Crimes
População revoltada amarra político em poste!
Notícia afirma que um vereador foi amarrado em um poste no estado do Alagoas pela população local depois de ser inocentado de roubo nos cofres públicos! Será?
A notícia circulou pela web na primeira quinzena de abril de 2014 e narra a ação promovida pela população de Mata Grande, em Alagoas. De acordo com o texto, o vereador Marcionílio da Costa Mendes teria sido inocentado das acusações de desvio de dinheiro publico e isso causou indignação na população que, de acordo com a notícia, amarrou o político a um poste.
A história da “justiça feita com as próprias mãos” foi amplamente divulgada em diversos sites e blogs, tendo repercutido até em sites estrangeiros, como o espanhol Nuevo Diario Web.
A ocorrência incomum teria sido até fotografada, pois há uma foto para comprovar o fato!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
O caso que chamou a atenção de muita gente não aconteceu no Alagoas ou em outro estado brasileiro. Ao fazer uma busca por “Marcionílio da Costa Mendes”, só encontramos esse nome em sites e blogs que apenas reproduziram a matéria.
Houve um candidato a vereador em 2012 chamado “Marcionilio Mendes da Silva”, mas não é a mesma pessoa. Esse concorreu em Vila Velha (ES).
A foto da matéria
O político preso que aparece na foto que ilustra a matéria não é político de verdade e a fotografia não foi tirada aqui no Brasil. O homem da imagem é um funcionário do Banco Nacional da Austrália que foi amarrado a um poste como parte de uma campanha de marketing promovida pela empresa. O Financial Brand explica, em inglês, as várias ações de marketing realizadas pelo banco para promover a sua marca.
Uma das ideias da campanha foi a de prender funcionários do banco em postes para que ficassem falando aos transeuntes das vantagens de ser cliente da instituição. Abaixo, um vídeo de uma dessas ações, que foi feita em um parque em Sydney:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/VUO44ltwVJU” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Origem do boato
Essa notícia do político amarrado em poste pela população é uma variação de uma notícia criada pelo blog humorístico G17, em março de 2013. No artigo original, os redatores do G17 não revelam o nome do político e afirmam que o fato teria ocorrido no Maranhão. Em poucos dias, a piada se espalhou pela web, ganhando novas versões.
O pessoal do G17, que avisa a todos seus leitores em todas as suas páginas que nada do que é publicado por eles deve ser levado a sério, já foi entrevistado pelo E-farsas.
A entrevista que fizemos com o G17 pode ser lida na íntegra aqui!
Conclusão
Notícia falsa! Tudo começou com uma brincadeira em um blog de humor.