Connect with us

E-farsas

Queima de fogos no Rio de Janeiro com rajadas de tiros?

Falso

Queima de fogos no Rio de Janeiro com rajadas de tiros?

É verdadeiro o vídeo que mostra a queima de fogos no réveillon do Rio de Janeiro com várias rajadas de tiros?

O vídeo apareceu na web no 2º dia de 2016 e mostra os céus de uma cidade sendo iluminados pelas explosões dos fogos de artifícios na virada do ano e, junto com os fogos, rajadas de tiros “enfeitam” ainda mais a festa!

O texto que acompanha as imagens afirma que essa filmagem teria sido feita em Copacabana na passagem de ano e que os tiros estariam vindo de grupos de traficantes cariocas.

Em outras versões, o texto diz que esses tiros teriam sido filmados na Penha, também no Rio de Janeiro!

Será que esse filme é real?

https://www.youtube.com/watch?v=HxgwledQWhk

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas a história é falsa!

O flagrante não ocorreu em Copacabana, ou na Penha (conforme afirma outra versão desse boato). Na verdade, esse réveillon foi filmado na cidade de Latakia, na Síria, em 2016!

A primeira publicação desse vídeo foi feita no Liveleak no dia 1º de janeiro de 2016:

No dia seguinte, o mesmo vídeo foi publicado no YouTube, sob o título de “Impressive New Year’s Eve Celebrations In Syria 2016”:

https://www.youtube.com/watch?v=PHojpEgqN2A

 

Em nota enviada ao jornal Extra, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) informou que, no dia do réveillon, houve apenas dois registros de tiroteio nos complexos da Penha e do Alemão. A Polícia afirmou também que no fim da tarde do dia 31, criminosos atiraram contra policiais da UPP Alemão e houve confronto.

Conclusão

O vídeo do réveillon com rajadas de tiros nos céus não aconteceu no Brasil! O flagrante foi filmado na Síria!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top