes. A sacada do cara foi a seguinte: você só entra se alguém que estiver dentro te convidar. Dessa forma, cada um que entrar para o orkut já tem um amigo lá dentro, o que garante (em tese) que esse novo membro é de confiança.

    Voltando ao boato do orkut pago (que começou ao circular em agosto de 2005), o autor do e-mail usa de alguns recursos já manjados pelos que costumam acompanhar as nossas pesquisas aqui no E-farsas.com. Algumas delas são:

O uso de letras maiúsculas para dar um tom alarmista ao boato;

O palavra "importante" em destaque;

O uso do nome de empresas ou pessoas conhecidas para corroborar com o que se quer transmitir! No caso, foi usado o nome da Rede Globo que, é lógico, nunca deu essa notícia.

Pede para ser repassado para o maior número de pessoas conhecidas;

É confuso, impreciso e inconsistente, como poderemos ler nas próximas linhas:

    …A ÚNICA MANEIRA DE ISSO NAO ACONTECER EH ATUALIZANDO SEU PERFIL ENVIANDO ESSA MENSAGEM PARA O MÁXIMO DE PESSOAS QUE PUDER. APÓS ENVIAR PARA UMAS 15 OU 20 PESSOAS (O NÚMERO VARIA DE ACORDO COM O NÚMERO DE AMIGOS) APERTE A TECLA ‘F5’. O SEU PROFILE INTAO ESTARA ATUALIZADO PARA A VERSAO PLUS DO ORKUT (VERSAO ESTA QUE NAO EH PAGA)… 

    Essa parte é muito confusa! O autor pede para que seja repassada essa mensagem para 15 ou 20 pessoas e que esse número varia de acordo com o número de contatos da sua lista. Mas esse número seria em porcentagem? Ou seria o tanto exato de pessoas que são seus amigos? 

    A partir dessa dúvida, outras surgem:

Depois de enviar essa mensagem para as pessoas, eu pressiono "F5". Mas eu tenho que apertar essa tecla dentro do orkut ou no meu correio eletrônico?

Tenho que ficar apertando enquanto a mensagem está sendo enviada?

E a versão Plus? Essa versão seria de graça por quê? Só porque eu passei essa mensagem adiante?

    Se essa história fosse mesmo verdadeira, uma simples busca na rede (pelo Google, lógico!) nos daria a resposta. Algum site de notícias relacionadas à informática publicaria tal notícia bombástica! Mas isso não aconteceu. As únicas respostas relacionadas à "orkut pago" eram sobre o boato em sí.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

    Como observou bem o leitor Paulo Teixeira, a notícia só foi "dada" pela Globo? Os outros meios de comunicação não sabem da notícia?

    Em uma das versões, o autor afirma que o orkut passará a se chamar OrCut e quem não se recadastrar será excluído da rede. Mais um e-mail diz que é possível mudar o lay-out so orkut, mudar a cor azul do site e etc., apenas enviando a mensagem ao maior número de pessoas possível. Outra versão vai mais longe: diz que Bill Gates – da Microsoft – estaria comprando o orkut para transforma-lo em um serviço pago e o autor do texto disse que descobriu o esquema através de uma carta que foi hackeada na internet.

    Mas, chega de especulações e vamos ao que é fato:

    De acordo com entrevista concedida ao Wnews, o gerente de vendas sênior do Google, Emerson Calegaretti, que toma conta do orkut, essa mensagem é falsa! "Todos os serviços oferecidos pelo Google obtêm suas receitas por meio de publicidade. Não existe nenhum plano relacionado à cobrança de assinatura ou qualquer outro tipo de taxa dos usuários”, afirmou Calegaretti.

    Em resposta ao e-mail do E-farsas, o help do orkut nos afirmou a mesma coisa: o Google sobrevive de publicidade. E todas essas histórias de orkut pago é balela.

    Uma coisa é certa: no mundo competitivo da internet as coisas mudam muito rápido. A Google, que sobrevive aos milhões apenas com publicidade não colocou, até agora, nenhum banner ou pop-up com anúncios dentro do orkut. Pode ser que, daqui a uns meses a coisa aperta e os caras comecem a cobrar pelo serviço. Mas o mais certo é que eles usem o grande volume de pessoas cadastradas para vender produtos ou serviços.

Continue lendo
4 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo