17.5 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 5, 2022

Polvo assustador flagrado deslizando pela praia! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra um enorme polvo caminhando pela areia de uma praia e assusta pela sua agilidade e aparência incomum! Será que esse vídeo é real?

As imagens começaram a se espalhar através das redes sociais na primeira semana de agosto de 2020 e deixou muita gente curiosa e assustada com a rapidez do polvo caminhando na areia de uma praia.

Era de se esperar que com tantas visualizações e compartilhamentos, muita gente ia começar a questionar: Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso? 

https://www.facebook.com/291139254273536/videos/338063660692696/

Verdade ou mentira?

Apesar de parecer muito real, o vídeo é falso!

Trata-se de uma criação em CGI (computação gráfica) feita pelo artista digital Ghost3dee e publicada em seu perfil do Instagram no dia 1º de agosto de 2020:

https://www.instagram.com/p/CDXSiR0Hi3f/

No dia 08 de junho de 2020, o artista havia publicado uma versão ainda em pré-produção do vídeo que ficaria famoso meses depois:

https://www.instagram.com/p/CBLMxa7H_0g/

O polvo, na vida real, não é tão rápido na areia como o mostrado no vídeo feito por Ghost3dee. Podemos ver no vídeo abaixo o bicho se locomovendo:

- Publicidade -

https://www.youtube.com/watch?v=vX8KeuxKp0k

Opinião de um especialista

Nosso amigo e consultor, o biólogo Charles Henrique, explica melhor algumas particularidades a respeito do vídeo que viralizou como sendo real e também algumas curiosidades desse curioso animal:  

Atualização 27/08/2020

Apresentamos um resumo desse caso na nossa participação semanal no programa “Olá, Curiosos”:

https://www.instagram.com/p/CERZGdDgqN0/

Conclusão

O vídeo que mostra um polvo deslizando de maneira ágil e rápida pela areia da praia é falso! Trata-se de um trabalho de computação gráfica feito por um artista digital que mora no Catar. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Nem que fosse real, isso aí é assustador de que jeito? É só um polvo… o coitado é que deve estar apavorado de estar fora do seu habitat natural.

  2. Nem que fosse real, isso aí é assustador de que jeito? É só um polvo… o coitado é que deve estar apavorado de estar fora do seu habitat natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui