19 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

Planalto hasteia bandeira vermelha ao lado da do Brasil! Será?

- Publicidade -

Vídeo mostra que o Palácio do Planalto teve que retirar a bandeira comunista que estava ao lado da brasileira por pressão dos manifestantes! Será verdade?

O filme apareceu no nosso grupo do Facebook no dia 26 de dezembro de 2015 e mostra que uma bandeira vermelha teria sido hasteada ao lado da bandeira do Brasil, em frente ao Palácio do Planalto. O Governo teria colocado a bandeira comunista num mastro mais alto do que a bandeira brasileira e só foi retirada depois que manifestantes fizeram bastante barulho nas ruas de Brasília.

Algumas publicações dessa denúncia feitas em diversas páginas do Facebook alcançaram dezenas de milhares de compartilhamentos, além de inúmeros comentários indignados. Afinal, o que o governo estaria pretendendo ao colocar essa bandeira acima da nossa?

O texto que acompanha o vídeo afirma que algumas pessoas estariam tentando censurar esse flagrante! Por isso, todos teriam que ajudar a espalhar o vídeo para o maior numero de pessoas.  

Será que isso é verdade?

URGENTEE AGORA BRASIL VAMOS REAGIR OU NÃO ???O vídeo esta circulando até na mídia internacionalmente e mídia do Brasil não mostrou nada; Brasília hoje se os turistas não manifestam a bandeira vermelha estaria lado a lado com a do Brasil, em um mastro mais alto que estava a do Brasil. , observem este detalhe.Compartilhem estão censurando este vídeo !!!

Posted by Abrajus Pres Airton Bueno on Sexta, 25 de dezembro de 2015

Verdadeiro ou falso?  

O vídeo é uma mistura de outros filmes com o áudio de outra filmagem e eles foram feitos em dias distintos!

O trecho que mostra a bandeira vermelha no alto do mastro em frente ao Palácio do Planalto foi gravado em novembro de 2014, quando o presidente da China, Xi Jinping, visitou o Brasil. Na ocasião, Brasil e China assinaram um protocolo para liberação de venda de carne bovina brasileira para o mercado chinês.

O vídeo do recolhimento da bandeira, que é da China, foi retirado desse aqui:

- Publicidade -

 

O áudio dos manifestantes exigindo que a bandeira seja abaixada é de 2013, gravado durante uma das manifestações contra o aumento das passagens de ônibus, ocorridas em São Paulo.

Os gritos de ordem foram dirigidos a um dos manifestantes que estava com uma bandeira vermelha na passeata:

https://www.youtube.com/watch?v=Dqb1a0r_KqA

 

Através do nosso Twitter, o amigo leitor @RoteirodeCinema explicou que o trecho final do vídeo que se espalhou no Facebook foi retirado desse outro vídeo, filmado em 2013! Na ocasião, a Polícia Federal agrediu os manifestantes da Educafro, em Frente ao Palácio do Planalto. De acordo com a descrição do vídeo, cerca de 100 agentes que fazem a guarda do palácio e da Presidente da Republica espancaram covardemente um grupo de 20 pessoas composto por Frei Franciscano, mulheres e homens militantes da que realizavam protesto pacífico no local.

Conclusão

O vídeo que mostra uma bandeira vermelha no mastro em frente ao Palácio do Planalto foi gravado durante a visita do presidente da China ao Brasil e os gritos de “Abaixa a Bandeira” foram tirados de outro vídeo, gravado em 2013!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Planalto hasteia bandeira vermelha ao lado da do Brasil! Será?
    O filme apareceu no nosso grupo do Facebook no dia 1 de abril de 2015 e mostra que uma bandeira vermelha teria sido hasteada ao lado da bandeira do Brasil, em frente ao Palácio do Planalto.

    O vídeo tem todas as características de uma verdade virtual. Nós já mostramos aqui no E-falsas como reconhecer uma verdade virtual:

    .Mostra lugares reais, bandeiras reais que representam ideologias reais.
    .Não cita nomes de pessoas fictícias.
    .Não usa nomes de instituições para conseguir mais credibilidade.
    .É datada. Se situa claramente na situação atual do país, onde muitas pessoas pedem o impeachment da presidente e a associam ao comunismo.
    .Não possui um texto incoerente e confuso e não usa algumas palavras em letras maiúsculas e/ou coloridas para chamar a atenção do leitor.

    Conclusão
    O vídeo que mostra uma bandeira vermelha no mastro em frente ao Palácio do Planalto é real!

    Compartilhar ZZZapzap FB Fakebook

  2. “a Polícia Federal agrediu”… Isto é parcialidade. Já o título do vídeo é extremamente tendencioso: diz “espancaram covardemente” apesar de não mostrar nenhum espancamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui