18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Políticos brasileiros fizeram curva enorme em viaduto só para gastar mais dinheiro?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Será verdadeira a foto mostrando um anel viário que poderia ter sido feito em linha reta, mas que foi feito em curva apenas para gastar mais dinheiro público do Brasil?

A imagem circula pela web desde abril de 2017, voltando a se espalhar através das redes sociais no final de dezembro do mesmo ano. Nela podemos ver um viaduto feito com uma enorme curva, sendo que linhas pontilhadas mostram que esse longo e caro trecho poderia ter sido feito em linha reta, o que faria a obra ficar bem mais barata.

Algumas postagens afirmam que essa foto teria sido tirada em uma obra feita no Brasil e que alguns políticos estariam “metendo a mão na grana” que essa imensa construção estaria gastando para ser feita!

Será que essa história é verdadeira? Essa estrada é brasileira?

Será que essa obra é brasileira? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, a foto é real! Mas, calma, isso não é no Brasil e tampouco utilizou recursos dos contribuintes brasileiros.

Essa construção foi inaugurada em abril de 2017 na cidade de Lahore, no estado de Panjabe, no Paquistão e podemos ver outras fotos do local em vários tweets publicados na ocasião:

https://twitter.com/MansurQr/status/854334382223622144

 

Por que não em linha reta?

A explicação para essa pergunta que muita gente está fazendo ao ver essa foto é muito simples: Se o viaduto fosse feito em linha reta, a inclinação da via seria muito íngreme para os automóveis subirem e descerem. Isso poderia causar acidentes, além de dificultar muito o trânsito em caso de congestionamento na subida.

Como um dos propósitos desse viaduto é o de passar por cima da linha do trem, uma linha reta exigiria muito dos veículos, como mostra nesse esboço de Wilton Pacheco:

Foto: Reproduçao/Wilton Pacheco

De acordo com publicações de alguns fóruns especializados, os locais de interseção mútua de ruas e estradas em um nível, recomenda-se que suas encostas longitudinais não excedam 20-30%. Para as pontes, a inclinação de 30% é o máximo permitido.

Podemos ver esse viaduto também no Google Maps. Abaixo, outra imagem do local:

As belas estradas de Lahore

A cidade de Lahore também é conhecida belas estradas, viadutos e pontes que enfeitam a região (e ajudam a melhorar o trânsito da capital de Panjabe). Confira no vídeo abaixo algumas dessas maravilhas:

 

Conclusão

A foto que mostra um viaduto feito com uma enorme curva é uma obra de engenharia realizada no Paquistão e não foi feita em linha reta para suavizar o percurso e reduzir os riscos de acidentes!   

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui