17.7 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 25, 2021

A Polícia fechou uma fábrica de camarões falsos?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Será real o vídeo mostrando uma batida policial em uma fábrica clandestina que fabricava camarões falsos falsos? Descubra e entenda essa história aqui no E-farsas!

O vídeo apareceu nas redes sociais no final de junho de 2017 e nele podemos ver o que parece ser um órgão do Governo inspecionando uma fábrica de camarões!!!

Como assim, uma fábrica de camarões?

No filminho, de aproximadamente 2 minutos de duração, os homens da vigilância sanitária (ou algo semelhante) fecham a fábrica de camarões falsos após a comprovação de que os funcionários estavam usando algum produto nocivo para a saúde na fabricação do animal. Uma geleia meio translúcida que parece ser a matéria-prima do alimento (que normalmente deveria ser adquirido através da pesca e não da fabricação).

Será que o vídeo é verdadeiro?

Onde esse flagrante foi filmado?

https://www.youtube.com/watch?v=FdvVaF4_fCk

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo foi filmado no Vietnã, no começo de 2016, por uma estação de TV daquele país, mas só foi divulgado em outubro do mesmo ano. Em julho de 2017, a história voltou a ganhar força, sendo bastante compartilhada nas redes sociais.

O vídeo é real, mas diferente do que se espalhou por aí, essa não é uma fábrica de camarões falsos. O local filmado é uma beneficiadora de frutos do mar que prepara o crustáceo para a exportação.

O que deixou muita gente preocupada é aquela geleia mostrada no vídeo que seria usada para fabricar o fruto do mar. Na verdade, a gelatina é conhecida como Carboximetilcelulose ou CMC. Os funcionários estavam injetando o produto, misturado com glicose, na cabeça e no corpo dos bichos para deixa-los mais pesados!

O CMC é diluível em água e não faz mal à saúde. Geralmente é usado como espessante na formação de gelo nos alimentos quando congelado. O problema é que esse pessoal aí estava usando o carboximetilcelulose de forma desonesta e exagerada, para ganhar peso na venda.

A substância era injetada na cabeça e na cauda do Camarão Tigre! (foto: Reprodução/YouTube)

De acordo com o site Alt Health Works, 1 kg de camarão natural, passa a pesar 1,2 kg após a aplicação da gelatina! Um ganho de 20%!

Conclusão

O vídeo mostrando uma inspeção em uma fábrica de camarões ocorreu no Vietnã, em 2016, e os funcionários estavam usando a gelatina para aumentar o peso do fruto do mar para lucrar, depois, na venda!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui