27.1 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Sergio Moro mentiu sobre ter lido o livro ‘Dendeleão’ na sua infância?

- Publicidade -

A internet acusou o ex-ministro Sergio Moro de ter mentido ao dizer que leu o livro Dendeleão na infância, pois ele só teria sido lançado em 1995! Será mesmo?

No dia 18 de abril de 2022, o ex-ministro Sergio Moro fez uma publicação em seu perfil no Twitter sobre o primeiro livro que ele teria lido, ainda na infância. A postagem foi uma homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, onde Moro aproveitou para mostrar que a primeira leitura que tem lembrança, nos tempos de criança, havia sido o livro ‘Dendeleão’. 

Acontece que algumas pessoas começaram a questionar a veracidade dessa informação, visto que o tal livro só teria sido lançado em 1995, quando Sergio Moro já tinha 23 anos de idade!

Será que o ex-juiz mentiu sobre sua primeira leitura infantil?

Se o livro só foi lançado em 1995, teria o ex-juiz mentido sobre sua primeira leitura? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Uma rápida pesquisa que mostra que o tal livro que havia sido lançado em 1995 existe e está catalogado no acervo da Biblioteca Nacional. No entanto, trata-se da 5ª edição do livro e não da primeira:

Reprodução/Biblioteca Nacional

A primeira edição foi lançada em meados da década de 1970, como podemos ver também no site do acervo da Biblioteca Nacional (quando a editora ainda era a Tecnoprint, que é a atual Ediouro):

Reprodução/Biblioteca Nacional

O livro ‘Dendeleão’ é de autoria do escritor e ilustrador norte-americano Don Freeman, e foi publicado pela primeira vez em 1964, em inglês. Em Dandelion, conhecemos a história de um leão que é barrado na entrada de uma festa… ninguém o reconhece por estar usando uma roupa muito chique.

- Publicidade -

A sorte do protagonista é que uma forte chuva faz com que ele volte a ter sua aparência antiga e, com isso, ele pôde entrar na festa e se divertir (desculpe o spoiler).

Na década de 1970, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros divulgava periodicamente um catálogo das obras que as editoras enviavam para a Biblioteca Nacional e, na edição de 1974, podemos confirmar que o livro ‘Dendeleão’, já traduzido para o português pela autora Stella Leonardos, havia sido enviado para o acervo da instituição:

Reprodução/Google Books

Conclusão

Não é verdade que a primeira edição do livro ‘Dendeleão’ foi publicada apenas em 1995! O livro ‘Dandelion‘ foi traduzido para o português por Stella Leonardos e lançado em 1974 sob o título de ‘Dendeleão’. Se esse foi mesmo o primeiro livro que Sergio Moro leu na sua infância, não temos como averiguar!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui