19.9 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Será que o vídeo de decapitação do ISIS é falso?

- Publicidade -

Hackers teriam encontrado provas de que o vídeo da decapitação de jornalista, divulgada pelos extremistas islâmicos, é falso?

Na segunda semana de julho de 2015, um vídeo se espalhou pelas redes sociais mostrando que a execução do jornalista James Foley atribuída ao Estado Islâmico, em 2014, seria uma encenação produzida em um estúdio de Hollywood!

Publicado no YouTube no dia 11 de julho 2015, o filme de 5 minutos de duração mostra os bastidores do que seria uma encenação desse assassinato e, segundo o texto que acompanha essas imagens, o Estado Islâmico (“ISIS”) seria uma criação da CIA sob as orientações do presidente Obama!

Cenas de decapitação teriam sido feitas em um estúdio! Será?
Cenas de decapitação teriam sido feitas em um estúdio! Será?

Hackers teriam conseguido o vídeo com imagens do estúdio de gravação onde teriam sido gravada a falsa decapitação em um dispositivo eletrônico de um amigo do senador norte-americano John McCain.

Será que essa execução atribuída ao ISIS foi uma encenação produzida em um estúdio?

Assista no YouTube, clicando aqui:

Verdadeiro ou falso?

O vídeo publicado em vários canais do YouTube mostram um estúdio visto de longe com vários refletores e um fundo verde, juntamente com a produção e dois atores. Um deles seria o carrasco e o outro, o homem que estaria interpretando o jornalista.

Acontece que o vídeo que está sendo usado como prova de que tudo não passou de uma armação norte-americana é diferente da filmagem feita pelos terroristas islâmicos, em 2014!

O pessoal do fórum MetaBunk fez um estudo minucioso nas imagens e notou diferenças gritantes entre ambos os vídeos. Os movimentos dos atores são muito diferentes em relação ao vídeo real de decapitação, além das sombras, que estão em ângulos diferentes!

- Publicidade -

Comparando os dois vídeos: Diferenças gritantes! (Metadebunk.org)
Comparando os dois vídeos: Diferenças gritantes! (Metadebunk.org)

Não vamos colocar os vídeos comparativos aqui (apesar de que eles não mostram a decapitação em si, mas as cenas podem não agradar aos mais sensíveis), mas você pode entrar no MetaBunk e verificar que o vídeo do estúdio não tem nada a ver com o filme real da decapitação de James Foley.

Conclusão

Infelizmente, o jornalista James Foley foi mesmo executado por extremistas do ISIS em agosto de 2014. O vídeo publicado em junho de 2015 não se parece nada com o filme da decapitação do norte-americano.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom…. Geralmente filmes são feitos com varias filmagens diferentes. Onde se usam anglos diferentes, falas diferentes e até figurinos diferentes.
    Ou seja, o vídeo ainda pode ser uma prova de que o Estado islâmico é uma fraude… o registro denunciador seria de uma das muitas tomadas feitas e não da que definitivamente foi escolhida e editada para ser lançada na Web.

  2. Ainda pode ser falso. Nada a ver a comparação com os “movimentos dos atores” serem diferentes. Afinal se é um estúdio, pode haver vários ensaios antes, e a cena gravada seria outra.

  3. E observando outras decapitações(não que eu sou um maluco vendo vídeos disso), quando o cara usa apenas a faca, ele fura antes, e depois serra, ou seja, a faca não vai de lado como mostra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui