Procurador da Lava-Jato disse “Não temos provas, mas temos convicção!”?

36
12470

A frase teria sido dita pelo procurador da Operação Lava-Jato Deltan Dallagnol ao apresentar denúncia contra o ex-presidente Lula, mas será que ele disse isso mesmo?

Após a coletiva de imprensa criada para explicar as denúncias contra o ex-presidente Lula, no dia 14 de setembro de 2016, a frase “não temos provas, mas temos convicção” que teria sido atribuída aos procuradores da Operação Lava-Jato se espalhou pelas redes sociais.

De acordo com que foi amplamente compartilhado, o procurador Deltan Dallagnol teria dito essa infeliz frase, que foi usada por muitos internautas para defender a inocência do ex-presidente.

Mas será que eles disso isso mesmo?

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

nao_temos_provas

Verdadeiro ou falso?

Na verdade, um blog juntou duas frases separadas e ditas em trechos diferentes da apresentação dos procuradores Deltan Dallagnol e Henrique Pozzobon, tirando-as do contextoConfira a apresentação na íntegra no vídeo abaixo e veja que essa frase não é dita em nenhum momento:

Em duas partes de seu discurso, o procurador Dallagnol diz que o Ministério Público Federal  tem a convicção de que Lula seja o comandante do esquema cuja a operação Lava-Jato investiga há anos.

Em outro momento, o procurador Henrique Pozzobon afirma que “não existe prova cabal” de que Lula seria “proprietário no papel” de um apartamento no Guarujá (apartamento esse que teria sido usado para “disfarçar” pagamentos de propina).

“Precisamos dizer desde já que, em se tratando da lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá, é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade”, afirma o procurador.

Em resumo: temos provas, mas não temos provas!

Origem do mal-entendido

Segundo o site BuzzFeed, tudo começou com uma postagem feita pelo site Conexão Jornalismo, no dia 14 de setembro de 2016. Na postagem original, não é citado o nome de nenhum procurador:

conexao

Minutos depois, a manchete foi editada e a frase foi colocada entre aspas, aumentando ainda mais a confusão:

sub-buzz-29874-1473967427-1

Conclusão

A frase “Não temos provas, mas temos convicção de que Lula é culpado!” não foi dita por nenhum procurador, mas uma junção de frases ditas por dois procuradores e, fora de contexto, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no dia 14 de setembro de 2016.

36 COMMENTS

  1. Tudo bem, mas mesmo que tivesse provas, o mpf não pode fazer esse shou midiatico expondo um cidadão e sua familia , o que foi feito foi uma molecagem de alguns procuradores querendo aparecer para a opinião publica.

    • O “pobrema”, criança é que não existe nenhum “shou” (nem o da Xuxa!)! O que existem são provas e mais provas de que o nazifascista-comunista Luis Inácio Lulladrão da Selva é o grande mentor e comandante da roubalheira toda que assola o país, mas que não vai dar nada, afinal, vc e outros acéfalos votaram em Dilma e Temer, mas agora teimam em dizer que não votaram no Temer… mas fica frio, Levandowhisky vai cuidar da Abafa-Jato e seu “simbálo sechuau” vai sair livre para afundar ainda mais o país com seus amigos do PMDB, PSDB, PCO, PSTU, REDE, PCdoB, PSOL, PPL, CUT, UNE, CGT, MTST, MST, APEOESP, Solidariedade e demais canalhada comunista que não quer que o Brasil chegue a idade adulta…

  2. Não foi exatamente “fora do contexto” … Mas foi uma manobra para favorecer um ponto de vista.
    Não sei se realmente importa uma frase ou o texto, mas sim o circo que foi armado para não apresentar nada de novo. Mesmo que saibamos que existam fatos a serem apresentados,
    Eu posso julgar que ele é um chefe de quadrilha ( como FHC também era, só para ser imparcial ) , mas não posso fazer um show dessa magnitude sem ter nada para demonstrar.

  3. Infelizmente estas coletivas de imprensas realizadas para esclarecimentos dos fatos, a pessoa responsável por comentar, esquece que esta comunicando para uma maioria que não sabe interpretar textos, pois não tem o habito da leitura, mas não por culpa delas, mas por uma educação de péssima qualidade que reina em nosso pais, ai da nisso, discussões sem fundamentos querendo discutir pelo em ovo ou quem roubou primeiro, se foi o PT ou PMDB. O dia que os eleitores aprenderem a votar em pessoas com ética e moral para que as represente, este pais começara a mudar, existe um ditado popular que diz… “Todo povo merece o governo que tem”. Que Deus abençoe todos neste Brasil sofrido e que saibamos escolher nossos representantes nestas eleições deste ano 2016.

  4. tá mas e aí? Afinal de contas tem provas?? não né, pois é………..
    – Não apresentou nenhuma prova, acusação somente baseada em deduções
    – Fez um espetáculo mal feito, apresentação deplorável, chamou a mídia, espalhou a notícia para os jornais antes do evento. Perseguição política digna de inquisição!

    Enquanto isso tem vídeo e áudio (ISSO SIM SERVE DE PROVA, APRENDAM) de:
    – ex presidente do PSDB negociando suborno para parar a CPI da Petrobrás em 2009
    – integrantes do PMDB tramando um plano para barrar a Lava-jato via impeachment, incluindo subornos à juízes.
    Ambas denúncias gravíssimas que os excelentíssimos procuradores não investigam.

  5. Esta mídia marron “underground” é mesmo interessante! Quer mais provas se o próprio Lula declarou o imóvel no Guarujá em 2006 já quitado. Ou seja ele deu o valor à vista. E os 87 milhões espalhados no instituto e em nome de laranjas? Eu prefiro o powerpoint do que a megalomania deste partido que saqueou o Brasil e permitiu que os outros saqueassem!

  6. a frase pode não ter sido essa, literalmente. Mas um dos procuradores disse, conforme site g1, que não tem provas…
    “Veja a sequência das frases:
    1. Dallagnol fala em ‘convicção’
    Num primeiro momento, durante a apresentação da denúncia, Dallagnol fala, ao explicar as conclusões do MPF:
    “Provas são pedaços da realidade, que geram convicção sobre um determinado fato ou hipótese. Todas essas informações e todas essas provas analisadas como num quebra-cabeça permitem formar seguramente, formar seguramente a figura de Lula no comando do esquema criminoso identificado na Lava Jato.”
    2. Pozzobon fala em ‘provas cabais’
    Mais à frente, ainda durante a apresentação, Pozzobon diz:
    “Precisamos dizer desde já que, em se tratando da lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade”, afirma o procurador.”

  7. Indiferente de toda explicação dada, vale apenas a questão de que não há provas, e por conta deste fato foi como o advogado do acusado falou, foi um show pirotécnico, convicções não servem como prova, se o seu vizinho for a uma delegacia e afirmar que tem a convicção de que tu rouba, o delegado vai solicitar provas, a justiça neste país é um circo, mas nenhum palhaço compraria tal piada…

  8. além de ser puxa saco do Lula o E Farsas na maior cara de pau pede doações kkkk vai trabalhar, criatura ! Fica postando bobagens o dia todo, é claro que existem legiões de sites céticos que inventam essas histórias anti-espiritualidade só pra posar de sabidão. VAI ENGANAR OUTRO COM ESSE SITE VAGABUNDO! Quer doaação quer? VAI TRABALHAR VADIO !!!

  9. É chegada a hora de nós comunistas partimos para o front. Vamos mostrar para os Nazifascistas que também podemos lutar com as mesmas armas da intolerância que eles estão usando. Não basta ser PT temos que ser é revolucionários mesmos. O PT para chegar ao poder foi obrigado a andar de mãos dadas com o capital agora que essa corja maldita não aceitam mais pobres na sala de jantar querem nos mandar de volta para a senzala…Antes que Michel Temer revoque a lei Aurea temos que lutar.
    Os coxinhas com os seus recheio de bosta que venham.
    Militância na rua pela democracia e pela ordem das instituições que estão sem representantes legais eleitos pelo povo, O projeto que foi eleito não era esse que Temer, Renan, Aécio e a turma da direita ultra radical querem implantar esmagando os direitos progressistas conquistados em décadas de lutas.

  10. E-farsas também é farsa?
    A frase pode não ter sido dita na literalidade. Mas os procuradores (estão mais para caçadores de recompensas, DD (vulgo Dallagnol, Pozzobom e o resto representam o MPF, assim, embora um tenha dito uma frase e o outro procurado dito depois a outra frase, o resultado é que estão falando da investigação contra Lula. Não precisa ser especialista para perceber. Só sendo mal caráter para distorcer o sentido

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here