Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será verdade que Jair Bolsonaro disse: “Jogue-me aos lobos e voltarei liderando o cardume”?

Falso

Será verdade que Jair Bolsonaro disse: “Jogue-me aos lobos e voltarei liderando o cardume”?

Será verdade que Jair Bolsonaro disse: “Jogue-me aos lobos e voltarei liderando o cardume”?

Nas últimas 48 horas, um tuíte supostamente atribuído ao presidente Jair Bolsonaro viralizou nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter! Nele é possível ler a seguinte frase: “Jogue-me aos lobos e voltarei liderando o cardume.”🙏🇧🇷 AVANTE!“. Em seguida, o presidente teria tuitado novamente, “corrigindo” sua expressão anterior ao dizer: “Rebanho*“.

Rapidamente, esse tuíte viralizou sendo motivo de chacota entre os opositores do governo de Jair Bolsonaro. O motivo é bem simples: o coletivo de lobo é alcateia. Já “cardume” e “rebanho” são os coletivos de “peixe” e “boi” (também pode ser de ovelhas, carneiros ou cabras), respectivamente. Para muitos isso demonstraria uma clara falta de conhecimento da língua portuguesa por parte do atual presidente.

Somente no Facebook, uma publicação da página “Português da Depressão” foi compartilhada mais de 3 mil vezes em menos de 2 horas (arquivo)!

Confira a publicação, abaixo:

Publicação da página “Português da Depressão”, no Facebook.

Entretanto, será que esse tuíte é realmente verdadeiro? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A imagem que está circulando nas redes sociais trata-se de uma montagem realizada a partir de um tuíte, supostamente de caráter “satírico”, de um usuário chamado “cor0te”. Contudo, fiquem calmos, que vamos explicar direitinho essa história para vocês!

Humor ou Desserviço a Boa Informação?

Na tarde de 17 de outubro de 2019, um usuário chamado “cor0te” foi o verdadeiro responsável por publicar esse tuíte. No entanto, de modo a dar mais credibilidade a sua questionável ação, ele alterou a foto e nome de seu perfil, simulando ser o presidente Jair Bolsonaro. Não obstante, ele acrescentou ao lado do nome um símbolo semelhante ao selo de verificação do Twitter.

Assim sendo, muitos usuários “desatentos” ou “ansiosos” para compartilhar uma eventual gafe presidencial começaram a propagar o tuíte enganoso. Curiosamente, muitas pessoas não notaram que a única coisa que não havia mudado era o nome de usuário: “@cor0te“. Vale ressaltar neste ponto, que o nome da conta oficial de Jair Bolsonaro é “@jairbolsonaro“. Portanto, tendo em mente o nome correto de usuário era possível notar que se tratava de um contexto satírico/enganoso.

O tuíte do usuário “cor0te” foi compartilhado quase 7 mil vezes! Contudo, felizmente, alguns usuários mais atentos notaram tanto o nome de usuário quanto o “selo de verificação” incorreto, evitando a disseminação desnecessária de mais um conteúdo falso, entre tantos que circulam na internet.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Publicação de um usuário desatento ao compartilhar o tuíte do usuário “cor0te”, que simulava ser o presidente Jair Bolsonaro.

Posteriormente, em algum momento da linha do tempo, alguém realizou uma captura de tela e editou as informações relacionadas a conta do usuário para tentar simular, de maneira ainda mais fidedigna (embora o segundo tuíte estivesse muito mal editado), que o presidente Jair Bolsonaro tivesse realmente publicado tais frases.

Isso, é claro, gerou ainda mais dúvidas a respeito da veracidade ou não do conteúdo.

Usuários questionando a veracidade dos supostos tuítes de Jair Bolsonaro.

De qualquer forma, o usuário “cor0te” já retornou com as antigas características de seu perfil.

Série de tuítes do usuário “@cor0te”

Essa Não Foi a Primeira Vez que Tentaram Atribuir Essa Frase ao Presidente Jair Bolsonaro

Em abril deste ano, o site “Boatos.org” publicou que essa frase já estava sendo erroneamente atribuída a Jair Bolsonaro. Durante a investigação, , editor do site, descobriu que essa mesma frase havia sido dita por um humorista chamado “Tokinho” alguns meses antes, mais precisamente em janeiro. Juntamente com a frase, ele havia publicado uma foto na praia. Contudo, não havia nenhuma prova que ela tivesse sido escrita ou falada por Jair Bolsonaro.

Atualmente, a conta do humorista está suspensa.

Conclusão

Falso! A imagem que está circulando nas redes sociais trata-se de uma montagem realizada a partir de um tuíte, supostamente de caráter “satírico”, de um usuário chamado “cor0te”, no Twitter. Tanto o tuíte quanto a montagem passaram a ser amplamente compartilhados nas redes sociais por usuários “desatentos” ou “ansiosos” em compartilhar uma eventual gafe presidencial.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

31 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo