today-is-a-good-day
19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

População revoltada amarra político em poste!

- Publicidade -

Notícia afirma que um vereador foi amarrado em um poste no estado do Alagoas pela população local depois de ser inocentado de roubo nos cofres públicos! Será?

A notícia circulou pela web na primeira quinzena de abril de 2014 e narra a ação promovida pela população de Mata Grande, em Alagoas. De acordo com o texto, o vereador Marcionílio da Costa Mendes teria sido inocentado das acusações de desvio de dinheiro publico e isso causou indignação na população que, de acordo com a notícia, amarrou o político a um poste.

A história da “justiça feita com as próprias mãos” foi amplamente divulgada em diversos sites e blogs, tendo repercutido até em sites estrangeiros, como o espanhol Nuevo Diario Web.

A ocorrência incomum teria sido até fotografada, pois há uma foto para comprovar o fato!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Político teria sido amarrado em um poste no estado do Alagoas! Será verdade? (foto: Reprodução)
Político teria sido amarrado em um poste no estado do Alagoas! Será verdade? (foto: Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

O caso que chamou a atenção de muita gente não aconteceu no Alagoas ou em outro estado brasileiro. Ao fazer uma busca por “Marcionílio da Costa Mendes”, só encontramos esse nome em sites e blogs que apenas reproduziram a matéria.

Houve um candidato a vereador em 2012 chamado “Marcionilio Mendes da Silva”, mas não é a mesma pessoa. Esse concorreu em Vila Velha (ES).

A foto da matéria

O político preso que aparece na foto que ilustra a matéria não é político de verdade e a fotografia não foi tirada aqui no Brasil. O homem da imagem é um funcionário do Banco Nacional da Austrália que foi amarrado a um poste como parte de uma campanha de marketing promovida pela empresa. O Financial Brand explica, em inglês, as várias ações de marketing realizadas pelo banco para promover a sua marca.

A foto original vem da Austrália e foi invertida aqui no Brasil! (foto: Divulgação)
A foto original veio da Austrália e foi invertida aqui no Brasil! (foto: Divulgação)

- Publicidade -

Uma das ideias da campanha foi a de prender funcionários do banco em postes para que ficassem falando aos transeuntes das vantagens de ser cliente da instituição. Abaixo, um vídeo de uma dessas ações, que foi feita em um parque em Sydney:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/VUO44ltwVJU” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Origem do boato

Essa notícia do político amarrado em poste pela população é uma variação de uma notícia criada pelo blog humorístico G17, em março de 2013. No artigo original, os redatores do G17 não revelam o nome do político e afirmam que o fato teria ocorrido no Maranhão. Em poucos dias, a piada se espalhou pela web, ganhando novas versões.

O pessoal do G17, que avisa a todos seus leitores em todas as suas páginas que nada do que é publicado por eles deve ser levado a sério, já foi entrevistado pelo E-farsas.

A entrevista que fizemos com o G17 pode ser lida na íntegra aqui!

Conclusão

Notícia falsa! Tudo começou com uma brincadeira em um blog de humor.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. até meu falecido avô analfabeto saberia que essa foto não é no Brasil, muito menos no nordeste… os pedestres agasalhados de grossos casacos, touca e cachecol, placa de trânsito vermelha que não existe no nosso Códito de Trânsito, e mais: muita água embaixo da ponte, o que não ocorre com naturalidade no Maranhão e Alagoas. E o mais notório: os detalhes arquitetônicos da ponte! os políticos brasileiros nunca permitiriam isso! é gasto desnecessário de cimento! é melhor dar um outro destino a essa verba do que aplica-la em benefício da população. E aqui vai uma verdade sobre a imagem: que bela ponte!!!

    • Ainda bem que tenho leitores perspicazes como você!
      No entanto, é bom lembrar que nem todo mundo tem essa mesma capacidade aguçada de reconhecer detalhes como você. Não faltam exemplos até de jornalistas que caem nesse tipo de pegadinhas!
      Obrigado pelo comentário e espero poder contar com a sua ajuda nas futuras pesquisas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui