14.4 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

Projeto de Lei para 2018 exigirá uniforme unissex em todas as escolas?

- Publicidade -

Ativistas dos Direitos Humanos ligados a Esquerda no Brasil enviaram à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei exigindo que todas as escolas adotem o uniforme unissex?

A notícia apareceu na web no dia 25 de junho de 2017 e foi republicada em diversos sites e blogs. De acordo com o texto amplamente compartilhado, ativistas dos Direitos Humanos ligados à Esquerda teriam enviado solicitação ao tribunal da ONU e à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei exigindo que escolas estaduais e municipais passem a adotar uma política de uniforme sem distinção de gênero.

A notícia ainda afirma que, apesar do PL começar a valer somente em 2018, a ideologia de gênero – que exige o uniforme unissex – já estaria em vigor em alguns colégios brasileiros, como no Pedro II e na Escola Federal Menino Cazuza.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Uniforme unissex será obrigatório nas escolas brasileiras em 2018! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Essa história surgiu no site especializado em inventar notícias falsas Sociedade Oculta! Já desmentimos aqui no E-farsas algumas farsas disseminadas por esse site, como aquela que atribuia um texto da Coca-cola ao juiz federal Sérgio Moro.

O Socieadade Oculta cita como fonte a versão online do jornal Folha de São Paulo, mas não dá nenhum link para que possamos verificar. Uma busca no site da Folha e não encontramos nada a respeito.

Também não encontramos nenhuma escola federal chamada Menino Cazuza…

Quanto à foto de alunos e alunas com uniformes iguais, trata-se de uma determinação de 2016 do colégio carioca Pedro II, que acabou com a distinção do uniforme escolar por gênero. Nesse colégio, os alunos usam roupas iguais, tanto os meninos quanto as meninas.

Não encontramos nada referente a uniformes escolares unissex no site da Câmara dos Deputados.

- Publicidade -

Igualmente, no site da ONU também não encontramos nada a respeito!    

Conclusão

A notícia afirmando que uma lei obrigando todas as escolas o uso de uniforme unissex é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Corrige aí Gilmar, no Pedro II os alunos, meninos e meninas, não utilizam uniformes iguais. Existe uma listagem com os tipos de uniformes aceitos pelos colégio e os alunos podem escolher quais usar. Como é dito na matéria linkada e na Portaria nº 2449/2016 mencionada na mesma. Antes, meninas utilizavam saia ou calça e a camisa com viés azul e os meninos calça e camisa normal. Hoje, por exemplo, um menino pode escolher usar a saia ou a camisa de viés azul e uma menina pode escolher não usá-las. No caso, os dois modelos de uniformes ainda existem.

    http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2016/Setembro/portaria2449.pdf

    E se me permite um comentário a parte, quem era um aluno gordinho do Pedro II no verão de 2004, sabe muito bem que, permitir que os meninos utilizem saia, não é questão de igualdade de gênero, é questão de misericórdia.

  2. Adoro o nome desses sites que só servem para espalhar mentiras. Sociedade Oculta, Verdade Revelada, Atualizado, Sempre Questione, Folha Brasil.

    Não é a toa que eu uso AdBlock. Não vou dar dinheiro nem audiência para esse bando de filhos da puta. Google não devia cortar somente a grana de youtubeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui