Connect with us

E-farsas

Samsung paga Apple com caminhões de moedas de 5 centavos!

Samsung pagou com moedas a sua dívida com a Apple!

Falso

Samsung paga Apple com caminhões de moedas de 5 centavos!

Depois de perder uma batalha judicial, a Samsung teria sanado sua dívida à Apple de mais de U$1 bilhão com moedas de 5 centavos. Será verdade isso?

A notícia apareceu no dia 28 de agosto de 2012 e afirmava que a fabricante sul-coreana Samsung teria contratado mais de 30 caminhões para levar as montanhas de moedas para a Apple para pagar sua dívida de U$ 1,049 bilhões, referentes a processos envolvendo possíveis quebras de patentes.

Samsung pagou com moedas a sua dívida com a Apple!

Samsung pagou com moedas a sua dívida com a Apple! Será? (foto: reprodução Facebook)

Segundo o texto, os caminhões com moedas de cinco centavos foram enviados para a sede da Apple, mas foram barrados pelos seguranças da empresa. A notícia cita também Tim Cook, o CEO da Apple, que teria recebido uma ligação de um dos diretores executivos da Samsung lhe avisando sobre o envio do pagamento da multa por violação de patentes nos veículos.

Verdadeiro ou farsa?

A história é falsa! Apesar de alguns jornais e sites terem acreditado na notícia, tudo não passou de uma brincadeira que acabou se espalhando como se fosse real.

Tudo começou com uma postagem num blog humorístico de língua espanhola chamado El Deforma (é o equivalente ao G17 que temos aqui no Brasil, só que não tão engraçado). No dia 27 de agosto, o El Deforma publicou a brincadeira que, imediatamente, tomou conta da web.

Reprodução da página do El Deforma. A postagem já teve mais de 33.000 compartilhamentos no Facebook!

Reprodução da página do El Deforma. A postagem já teve mais de 33.000 compartilhamentos no Facebook!

 

Repassando o boato

Um dos responsáveis pela disseminação do boato foi o 9Gag. Com seus milhares de visitantes, o site de compartilhamento de imagens engraçadinhas postou uma montagem sobre o assunto que fez enorme sucesso.

Samsung no 9Gag

(reprodução: 9Gag)

Conclusão

História falsa! A Samsung não pagou nada com moedas (se bem que seria uma “trollada” e tanto se fosse verdade, hein?)!

Fontes

 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top