16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

A Polícia Federal filmou a imensa adega particular de Joesley Batista?

- Publicidade -

Vídeo mostra uma enorme adega lotada de vinhos caríssimos descoberta pela Polícia Federal e que essa fartura seria de propriedade do empresário Joesley Batista! Será?

O filme tem menos de 02 minutos de duração e mostra o que parece ser uma enorme adega e o que chama a atenção é a quantidade de vinhos raros e caros guardados por todos os cantos do local!

O texto que acompanha o vídeo, que surgiu na segunda quinzena de setembro de 2017, afirma que a filmagem teria sido feito pela Polícia Federal durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do empresário Joesley Batista – preso preventivamente no dia 13 de setembro de 2017 por suspeita de lucrar com delação da J&F.  

Será que o vídeo foi feito mesmo na casa do empresário? Será que isso é verdade ou farsa?

https://www.youtube.com/watch?v=SiWyMFWbiMk

 

Verdadeiro ou falso?

Em primeiro lugar, nenhum jornal publicou esse “achado” da Polícia Federal. Em segundo, o local filmado nem é no Brasil!

Perceba que logo no começo da filmagem é dito:

“A maior adega que eu já vi aqui na Itália!”

Ah, mas o “policial” que filmou pode ter dito isso para “despistar” – muitos podem argumentar. Mas por que um policial federal faria isso? 

Além disso, em nenhum momento o cinegrafista se identifica como policial.

- Publicidade -

A verdade mesmo é que essa adega não pertence a nenhum empresário brasileiro. Trata-se do depósito do restaurante italiano La Ciau del Tornavento!

No site do restaurante é explicado que a sua adega possui mais de 65.000 garrafas de 450 produtores e de 1800 rótulos de todo o mundo, oferecendo uma lista de vinhos entre os vinhos italianos mais completos. Além disso, eles possuem um estoque de 2899 vinhos de 334 produtores diferentes de 13 países!

No vídeo abaixo, o proprietário Marurilio Garola fala um pouco sobre o seu negócio:

 

O vídeo a seguir é de 2010 e também mostra o interior da adega italiana:

 

E aqui, um brasileiro visitando o local, em 2010:

 

Conclusão

O vídeo mostra, na verdade, a adega de um restaurante italiano e nada tem a ver com o empresário Joesley Batista!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui