20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Rã de 3 metros e pesando 100 quilos foi encontrada no rio Paraguai! Será verdade?

- Publicidade -

Será verdade que um grupo de pescadores capturou no rio Paraguai um rã medindo mais de 3 metros e pesando mais de 100 quilos?

As fotos de uma enorme rã surgiram nas redes sociais na segunda semana de abril de 2018 e rapidamente se espalharam através de grupos do WhatsApp. Nas imagens podemos ver um enorme sapo pendurado por um fio e, de acordo com o texto que acompanha as fotografias, a rã mede mais de 3 metros de comprimento e pesa mais de 100 quilos!

O bicho teria sido “pescado” no rio Paraguai, em Porto Murtinho – no Mato Grosso do Sul – e seria levado a Assunção a fim de ser examinado por pesquisadores.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Rã pesando mais de 100 quilos teria sido capturada por pescadores no rio Paraguai! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O maior anuro do mundo (sapos, rãs e pererecas) é a rã-golias (Conraua goliath), que chega aos incríveis 35 centímetros e a pesar 3,5 quilos. Muito abaixo dos alegados 100 quilos que se espalhou por aí.

Um detalhe que chama atenção nessa história de pescador é que o bicho teria sido capturado em locais diferentes em cada uma das várias versões disseminadas. A rã gigante (que, mesmo pesando mais de 100 quilos está pendurada em apenas um fio fino) teria sido capturada no Mato Grosso do Sul, mas as autoridades do Paraguai é quem estariam cuidando do assunto.

Não encontramos nenhuma publicação na imprensa paraguaia a respeito desse achado e, tampouco, em nenhum jornal local.

A verdade mesmo é que essa é uma rã-touro capturada em Havana – capital de Cuba – no final de março de 2018. Na publicação original não se fala em 100 quilos e nem na “metragem” do bicho!

Perspectiva forçada

Como não há nenhum objeto próximo do bicho fotografado, cria-se a impressão de que a rã é maior do que ela realmente é. Esse efeito de perspectiva forçada explica uma série de histórias que circulam pela web de animais gigantes.

- Publicidade -

Em março de 2012, explicamos aqui no E-farsas a verdade sobre a foto de um morcego gigante que teria sido capturado pelo Exército peruano.   

Fizemos, em fevereiro de 2015, um vídeo explicando como é fácil de se enganar o cérebro usando truques de perspectiva forçada:

Conclusão

As fotos da rã gigante são reais, mas ela não mede 3 metros e, com certeza, não pesa 100 quilos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

  1. A corda que prende a rã aguenta 100kg tranquilo.
    O problema é na foto que mostra o raio de sol com a sombra de um galho aparecendo sem a sombra da rã,
    Objetos perto tem alguns.
    Pelo fato da sombra do galho julgo ser um excelente trabalho de montagem, parabéns para quem fez.

  2. Tambem acredito que a imagem seja verdadeira….tenha sido tirada de um ângulo propício para apresentar essa forma gigantesca….mas não acredito nestas proporções….é impossível um anfíbio atingir tais proporções…pode ter certeza que é falso esse tamanho descrito.

  3. Pra que capturaram a pobre da rã ? deixem o bicho viver em paz. O ser humano sempre fazendo besteira. Depois reclama quando a natureza dá o troco.

  4. Uau, Fera!
    Só olhando você já conseguiu estabelecer o limite da corda! E mesmo sem saber a posição do sol, notou a falta de sombra da rã! Você é um “jênio”!

  5. gzuis, e o povo acredita nisso ainda…óbvio que não existem rãs de 100 kg muito menos 3 mts…a foto foi só questão de perspectiva mesmo, pra ela parecer maior…mas é uma rã de tamanho normal, nada de mais…

  6. De acordo com a matéria do Fantástico de hoje, 22/04/18, a foto é montagem. Ainda assim, acredito que tenham utilizado de perspectiva forçado, o que não foi dito pela reportagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui