today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Menino é multado e teve mercadoria apreendida por estar trabalhando!

- Publicidade -

Foto mostra um garoto chorando depois que suas mercadorias foram apreendidas por fiscais. Será que isso é real?

A imagem apareceu nas redes sociais no final da primeira quinzena de maio de 2014 e mostra um garoto chorando após suas mercadorias (salgadinhos e doces) terem sido apreendidas por fiscais. O crime que ele cometeu? Estava tentando trabalhar honestamente!

Será que essa história aconteceu mesmo?

Garoto teve suas mercadorias apreendidas por estar trabalhando! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Garoto teve suas mercadorias apreendidas por estar trabalhando! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A foto não mostra quando ou onde o fato teria ocorrido, mas uma busca no Google Images nos mostra que a cena teria sido flagrada no dia 05 de outubro de 2013, na Praia da Ponta Verde em Maceió!

De acordo com o site Urgência190, a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) realizou uma intensa fiscalização entre os ambulantes e em estabelecimentos comerciais da orla.

O site Urgência190 (uma das poucas fontes que encontramos) não está mais no ar, mas pelo cache do Google podemos ver a notícia na íntegra, além de outras fotografias da ação dos fiscais para inibir o comércio ambulante e, inclusive, do garoto tendo suas mercadorias sendo levadas.

menino_multado2

O plano de fiscalização realizado pela prefeitura de  Maceió foi avisado pelo site oficial do governo dias antes!

A SMCCU continua rígida na fiscalização, conforme aponta o site GazetaWeb. De acordo com reportagem veiculada no dia 27 de fevereiro de 2014, a prefeitura interditou 15 estabelecimentos irregulares na cidade no dia anterior.

Conclusão

- Publicidade -

A imagem é real! Fiscais da prefeitura de Maceió fizeram uma busca e apreensão de mercadorias de vendedores ambulantes irregulares na orla da cidade. O fato ocorreu no dia 05 de outubro de 2013!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo sendo verdade o ocorrido, pra mim não parece que ele tá chorando não. Deve tá com o nariz escorrendo xD.
    Quando vi já achei que era boato falso justamente por que não julguei que ele parecesse desesperado pela apreensão.

  2. Uma coisa que não consigo entender,pq crianças que trabalham como atriz ou cantor pode?? pq a justiça não proibe, nao seria trabalho infantil?

  3. Se confiscar o salgadinho que o menino estava vendendo resolvesse todo o problema dessa porcaria de país que é o Brasil estava bom. Queria saber se essa galera que pede nota fiscal pra tudo também pede quando vai queimar uma erva, mesmo sabendo que é contra a lei.

  4. Galera que tá achando essa notícia um absurdo deveria saber que lugar de criança é na escola.

    Menor de idade tem que estudar, e não trabalhar.

  5. Tem que fiscalizar e punir quem não está de acordo com a lei.

    Vocês veem alguém trabalhando para se sustentar, isto é verdade, mas não podemos deixar de dizer que quem não tira licença está prejudicando quem trabalha legalmente.

    Para ter uma concorrência leal e justa, tem que haver fiscalização. A solução para quem trabalha como vendedor ambulante é tirar licença, simples assim.

    Vocês devem começar a pensar acerca disto:
    – Eu pago meus impostos em dia e tenho a licença necessária para trabalhar, portanto tenho que repassar o preço disto aos meus clientes.
    – O meu concorrente não paga impostos e não tem licença, ele cobra muito mais barato do que eu pelo mesmo serviço.
    A conclusão, eu vou me ferrar por trabalhar dentro da lei! A solução: fiscalização.

    Se o governo fiscaliza, o povo reclama. Se o governo, não fiscaliza, o povo reclama.

    Brasil, um país de povo idiota.

  6. Sim, lugar de crianca é na escola, mas em um lugar como Alagoas, muitos acabam tendo que trabalhar. Nao existe o minimo incentivo a educacao, e considerando o “estado do estado”, é incrivel como ele ainda trabalha “honestamente”

  7. Tolos! Mal sabem que o maior inimigo seu é o prefeito e o governador que vc elegeu! QUEM VC ACHA QUE É O GESTOR DA VERBA DA EDUCAÇÃO? olha lá na frente da escola que está escrito assim>> Escola municipal, escola estadual <<<< percebeu? aprenda a votar, vc é o culpado por essa miséria toda! depois ficam tacando o pau na dilma..

  8. Eu nao entendo como pode um menino desses que muito provavelmente esta ajudando na renda de casa, ser impedido de trabalhar. Qual a lógica nisso?? O Brasil precisa muito de uma mudança.

  9. Engraçado e repugnante. Um menino com trabalho digno, é multado, traficante toma conta do desastre e nem é tocado.
    Pode ser a renda de uma família inteira que estão tirando o direito. Até quando Brasil?

  10. Já precisei vender doces de porta em porta para sobreviver e vou a única maneira naquela época de levantar algum dinheiro para comprar comida! Infelizmente a realidade brasileira é de opressão aos mais necessitados! vive o empreendedor !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos